Por: Gustavo Paulillo
O mercado atual muda constantemente e preciso saber acompanhá-lo e sair na frente da concorrência!
Com a mudança dos padrões de consumo e a forma como os consumidores se relacionam com suas marcas preferidas, novos desafios e tendências surgiram para a força de vendas.
Com isso, é importante que as empresas conheçam quais são essas oportunidades e necessidades para que tenham equipes com desempenho ainda maior.
A seguir, veja quais são as principais tendências e desafios para a força de vendas.
Predição de vendas
O uso de recursos de análises de dados e que e garantam a previsão de vendas e de comportamento está se configurando cada vez mais como uma tendência na força de vendas.
Com esse tipo de análise, é possível criar ofertas direcionadas para o cliente e que tenham a ver com seus interesses.
De modo geral, esse tipo de análise usa conhecimentos sobre o histórico e sobre padrões do consumidor para prever quais serão seus interesses no futuro.
Esse tipo de recurso é muito utilizado no e-commerce, como com o aparecimento das seções “Quem viu isso, também comprou…” ou “Você também pode gostar de…”.
Disparos de e-mail marketing com ofertas baseadas em compras anteriores também são uma realidade cada vez mais frequente.
é importante que as empresas conheçam quais são essas oportunidades e necessidades para que tenham equipes com desempenho ainda maior.
É importante que as empresas conheçam quais são as oportunidades e necessidades para que tenham equipes com desempenho ainda maior.
Adaptação a dispositivos móveis
Cada vez mais consumidores usam seus dispositivos móveis, como Smartphone e Tablets, para fazer compras e pesquisas sobre produtos em geral.
Segundo a Criteo, cerca de 14% das compras online realizadas no segundo trimestre de 2015 foram feitas em dispositivos móveis.
Com isso, a adaptação aos dispositivos móveis não é apenas uma tendência, mas também um desafio e uma necessidade para qualquer negócio que deseja experimentar resultados reais sobre a força de vendas.
Isso significa que as empresas precisam se adaptar cada vez mais à realidade mobile, sendo capazes de oferecer experiências para os possíveis clientes advindos desse tipo de tecnologia.
Criar e-commerces com sites responsivos, intuitivos e nos quais o pagamento possa ser feito de forma facilitada é uma opção, assim como desenvolver aplicativos e oferecer descontos por diferentes canais.
Compra com conteúdo rico
A popularização das compras online, feitas por dispositivos móveis ou não, também encontra como tendência a adaptação ao novo consumidor 2.0: mais do que adquirir um produto, ele deseja adquirir uma experiência e também algo de valor e que lhe seja útil.
Assim, é cada vez maior o número de marcas que apostam no marketing de conteúdo para aumentar a força de vendas, garantindo melhores resultados.
Além disso, é cada vez maior a necessidade de que a marca esteja onde o consumidor também está, ou seja, nas mídias sociais.
Ao aliar o marketing de relacionamento ao marketing de conteúdo, a empresa possui mais chances de efetivamente vender o seu produto.
Mudanças na visão de vendas
Outra tendência para a força de vendas é a mudança na visão da venda em geral em relação a toda a equipe.
Agora, a responsabilidade de venda não é apenas da equipe de venda em si, mas também uma responsabilidade do atendimento, por exemplo.
Com todos da organização envolvidos e focados em realizar a venda, maiores são as chances de que o consumidor sinta a diferença positiva no atendimento e, com isso, torne-se mais inclinado a adquirir o produto ou aproveitar a oferta.
Essa mudança, portanto, cria uma equipe comercial de alta perfomance e melhora os resultados em todos os setores.
A força de vendas encontra seu principal desafio na adaptação mobile para garantir a atração e conversão do cliente potencial, sendo essa adaptação também uma tendência cada vez mais frequente.
Outras tendências incluem a predição de vendas, a compra com conteúdo rico e também as mudanças na visão organizacional a respeito das vendas.
E você, tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Conte para nós no espaço de comentários!
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