O que é gerenciamento de dados de clientes?
O gerenciamento de dados de clientes é um processo de coleta, armazenamento e manutenção de informações-chave. A proposta é organizar a base de dados e usá-la para compreender mais profundamente os consumidores, identificar oportunidades de negócio e traçar estratégias de vendas, atendimento ao cliente e marketing que favoreçam os negócios.
Também faz parte do gerenciamento de dados de clientes o processo de limpeza e enriquecimento de dados. O propósito maior é manter a base de dados em vendas com qualidade para que seja aproveitada da melhor maneira possível.
Logo, o gerenciamento de dados de cliente envolve as seguintes etapas:
coleta de dados;
organização e segmentação;
padronização;
análise;
atualização ou enriquecimento;
limpeza.
Mostraremos como conduzir cada etapa do gerenciamento de dados dos clientes mais adiante no artigo, porém, antes disso, veja quais são os benefícios desse processo.
Quais são os benefícios do gerenciamento do banco de dados clientes?
Manter a gestão do banco de dados dos clientes em dia promove diversos benefícios para empresas dos mais variados setores. Listamos as principais vantagens a seguir:
mais facilidade para construir um perfil de cliente ideal;
melhor compreensão sobre as expectativas e necessidades dos clientes;
personalização mais eficiente de campanhas de marketing, abordagens de vendas e práticas de atendimento ao cliente;
aumento na retenção e satisfação dos clientes;
tomadas de decisão baseadas em dados;
melhoria da eficiência operacional;
identificação de oportunidades de up selling e cross-selling com mais praticidade;
melhora a comunicação com os clientes;
assertividade na localização dos clientes;
simplificação e personalização da segmentação de clientes;
mais insumos para estratégias de captação de leads.
Como organizar os dados dos seus clientes?
Agora que você já sabe o que é gerenciamento de dados de clientes e quais os benefícios desse processo para sua empresa, é vital compreender como organizar seus dados adequadamente.
Como este é um processo diretamente relacionado às práticas de CRM, vamos explicar como funciona o gerenciamento através dessa plataforma, combinado?
Acompanhe!
1. Configure seu CRM
Antes de qualquer ação, você deve preparar o CRM para receber os dados dos seus clientes.
Isso significa configurar sua plataforma e personalizá-la de acordo com as necessidades do modelo de negócio.
Por padrão, as plataformas de CRM já disponibilizam campos como:
nome de empresa;
setor de atuação;
categoria;
telefone;
endereço;
origem do contato.
Os campos como setor, origem e categoria devem ser configurados para que representem fielmente sua realidade.
Contudo, nem sempre esses campos são suficientes para organizar os dados adequadamente e manter um cadastro completo. Por isso, se necessário, a dica é criar campos customizados na plataforma.
No CRM do Agendor, é possível criar campos customizados para que as informações e os detalhes sobre os clientes estejam devidamente cadastrados na plataforma. Assim, pode-se construir perfis mais completos, utilizar filtros para localizar as informações que deseja com praticidade e, futuramente, otimizar a manutenção e atualização de dados.
2. Insira seus dados na plataforma
Com o CRM parametrizado, ele estará pronto para receber os dados dos seus clientes.
Nesse momento, é importante otimizar a inserção de dados e optar por mecanismos que automatizam esse processo.
Se você puder integrar seu CRM com outras fontes de dados de clientes, ótimo! Faça isso.
Caso contrário, você pode escolher inserir seus dados por importações
Aqui no Agendor, disponibilizamos um modelo pronto para que você insira seus dados na plataforma, sem dor de cabeça. Basta baixar o modelo de importação, inserir seus dados e importar a planilha na plataforma.
3. Segmente sua base por filtros
Chegou o momento de segmentar sua base de dados.
Fazer isso é muito simples por meio dos filtros no banco de dados dos clientes.
Você pode utilizá-los para gerar uma listagem de clientes baseada em critérios específicos, como: localização, categoria, histórico de atividades, origem dos dados, data de atualização ou cadastramento e muito mais.
Utilizar os filtros é importante porque facilita a segmentação de clientes e, por sua vez, a personalização da comunicação, análise de dados, criação de listas para prospecção e envio de e-mail marketing.
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