Vivemos momentos incertos devido a pandemia do Covid-19, ao ser recomendado pela OMS o isolamento social despertou a insegurança em muitas empresas, que para evitar a aglomeração e o aumento de contaminação, tiveram que fechar suas portas.
Para se manter no mercado precisaram adaptar suas rotinas de acordo com as recomendações feitas para diminuir a proliferação do vírus. E devido isso uma grande dúvida começou a pairar na cabeça dos empresários. É possível vender em tempos como o que estamos vivendo?
Portanto, por incrível que pareça, vender mais em uma crise é viável sim, quando adotamos certas atitudes.
É obvio que para se destacar você precisará ter de elaborar um diferencial e essa é uma característica dos momentos de crise: você é instigado a sair do comum para começar a inovar.
E além da inovação que irá depender da empresa, existem algumas práticas que são fundamentais para otimizar o processo de vendas. Veja a seguir algumas dicas para se manter ativo nesses momentos:
1 – Concentre-se na excelência do atendimento
Um grande numero de empresas costumam priorizar o atendimento presencial e acabam exagerando nesse segmento. Esquecendo que é essencial que sua empresa tenha excelência em todos os outros meios de comunicação e neles estão:
E-mail;
telefone;
redes sociais;
chat on-line, entre outros.
2 – Se aproxime de seus clientes
Esteja sempre mantendo contato com o cliente, e certifique-se avisá-lo sobre suas estratégias e como irá desenvolver as atividade e atendimento durante esse período, para que assim eles saibam onde procurar sua marca.
Ao rever seu modelo de negócios, deverá ajustar a forma que passará a entregar seus produtos, agregue serviços que conquiste e traga valor pra seu serviço.
Um exemplo: adote ao delivery para que seu cliente receba em casa seu produto com agilidade.
3 – Busque alternativas de divulgações
Nesse momento você poderá continuar com suas campanhas de marketing se já o fazia antes, porém agora gastando menos. Nesse caso, o marketing digital permite que você crie suas ações de acordo com a quantia que terá disponível. Ao adotar essa estratégia é possível alcançar um público segmentado em grande volume.
4 – Garanta a segurança e conquiste a confiança dos clientes
Nesse momento as pessoas procuram por lugares de confiança e oferecer a segurança na compra com sua marca é de extrema importância. Mande mensagens para seus clientes dizendo dos cuidados que foram adotados por sua empresa, como uso de álcool em gel, a limpeza varias vezes por dia, o uso de máscaras dos colaboradores.
5 – Crie programas de fidelidade
Quando a empresa prioriza programas e cria projetos que oferecem benefícios gradualmente, acaba como resultado incentivando o cliente a voltar mais vezes para consumir seus serviços/produtos. Dessa forma se cria um relacionamento de fidelidade e ele não troca sua marca pela de concorrentes pois se encontra acumulando pontos com sua organização.
6 – Faça mais que o esperado
Se voltar ao titulo do nosso texto verá que prometemos 5 dicas e estamos 19entregando 6.
Entende que quando se entrega mais do que o prometido acaba conquistando e fidelizando melhor seus clientes. Portanto, comece a adotar essas praticas em sua empresa e analise como as vendas irão subir. Afinal, um cliente satisfeito vira um promotor da sua marca e a apresenta para outras pessoas.
Gostou das nossas dicas, temos mais conteúdos para ajuda-los a se manter no mercado e se destacar com um atendimento de excelência, quer saber mais. Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.