O que é CRM para WhatsApp?
O CRM para WhatsApp é um sistema que integra todas as conversas realizadas com clientes por esse aplicativo de mensagens. Esse software é capaz de salvar informações relevantes do lead, que são automaticamente inseridas no funil de vendas do negócio e no histórico do cliente dentro da plataforma.
Ou seja: é uma excelente forma de não perder dados importantes sobre o lead ao longo do tempo.
Ao entender o que é CRM para WhatsApp, você percebe que nada mais é do que a integração de mais um canal de contato da empresa. O sistema de gestão de relacionamento com o cliente permite:
armazenar as conversas mais importantes;
acessar todo o histórico de mensagens durante a negociação;
automatizar o cadastro de leads no CRM via WhatsApp, aumentando a produtividade da equipe;
integrar a etapa atual do cliente no funil de vendas;
elevar a escalabilidade no atendimento com o envio de mensagens automáticas.
CRM para WhatsApp Business vale a pena?
A resposta é sim, sem dúvidas. O WhatsApp é uma ferramenta ágil, que oferece excelentes resultados ao ser usada em conjunto com as estratégias de CRM. De acordo com levantamento interno feito pelo Agendor, os vendedores têm um retorno 3 vezes maior pelo WhatsApp do que pelo e-mail.
Se você já faz boas vendas por WhatsApp, usar todo poder do CRM só vai ajudar a fechar ainda mais negócios!
Como usar CRM para WhatsApp?
O uso do CRM para WhatsApp é idêntico ao seu uso com outros canais de contato com seus clientes.
Pense assim: como sua empresa capta leads? Ela não usa diversas formas?
Pode ser que trabalhe com inbound marketing e marketing de conteúdo, por exemplo. Nesse caso, é bem provável que use uma ferramenta de automação de e-mail marketing.
Ora, você não apenas coloca rapidamente esses novos leads no funil de vendas de sua ferramenta de CRM, mas certamente utiliza integrações entre outras ferramentas e seu CRM para isso.
Assim, toda vez que um novo lead é conquistado ou chega em determinada etapa da ferramenta de automação de marketing, ele é automaticamente cadastrado no CRM. E vice-versa.
Portanto, pense da mesma forma ao usar CRM para WhatsApp: alimente seu funil de vendas e mantenha o histórico de relacionamento atualizado sem complexidade!
6 regras de como usar CRM integrado ao WhatsApp e obter resultados
Veja, a seguir, 6 práticas determinantes para o uso adequado do CRM integrado ao WhatsApp:
Tenha disciplina no preenchimento de dados no CRM
Da mesma forma que os leads conquistados em outros canais, é fundamental que os vendedores alimentem o CRM com as informações que vão conseguindo conforme se relacionam com os clientes via WhatsApp
Histórico de relacionamento completo é fundamental! Fechou uma venda pelo WhatsApp, enviou uma proposta, descobriu uma preferência do cliente? Imediatamente transfira essas informações para seu CRM.
E o melhor: com a integração do Agendor com o WhatsApp, você pode registrar essas informações sem ao menos precisar sair da conversa com o cliente!
Formalize algumas conversas com auxílio de outras mídias
O WhatsApp não vai manter todas as conversas com os clientes gravadas ali para sempre. Em algum momento você terá que limpar suas conversas ou a capacidade de armazenamento de seu smartphone vai estourar. E, nesse caso, pode perder muitos dados.
Portanto, formalize algumas comunicações e trocas de documentos importantes por e-mail ou outro canal da preferência de seu cliente.
Claro, pode ser que o cliente não queira receber e-mails. Faz parte do trabalho do vendedor perceber isso e descobrir uma forma alternativa de comunicação.
Aproveite para enviar conteúdo para o cliente ou prospect
Quando achar que pode ser relevante, envie o link de um artigo do blog da empresa ou o PDF de um case de sucesso, por exemplo.
Por ser uma ferramenta de comunicação instantânea, o WhatsApp permite, inclusive, uma troca mais fácil de opiniões, referências e conhecimento. E assim você se torna um verdadeiro parceiro de negócio do cliente!
Cuidado para não se tornar “o chato do WhatsApp”
Fazer nutrição de leads é uma coisa, mas enviar mensagens em excesso pode até prejudicar sua relação com o cliente.
Lembre-se que todo mundo tem muito o que fazer todos os dias. E receber notificações do WhatsApp direto de um vendedor pode levar o cliente a bloquear seu contato.
Nada de spam!
Assim como enviar mensagens para determinado cliente com frequência exagerada é ruim para seu relacionamento com ele, enviar mensagens em massa sem critério ou segmentação é pior ainda.
Seja cuidadoso ao usar esse tipo de ferramenta no WhatsApp.
Utilize mensagens automáticas
O WhatsApp na sua versão Business possui diversos recursos para facilitar a vida dos pequenos e médios negócios. Um que podemos destacar é o envio de mensagens automáticas.
Elas ajudam a acelerar o atendimento e também indicam sua disponibilidade na hora do recebimento das mensagens.
Com isso, a comunicação com os clientes é otimizada, e você evita que um cliente passe muito tempo aguardando um retorno seu.
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