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É possível vender mais em tempos de crise

por: Afonso Bazolli
fonte: Serasa Experian
04 de abril de 2017 - 18:09

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Para garantir rentabilização das campanhas de marketing, a recomendação é apostar no relacionamento com clientes, atuais e antigos.

O cenário econômico brasileiro não é favorável e especialistas já recomendaram aos empresários diminuírem os investimentos. Porém, mesmo neste momento de dificuldade, é possível aumentar o número de vendas, garantindo a operação do negócio sem grandes impactos.

Não há segredo e nem fórmula mágica – apenas duas dicas poderosas que envolvem as campanhas de marketing das empresas. A primeira consiste no desenvolvimento de campanhas baseadas no relacionamento e conhecimento dos seus próprios clientes – atuais e antigos. A segunda identifica os melhores canais para se comunicar com estas pessoas.

“A palavra da vez é rentabilização. Assim, além de prospectar e atrair novos clientes, as empresas precisam manter e se relacionar com os atuais e antigos. É uma atitude mais econômica, simples e que garante um retorno financeiro muito melhor para a marca, pois você já possui informações sobre suas compras e preferências”, confirma Helena Chang, Gerente de Produtos da Serasa Experian Marketing Services.

Cinco passos são fundamentais para se aproximar ainda mais dos consumidores, confira:

1- Atualizar e enriquecer a base de dados dos clientes;

2- Entender o perfil de cada um, com dados demográficos, comportamentais e de suas compras anteriores;

3- Planejar e segmentar as campanhas;

4- Executar a ação em múltiplos canais;

5- Mensurar os resultados obtidos para preparar as próximas etapas.“Não é a falta de dinheiro o principal problema para as empresas investirem em relacionamento com os clientes, mas sim a maneira como direcionam o investimento em suas campanhas de marketing”, conclui Fábio Ramos, Gerente de Produtos da Serasa Experian Marketing Services.

6- Este último ponto é o principal obstáculo atualmente para as companhias. Uma pesquisa recente da McKinsey&Company mostra que 64% dos responsáveis por marketing não conseguem demonstrar quantitativamente o retorno das campanhas. Além disso, entre as maiores dificuldades encontradas para se comunicar com os clientes, está, com 32%, a “falta de visão completa do consumidor” de acordo com levantamento da Experian Marketing Services.

Convidamos você a assistir, abaixo, ao nosso webinar “Como vender mais em tempos de crise”, onde Helena Chang e Fabio Ramos, especialistas de Marketing Services, apresentam ações para alavancar vendas.

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