O que é gestão de clientes?
A gestão de clientes pode ser definida como um conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo gerar novas oportunidades de negócio, fidelizar os clientes atuais e também recuperar aqueles que se encontram inativos.
Esse tipo de gestão é focada nas interações e no relacionamento que a empresa cultiva com a sua base de clientes. Por isso, vale a pena estar por dentro das principais práticas de relacionamento com o cliente. Aproveite e confira nosso conteúdo: O que é relacionamento com o cliente: 9 dicas para construir laços sólidos
Por que a gestão de clientes é importante?
A gestão de clientes é importante para que a empresa consiga estreitar a relação com os clientes e garantir que continuem gerando receita para a empresa crescer. Por meio da gestão de clientes, passa-se a entender melhor suas necessidades e expectativas, e assim, atendê-las da melhor maneira possível.
Quais as vantagens de fazer a gestão de clientes?
Dedicar-se à gestão de clientes pode trazer algumas vantagens para a empresa. Veja, a seguir, as principais:
aumento na retenção, satisfação e fidelização de clientes;
melhoria na imagem da empresa;
melhoria no desempenho comercial;
aumento na receita média gerada por cliente;
maior assertividade na elaboração das propostas comerciais;
maior agilidade no atendimento.
8 dicas de como fazer a gestão de clientes
Para fazer uma boa gestão de clientes, existem algumas boas práticas que você pode implementar. Veja a seguir quais são elas:
Organize os dados e informações que você tem sobre cada cliente;
Mantenha um histórico atualizado das interações com os clientes;
Ofereça atendimento personalizado;
Fique atento aos seus compromissos agendados;
Não deixe de fazer follow-up;
Responda seus clientes o mais rápido possível;
Não deixe que os clientes fiquem estacionados por muito tempo em uma etapa do funil de vendas;
Investigue quais são as atuais dores e necessidades dos seus clientes.
Como usar o funil de vendas na gestão de clientes?
Para entender plenamente o que é gestão do relacionamento com o cliente e como fazê-la na prática, é importante conhecer o conceito de funil de vendas.
O funil de vendas é uma ferramenta utilizada para esquematizar as etapas da jornada de compra que um cliente costuma percorrer antes de fechar negócio.
Assim, o funil pode ser utilizado na gestão de clientes para acompanhar a evolução deles no processo de vendas.
A partir disso, é possível definir as estratégias que serão tomadas para fazer com que eles avancem até o fechamento da compra.
Por outro lado, os clientes que não possuem um “fit” com a solução da empresa devem ser descartados do funil de vendas.
Como uma ferramenta de CRM pode ajudar na gestão de clientes?
Afinal, o que é CRM na gestão de relacionamento com o cliente? Como esses dois conceitos podem trabalhar juntos?
Uma plataforma de CRM funciona como um banco de dados. Esse tipo de ferramenta vai coletar e armazenar dados considerados relevantes sobre os clientes da empresa, centralizando-os em um único sistema.
Com o CRM, é possível organizar melhor as interações, fazer segmentações e automatizar uma série de tarefas relacionadas à gestão de clientes.
Qual o melhor programa gratuito para cadastro de clientes?
Existem inúmeros programas de CRM para você fazer o cadastro e a gestão dos seus clientes.
O melhor de todos é o Agendor, em termos de custo e benefício. A versão gratuita deste software de CRM é bastante funcional. Ela permite que até dois usuários façam o login na plataforma.
Além disso, a versão freemium possibilita o cadastro de até 10.000 empresas, 10.000 pessoas e 1.500 negócios. O limite de armazenamento é de 2 GB.
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