Por: Macario Moraes
Você já deve ter ouvido o termo gameficação (ele vem do inglês “gamification”), e talvez saiba que ele significa aplicar conceitos de jogos no ambiente corporativo. Ele pode ser muito bem aplicado na área comercial para incentivar e motivar os vendedores a aprenderem mais sobre a empresa, seus produtos, serviços e também para impulsionar as vendas.
Trata-se de um conceito novo para combater a desmotivação natural dos funcionários perante os problemas habituais da concretização de vendas. A gameficação tem uma importante função, que é gerenciar equipes e manter as pessoas engajadas nos objetivos e resultados da empresa. Quer entender melhor os motivos para usá-la? Confira no post:
Como a gameficação pode ajudar na gestão do time comercial?
A chave para o sucesso do conceito de gameficação na área de vendas é entender quando e como aplicar práticas para incentivar comportamentos esperados no time de vendas, como a concorrência natural e saudável na equipe em busca da liderança do ranking de vendas. Esse é o pilar mais antigo da área comercial, e, especialmente hoje em dia, é algo muito simples de realizar, já que pode ser feito dentro do sistema de CRM.
Quais são os benefícios deste tipo de prática para uma empresa?
1# Amplia a competição entre os vendedores para que eles consigam mais vendas
Os vendedores devem ser competitivos por natureza: fazer com que eles corram atrás dos objetivos comerciais permite que o gerente da área possa incentivar a ambição do seu time. Muitas vezes, não é um prêmio que incentivará o vendedor, mas o reconhecimento pelo gestor e pelos os colegas de trabalho. Para facilitar, conte também com um sistema que seja capaz de mensurar indicadores e criar campanhas motivacionais.
2# Incentiva a colaboração no time para que eles possam pensar na meta da área
O cenário de vendas mudou muito e, cada vez mais, fica distante a ideia de um vendedor sentado em uma cadeira esperando o cliente entrar em contato. O vendedor da atualidade trabalha remotamente e tem uma agenda de visitas semanais ou mensais, por exemplo. Muitas vezes, ele não tem contato com todos do departamento, por isso, utilizar o conceito de games pode ajudar a integrar a equipe e promove o sentimento de time para que as metas sejam atingidas.
3# Oferece mais proximidade com o gestor e possibilita a realização de feedbacks
Baseado no conceito de colaboração proporcionado pelas competições do time comercial, haverá mais oportunidades para o diálogo entre gestor e subordinados, facilitando o processo de feedbacks individuais e coletivos. Isso ocorrerá normalmente, porque o colaborador poderá ver as suas forças e fraquezas, de acordo com as suas classificações em cada tipo de competição promovida pela empresa. Isso pode inspirar colaboradores que tenham um fluxo mais baixo de vendas a vender mais.
O que muitas vezes pode ser útil para que seja apontado a necessidade de treinamentos ou reciclagem do time. Considere ter um simulador de treinamentos para ajudá-lo a manter a equipe engajada e por dentro das informações da empresa.
4# Cria um ambiente de trabalho envolvente e facilita a realização de tarefas
Desafios na carreira de vendas costumam ser gratificantes, ainda mais quando atingimos os nossos objetivos pessoais e profissionais. No ambiente corporativo, temos dois fatores impulsionadores para essa motivação: a remuneração e as oportunidades de crescimento profissional. Com um ambiente agradável, as pessoas tendem a se esforçar mais para realizar todas as tarefas da área, incluindo a realização de relatórios e demais tarefas administrativas pertencentes à área comercial.
No caso do gerenciamento de atividades diárias e comunicação com a equipe é importante contar com um sistema capaz abranger estas características.
Gameficação, definitivamente, é uma ferramenta que cria um ambiente de trabalho mais envolvente e motivador. As empresas que aplicaram esse novo conceito têm equipes de vendas eficazes e produzindo mais, com uma melhor dinâmica de trabalho.
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