Por: Cícero Nogueira
A concorrência está cada dia mais acirrada, especialmente neste momento em que a economia do país está em baixa e o poder de consumo das famílias diminuiu muito. Diante disso, fazer follow up com os clientes deixa de ser uma prática corriqueira e passa a ser uma necessidade de primeira grandeza.
Você sabe o que é exatamente o follow up e quais vantagens seu time de vendas pode obter através dele? Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Acompanhe!
O que é follow up?
Em vendas, o follow up é o processo de acompanhamento dos prospects e clientes de uma maneira mais consciente e menos intuitiva. Ou seja, a utilização de tecnologia para agendamento de contatos para manter o relacionamento aquecido.
Mais do que apenas ligar de vez em quando, nos momentos em que o vendedor lembra, o follow up é uma estratégia (ou método) mais direcionado e planejado.
São três as etapas do follow up:
- Antes da venda: destinado a conhecer melhor o potencial cliente, qualificá-lo, tirar suas dúvidas, iniciar um processo de ganho de confiança;
- Durante a venda (negociação): fazer o acompanhamento das impressões do prospect em relação à proposta comercial; retirar qualquer dúvida e se colocar à disposição para esclarecimentos;
- Depois da venda: mais conhecido, o pós-vendas tem por finalidade demonstrar interesse no sucesso do cliente com o produto/serviço adquirido; visa também fidelizá-lo.
Por que fazer follow up?
São muitas as razões para a prática de follow up tanto com prospects quanto com clientes ativos. Entre elas, destacam-se:
- Identificar oportunidades de vendas (projetos do potencial cliente, necessidades, insatisfação com o produto/serviço atual etc.);
- Conduzir o lead dentro do funil de vendas (da descoberta da necessidade à decisão de compra);
- Manter o relacionamento aquecido;
- Potencializar uma venda que está prestes a acontecer;
- Acelerar as vendas e o cumprimento de metas;
- Evitar que a concorrência ganhe os potenciais clientes;
- Verificar a aceitação do orçamento, ou da proposta.
Como fazer follow up com sucesso?
Cada empresa tem suas particularidades e cada time comercial fará o follow up de um jeito. No entanto, alguns princípios são comuns a todos os negócios.
Veja, a seguir, algumas dicas para obter sucesso em follow up de vendas em empresas B2B:
Envie uma carta/e-mail de vendas após o primeiro contato
Logo após o primeiro contato de prospecção, envie uma carta ou e-mail de apresentação do seu negócio. Este é um bom gancho para colocar sua empresa à disposição para ajudar o prospect a solucionar seus problemas ou sanar suas necessidades e desejos em relação ao produto/serviço.
Marque uma reunião
Ligue para saber se o prospect recebeu a carta e aproveite para convidá-lo para um café informal ou uma reunião para estreitar o relacionamento.
Retorne alguns dias depois
Depois de apresentar sua proposta, retorne alguns dias depois para verificar o que o cliente decidiu, se já está preparado para uma conversa de fechamento de negócio.
Responda com rapidez
É muito importante responder e-mails e solicitações de ligações ou visitas em menos de 24 horas. Este é o tempo máximo tolerável no mundo dos negócios, se passar disso, seu prospect não se sentirá culpado de começar a conversar com a concorrência.
Agradeça após o fechamento
Enviar e-mail ou carta de agradecimento após finalizar uma venda também é ótimo para manter em alta o relacionamento com o cliente conquistado.
Como a tecnologia pode ajudar no processo de follow up?
Contar com um bom software de CRM é muito útil para garantir que o time de vendas não vai deixar de fazer o follow up. Também facilita para os profissionais manterem uma agenda organizada e terem lembretes para manter os contatos sempre em dia.
Que tal, em sua estratégia de vendas há espaço para o follow up? Você gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!
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