Você já deve saber que o crediário próprio é uma excelente ferramenta para fidelizar clientes, não é mesmo? Mas será que você sabe como fazer isso da maneira mais correta?
Quando falamos de compra e venda, um dos principais desejos do lojista é fidelizar os seus clientes. E juntar esforços nesse sentido é realmente muito importante para garantir o sucesso de qualquer tipo de negócio. Pensando nisso, preparei algumas dicas importantes.
Se você já trabalha com o crediário e quer usar essa ferramenta ao seu favor para fidelizar os seus clientes, saiba que já está no lugar certo. Continue por aqui porque eu vou te ajudar.
Acompanhe todos os passos e faça uma boa leitura!
POR QUE É TÃO IMPORTANTE FOCAR EM FIDELIZAR CLIENTES?
Fidelizar um cliente nada mais é do que garantir a recompra através de estratégias que fazem com que, além de se tornarem consumidores, se tornem promotores da sua marca.
Isso é importante por uma série de motivos que podem fazer a diferença no seu negócio, como:
CONTRIBUIR NA PREVISIBILIDADE DA RECEITA;
FAZER UM MARKETING GRATUITO NO “BOCA A BOCA”;
CRESCER O CONCEITO DA SUA MARCA;
GARANTIR UM FLUXO DE CAIXA MAIS PREVISÍVEL.
MAS COMO MANTER E FIDELIZAR CLIENTES COM O CREDIÁRIO
Para fidelizar um cliente é muito importante que a gente entenda o seu perfil de consumo, como impulsivo ou metódico. Afinal, isso vai ser muito importante para compreender o tipo de consumidor que você está lidando e quais deles serão interessantes para então fidelizar.
Em média, 80% dos clientes que compram nas lojas que trabalham com a plataforma do Meu Crediário não utilizam todo o limite que têm disponível para a compra. Ou seja, eles têm espaço para comprar muito na loja. Esses clientes normalmente representam uma inadimplência baixa. Ou seja, eles compram pouco e pagam bem (o que é excelente, claro).
E algo entre 20% dos clientes têm uma dificuldade maior em entender como está a questão do seu limite e até mesmo as suas contas em casa. Esses clientes, portanto, costumam ultrapassar o limite e possivelmente se tornam inadimplentes. Dentro desse perfil de clientes, ainda temos em torno de 5% que representam uma inadimplência realmente alta.
Ao saber sobre esses perfis, quando a gente está conversando com algum vendedor a respeito de aumentar vendas e esses clientes inadimplentes têm a venda negada, acaba gerando uma insatisfação até do próprio vendedor. Porém, nesse caso, é necessário avaliar se ele realmente é um “mau pagador” ou se ele está apenas no limite, mas pagando em dia.
Mas a verdade é que a experiência que você ou o seu vendedor vai passar na loja vai fazer a diferença. Isso porque, se ele tiver a percepção que quanto mais pagar em dia, mais limite ele vai ter, a situação melhora e ele passa a compreender muito melhor os seus limites.
Porém, quando falamos em ampliar e fidelizar, é muito mais interessante investir o seu foco nos bons pagadores, que fazem parte dos 80% citados anteriormente. Essa é a maneira ideal para buscar o melhor tipo de fidelização. Afinal, apesar de todos os clientes serem importantes para o seu negócio, os bons pagadores serão ainda mais interessantes para trazer para perto e oferecer vantagens pelo seu bom comportamento em seus pagamentos.
Lembrando sempre que focar na sua segurança de caixa sempre será muito interessante. Portanto, esse cliente pode e deve ser estimulado pelos vendedores a comprar um pouco mais, aproveitando um pouco mais do limite, mas sempre respeitando esse valor estipulado.
Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!
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