Aprenda a diferenciar as ferramentas de CRM e ERP para não errar na hora de fazer a contratação
Você sabe a diferença entre CRM e ERP?
As duas plataformas têm finalidades bem distintas: o CRM é voltado para o relacionamento com os clientes, enquanto o ERP tem como foco a gestão de processos de diversas áreas da empresa.
Ações como gestão financeira, contas a pagar, comissões e emissão de notas são funções do ERP. Já a gestão das vendas, do volume vendido e do faturamento fica a cargo do CRM.
Ainda assim, há quem confunda as duas soluções, procurando as características de uma na outra ao fazer a contratação, por exemplo. Para desfazer esse equívoco, fizemos esse artigo. Continue a leitura para entender quais são as diferenças entre CRM e ERP e quando escolher cada ferramenta.
CRM ou ERP? Primeiro, entenda o que é um CRM
O primeiro passo para entender a diferença entre CRM e ERP é conhecer bem os dois conceitos.
Vamos começar pelo CRM, que é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em português, gestão do relacionamento com o cliente.
Um CRM, portanto, é um software que tem como foco facilitar o contato com os clientes em potencial, permitindo acompanhar em um só lugar as negociações em andamento.
A ferramenta traz registros das interações que cada contato teve com a empresa. Isso facilita o trabalho dos vendedores, que podem pensar em abordagens mais customizadas e persuasivas, conforme os interesses e necessidades de cada cliente.
Quais são os benefícios de usar um CRM?
As ferramentas de CRM ganham destaque em um contexto no qual os clientes exigem um atendimento de excelência durante toda a jornada de compra.
Entenda em detalhes os benefícios do CRM:
Controle do processo comercial: com um CRM, a empresa consegue organizar e controlar o processo de vendas em um só lugar, acompanhando o funil de vendas em tempo real. Isso permite saber em qual etapa cada negociação está para direcionar esforços.
Dados organizados: empresas que usam planilhas para controlar as negociações em andamento ficam sujeitas a erros e esquecimentos. Afinal, depois de cada ligação, é preciso lembrar de anotar tudo o que foi dito. O problema é que esses desfalques nos dados podem fazer com que vendas sejam perdidas. Com o CRM, por outro lado, informações como histórico de interações e motivos de perda ficam reunidas. Isso também facilita a continuidade do trabalho quando um vendedor sair da empresa.
Integração: os bons CRM do mercado permitem integrar diversas ferramentas, como email, calendário e plataforma de Automação de Marketing. Assim, o vendedor não precisa perder tempo alternando entre diversas plataformas. O resultado são vendas melhores e mais rápidas.
Foco nos clientes: com os dados registrados e organizados, os vendedores podem focar no que mais interessa, que são os clientes. Eles podem personalizar abordagens, antecipar necessidades, fazer ofertas no timing certo e oferecer um atendimento personalizado. O resultado são clientes fiéis.
E o que é ERP?
ERP, por sua vez, é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa.
Uma plataforma ERP tem aplicação ampla: serve para fazer a gestão da empresa de forma geral, integrando os dados de diversas áreas, como RH, financeiro e contábil. Outra característica do ERP é o fato de que pode ser contratado em módulos.
A ideia é que os fluxos de informação da empresa sejam conectados, de modo que as áreas recebam as informações uma das outras simultaneamente. Dessa maneira, é preciso fazer menos esforços de compartilhamento de dados.
O objetivo, como o próprio nome da ferramenta sugere, é reduzir custos e trazer mais eficiência para os processos da empresa.
Quais são as vantagens de usar um ERP?
Há empresas que postergam a adoção de uma ferramenta desse tipo porque entendem que os custos iniciais são altos. Porém, é preciso levar em conta que o investimento é recuperado no longo prazo, com a economia de recursos e o ganho de eficiência trazidos pela plataforma.
Entenda com mais detalhes os benefícios de usar um ERP:
Áreas integradas: é comum que empresas tenham departamentos que trabalham de maneira separada, sem se comunicarem entre si. O problema é que isso acarreta em retrabalho, com duas áreas diferentes precisando buscar os mesmos dados, por exemplo. É aí que entra o ERP, que possibilita integrar e distribuir essas informações para todos os interessados. Com isso, a empresa padroniza processos, reduz gargalos e ganha agilidade.
Redução de custos: o retrabalho mencionado no item anterior pode representar altos custos para a empresa. Recursos como o tempo dos colaboradores e materiais precisam ser bem aproveitados. Caso contrário, o negócio sentirá o impacto no caixa. Nesse sentido, o ERP permite trabalhar de maneira mais eficiente, automatizando tarefas repetitivas e produzindo mais com menos custos.
Ganho de produtividade: com a otimização de processos trazida pelo ERP, a equipe também ganha mais produtividade. A busca de dados de outros setores, a formatação de relatórios e outras ações, antes manuais, são automatizadas pela ferramenta, e os colaboradores ficam com mais tempo livre para focar em tarefas mais estratégicas para o negócio.
Decisões com base em dados: o ERP traz relatórios que permitem tomar decisões embasadas mais em números que em achismos. Isso também ajuda a equipe a acompanhar o que está sendo feito e a evitar ações fragmentadas, que pouco têm a ver com os objetivos do negócio.
Afinal, CRM ou ERP? É preciso escolher um?
Agora você já conhece os conceitos, funcionalidades e benefícios de um CRM e de um ERP.
Como você pôde ver, as plataformas têm finalidades bem distintas. Enquanto o CRM é voltado para melhorar o relacionamento com os clientes, o foco do ERP é otimizar os processos operacionais da empresa. Escolher entre um e outro vai depender das suas necessidades no momento.
Quando escolher o CRM?
O CRM é a melhor escolha quando o foco do seu negócio for tornar mais efetivo o trabalho do seu time de vendas, sempre focando em melhorar o relacionamento com os clientes.
Se a sua empresa precisa melhorar a prospecção e conversão de Leads, o entendimento das demandas dos consumidores e a fidelização dos potenciais clientes, aposte no CRM. Com o software, seu time de vendas se tornará mais ágil e dinâmico, automatizando tarefas manuais e tendo tempo livre para focar nos consumidores.
Quando escolher o ERP?
Já o ERP é ideal para negócios que precisam integrar os dados de diferentes áreas da empresa e ter mais controle sobre essas informações. Estoque, financeiro, compras e vendas são setores que podem se beneficiar.
Quando usar os dois?
Se você acha que tem necessidade tanto de um CRM quanto de um ERP, saiba que é possível usar as ferramentas em conjunto.
Assim, é possível padronizar os processos de diversas áreas e também melhorar o relacionamento com os Leads e clientes.
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