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16 de dezembro de 2024 - 17:02

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O que é gestão de clientes?

A gestão de clientes pode ser definida como um conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo gerar novas oportunidades de negócio, fidelizar os clientes atuais e também recuperar aqueles que se encontram inativos.

Esse tipo de gestão é focada nas interações e no relacionamento que a empresa cultiva com a sua base de clientes. Por isso, vale a pena estar por dentro das principais práticas de relacionamento com o cliente. Aproveite e confira nosso conteúdo: O que é relacionamento com o cliente: 9 dicas para construir laços sólidos

Por que a gestão de clientes é importante?

A gestão de clientes é importante para que a empresa consiga estreitar a relação com os clientes e garantir que continuem gerando receita para a empresa crescer. Por meio da gestão de clientes, passa-se a entender melhor suas necessidades e expectativas, e assim, atendê-las da melhor maneira possível.

Quais as vantagens de fazer a gestão de clientes?

Dedicar-se à gestão de clientes pode trazer algumas vantagens para a empresa. Veja, a seguir, as principais:

aumento na retenção, satisfação e fidelização de clientes;

melhoria na imagem da empresa;

melhoria no desempenho comercial;

aumento na receita média gerada por cliente;

maior assertividade na elaboração das propostas comerciais;

maior agilidade no atendimento.

8 dicas de como fazer a gestão de clientes

Para fazer uma boa gestão de clientes, existem algumas boas práticas que você pode implementar. Veja a seguir quais são elas:

Organize os dados e informações que você tem sobre cada cliente;

Mantenha um histórico atualizado das interações com os clientes;

Ofereça atendimento personalizado;

Fique atento aos seus compromissos agendados;

Não deixe de fazer follow-up;

Responda seus clientes o mais rápido possível;

Não deixe que os clientes fiquem estacionados por muito tempo em uma etapa do funil de vendas;

Investigue quais são as atuais dores e necessidades dos seus clientes.

Como usar o funil de vendas na gestão de clientes?

Para entender plenamente o que é gestão do relacionamento com o cliente e como fazê-la na prática, é importante conhecer o conceito de funil de vendas.

O funil de vendas é uma ferramenta utilizada para esquematizar as etapas da jornada de compra que um cliente costuma percorrer antes de fechar negócio.

Assim, o funil pode ser utilizado na gestão de clientes para acompanhar a evolução deles no processo de vendas.

A partir disso, é possível definir as estratégias que serão tomadas para fazer com que eles avancem até o fechamento da compra.

Por outro lado, os clientes que não possuem um “fit” com a solução da empresa devem ser descartados do funil de vendas.

Como uma ferramenta de CRM pode ajudar na gestão de clientes?

Afinal, o que é CRM na gestão de relacionamento com o cliente? Como esses dois conceitos podem trabalhar juntos?

Uma plataforma de CRM funciona como um banco de dados. Esse tipo de ferramenta vai coletar e armazenar dados considerados relevantes sobre os clientes da empresa, centralizando-os em um único sistema.

Com o CRM, é possível organizar melhor as interações, fazer segmentações e automatizar uma série de tarefas relacionadas à gestão de clientes.

Qual o melhor programa gratuito para cadastro de clientes?

Existem inúmeros programas de CRM para você fazer o cadastro e a gestão dos seus clientes.

O melhor de todos é o Agendor, em termos de custo e benefício. A versão gratuita deste software de CRM é bastante funcional. Ela permite que até dois usuários façam o login na plataforma.

Além disso, a versão freemium possibilita o cadastro de até 10.000 empresas, 10.000 pessoas e 1.500 negócios. O limite de armazenamento é de 2 GB.

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