Liderar não é apenas dar ordens, comandar. Antes de chefiar, é preciso dar exemplo, mostrar a maneira mais adequada de se fazer tarefas, de se lidar com situações distintas e, até, de como se portar. Logo, gestores, como gerentes comerciais, devem estar sempre atentos a seus próprios comportamentos e atitudes. Para tanto, é preciso separar o lado pessoal do profissional. Como antes de ser um administrador existe um ser humano, a tarefa não é das mais simples.
“Antes de sermos profissionais, somos pessoas. Como separar a figura humana da do gerente comercial no ambiente de trabalho? A reflexão consciente proporciona sabedoria para que se consiga conduzir uma equipe levando em conta os efeitos nas pessoas e, principalmente, se ele está alinhado ou não com o que a organização espera dele”, destaca o executivo de Vendas e Marketing Robinson Tomaschitz.
Uma das questões que mais afligem gerentes comerciais é sobre como trabalhar o nível de exigência que será aplicado aos colaboradores. Ser muito rigoroso ou demasiado compreensivo, por exemplo?
“O comportamento mais adequado dependerá em qual nível de maturidade e alinhamento sua equipe se encontra naquele momento. Quanto mais alinhada ela estiver, menos intervenções serão necessárias”, pontua Tomaschitz.
Se dosar a cobrança exige uma análise do relacionamento com o time, há comportamentos que devem ser evitados em qualquer contexto. Entre eles, brincadeiras e atitudes impulsivas, que, geralmente, acabam afetando o rendimento dos colaboradores.
A conclusão é de que se precisa de cuidado e autoconhecimento para gerir pessoas. Por isso, pedimos para Tomaschitz que listasse 5 dicas de comportamento para administrar com mais eficiência uma equipe.
Eis o que ele sugeriu:
1º) Liderança diferenciada com foco no respeito às pessoas, às regras e aos procedimentos da organização.
2º) Ética e responsabilidade junto à organização e equipe no atingimento das metas.
3º) Pró-atividade na execução das ações necessárias ao bom andamento para o resultado da equipe.
4º) Resiliência.
5º) Relacionamento interpessoal.
E você, gestor, acha que está preparado?
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