Quem costuma comprar produtos ou serviços pela internet já deve estar acostumado com a “perseguição” de banners e anúncios de itens pesquisados anteriormente. Engana-se quem pensa ser mera coincidência. O retargeting, como a técnica é chamada, é o serviço executado por inúmeros algoritmos que levam em consideração o histórico de buscas de cada internauta para, novamente, oferecer o item procurado. Trata-se de um serviço que se aplica a negócios B2B e B2C que desejam aumentar as taxas de conversão. No post de hoje, queremos explicar como é possível integrar call center e retargeting.
Alguns varejistas norte-americanos já utilizam retargeting a partir de suas centrais de atendimento. Outros usam as informações trabalhadas ao telefone para oferecer anúncios online personalizados aos consumidores. Há, portanto, uma via de mão dupla para a utilização dessa técnica moderna, também chamada de remarketing (ferramenta específica do Google).
Segundo dados do Google Adwords, 97% dos usuários de e-commerce não efetuam a compra na primeira visita à loja virtual. A ideia central do retargeting, de impactar pela segunda vez um usuário a partir da primeira busca pelo tema, pode ser aplicada perfeitamente em um call center de vendas, principalmente aquele especializado em conversões mais complexas. Centrais atentas a esse recurso podem fazer abordagens via telefone, e-mail, redes sociais ou SMS entre aqueles usuários que visitaram o site da marca ou buscaram pelo produto vendido pela empresa a fim de fornecer mais informações sobre o produto.
Integrar call center e retargeting cria uma possibilidade de a loja continuar aparecendo como opção de compra para o consumidor que já se interessou anteriormente por algum produto da marca. Enquanto ele pensa sobre o assunto, a abordagem da central de atendimento deve ser sutil. Afinal, ninguém irá solicitar orçamento ou mesmo comprar um serviço se sentir-se pressionado. Por isso, é provável que campanhas de SMS funcionem melhor nesses casos.
A Resultados Digitais, empresa brasileira que produz um software de marketing digital, elencou quatro etapas entre o primeiro contato do usuário com a empresa até a efetivação da compra: consciência, consideração, compra e fidelização. Cabe ao call center, portanto, agir estrategicamente de maneira distinta em cada fase do processo de compra do cliente. Cabe uma ação mais ostensiva no momento de ‘consideração’, quando o consumidor possui conhecimento e está cogitando efetuar a compra.
A outra possibilidade de conexão entre contact center e retargeting consiste na utilização da base de dados pré-existente em um sistema de call center e na transformação dessas informações em anúncios e banners online que remetam a sua empresa. É uma forma assertiva de oferecer publicidade na internet: seu produto estará aparecendo para pessoas que já compraram algum item da sua empresa ou que se interessaram como forma de ‘refrescar’ a memória da marca como opção de compra. A criação de anúncios específicos para cada público é interessante, mas lembre-se que o recomendável é que a mesma peça apareça no máximo dez vezes para cada internauta.
Para integrar call center e retargeting, é fundamental que a central tenha em mãos um bom software que permita a integração entre as práticas. Além disso, é necessário instalar uma tag no site da empresa. Os detalhes para o retargeting do Adwords podem ser encontrados aqui: https://support.google.com/adwords/answer/2476688?hl=pt-BR.
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Fonte: http://www.teclan.com.br/e-possivel-integrar-call-center-e-retargeting/
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