Aug
17
16 de agosto de 2022 - 17:00

Fidelizacao-clientes-o-que-e-por-que-e-importante-e -dicas-para-fidelizar-os-clientes-da-sua-empresa-televendas-cobranca-2

Para que você consiga melhorar o desempenho comercial do seu modelo de negócio e alavancar o seu faturamento, você não deve ir só em busca de novos clientes; basta desenvolver estratégias com foco na fidelização daqueles que já fazem parte da sua base.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como isso é possível?

O que é fidelização?

A fidelização pode ser definida como o processo em que se constrói uma relação de confiança com uma pessoa.

A intenção é manter essa pessoa satisfeita com o relacionamento que foi construído a ponto de ela não aceitar nenhuma outra opção. Fidelização significa tornar fiel.

O que é a fidelização de clientes?

Com base no que foi dito no tópico anterior, podemos definir o que é fidelização de clientes como o processo em que se molda a percepção que um cliente tem de uma marca a partir de experiências positivas e que contribuam para sua satisfação.

Com isso, reforça-se a vontade do cliente em manter um relacionamento com a empresa e de voltar a fazer negócio com ela.

Ou seja, a fidelização de clientes consiste em fazer com que clientes atuais não troquem a sua empresa por nenhuma outra concorrente e que ainda recomendem suas soluções para outros potenciais clientes.

Fidelizar clientes significa conquistar a preferência deles.

Qual a importância da fidelização de clientes?

Dedicar-se à fidelização de clientes é algo de extrema importância para qualquer empresa.

A começar pelo fato de que reter e fidelizar clientes custa significativamente menos do que adquirir novos clientes.

Além disso, a fidelização tem relação direta com a lucratividade da empresa. Segundo um estudo realizado pela Bain & Company, aumentar a taxa de retenção em 5% pode representar um aumento de 95% na lucratividade do negócio.

E tem mais: clientes fiéis costumam injetar no caixa da empresa 67% a mais do que os clientes que ainda não foram fidelizados.

Enfim, clientes satisfeitos e fiéis se tornam verdadeiros promotores da marca, o que contribui para uma publicidade espontânea que vai trazer novas oportunidades de negócio para a empresa.

Como fidelizar os clientes da sua empresa?

A fidelização de clientes é um processo que não acontece da noite para o dia. É necessário muito trabalho, dedicação e foco para construir uma base de clientes realmente fiéis à sua marca.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas fundamentais.

1. Ofereça um atendimento de qualidade

O atendimento que a empresa oferece aos clientes impacta diretamente em sua satisfação e contribui para que eles se tornem fiéis aos seus produtos e serviços.

Procure disponibilizar diferentes canais de comunicação e esteja sempre disposto a esclarecer as dúvidas dos clientes e solucionar qualquer problema que eles possam vir a apresentar.

Por exemplo: se sua empresa só conta com SAC via telefone e e-mail, é importante ingressar também nas mídias sociais em que seu público está e em que pode procurar por suporte, como Facebook, Instagram e LinkedIn, assim como em chats, principalmente o WhatsApp.

Quer mais dicas de atendimento ao cliente? Então, confira:

Fidelizacao-clientes-o-que-e-por-que-e-importante-e -dicas-para-fidelizar-os-clientes-da-sua-empresa-televendas-cobranca-interna-1

2. Dê treinamento aos seus colaboradores

Ofereça um bom treinamento para qualificar os colaboradores da sua empresa, especialmente aqueles que lidam diretamente com os clientes. Ensine-os sobre a importância de ouvir o cliente e colocá-lo no centro de tudo.

Por exemplo: ouvir seus vendedores quando fazem o atendimento, com o consentimento deles, é claro, permite dar feedbacks e dicas após encerrarem a conversa.

3. Personalize as interações com os clientes

Para se tornar fiel a uma marca, o cliente precisa se sentir especial e importante. Nesse sentido, busque personalizar as interações com cada cliente e oferecer soluções sob medida.

Por exemplo: um sistema de CRM te dará todas as informações que você precisa sobre cada cliente e, assim, você poderá oferecer exatamente o que cada um procura. Segmente clientes por perfil e crie planos personalizados para pequenas empresas, empresas de médio porte e de grande porte, cada um atendendo às necessidades específicas desses segmentos.

4. Atente-se às tendências do mercado

É importante acompanhar as tendências do mercado para, assim, identificar oportunidades de se destacar, se manter competitivo e conquistar a preferência dos clientes.

Por exemplo: a epidemia de Covid-19 foi um problema para várias empresas, no entanto, outras perceberam oportunidades, como oferecer serviços para que seus clientes trabalhassem melhor em home office ou passassem a fazer seus pedidos totalmente online.

Esse tipo de adaptação às mudanças do mercado é o que pode fazer a diferença para o seu negócio!

5. Crie programa de fidelidade

Uma estratégia clássica e bastante eficaz é a criação de um programa de fidelidade. O objetivo é convencer o cliente a manter relacionamento com a sua empresa em troca de algumas vantagens, como pontos, prêmios, descontos em novas compras etc.

Por exemplo: conforme seu cliente faz compras ele acumula pontos que pode trocar por benefícios, como bonificação em produtos, mais prazo de pagamento ou até brindes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: