ago
29

Cresce queixa contra site de compra coletiva

por: Angelica Balthasar
fonte: Folha de S.Paulo
29 de agosto de 2012 - 0:03 - atualizado às 0:22

Cresce-queixa-contra-site-de-compra-coletiva-televendas-cobranca

No primeiro semestre, 1.869 reclamações foram registradas contra esses sites, 10% a mais do que no ano passado. Lojas eletrônicas não escolhem bem anunciantes de ofertas e deixam cliente sem informação, diz Procon

Por: Helton Simões Gomes

A cada R$ 367 mil em vendas nos sites de compras coletivas, uma queixa dos serviços foi feita no primeiro semestre deste ano. Em 2011, a proporção era de uma para cada R$ 1,78 milhão gasto.

Essa situação não decorre da queda nas vendas, mas do aumento de seis vezes no número de reclamações, segundo dados do Procon-SP.

As queixas registradas nos seis primeiros meses de 2012 já superam em 10% o total de todo 2011 – quando o órgão começou a ser acionado sobre o segmento.

Em novembro passado, o Procon autuou Groupon, Clickon e Peixe Urbano, as três maiores do segmento, por registrar 767 queixas. O ano foi fechado com 1.690 reclamações, mas 2012 já soma 1.869.

O avanço das queixas é consequência do crescimento acelerado dessas lojas, diz Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon.

Após desembarcarem no país há dois anos, essas lojas faturaram R$ 687 milhões no primeiro semestre, 25% mais ante 2011, segundo a consultoria Gouvêa de Souza -já são 6% do comércio virtual.

Outro sintoma do crescimento é o volume de clientes. Para Góes, a demanda maior expõe as deficiências das lojas: há falhas na seleção dos responsáveis pelas ofertas e no acolhimento de queixas.

A proliferação de pequenas lojas despreparadas para atender tantos clientes contribui, diz Maurício Salvador, sócio diretor da Gouvêa de Souza. Isso é observado pela fatia das grandes lojas no total de queixas: Groupon, Peixe Urbano e Clickon têm 75% da receita, mas são alvo de 62% das reclamações.

OUTRO LADO

Os sites afirmam focar o aperfeiçoamento do atendimento ao cliente e na seleção de fornecedores. O Groupon diz que as empresas parceiras atendem a pré-requisitos.

O Clickon diz que busca melhorar a escolha dos parceiros, e o Peixe Urbano alega afinar a qualidade das ofertas e do atendimento.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. comprei uma tablet na leader dia 8/11/2012
    ate hoje não chegou uma falta de atenção e repeito com cliente

    thais mota em 21 de novembro de 2012 - 11:04
  2. Pois é comprei no site barato a jato em 19.04.2012 e ate hj não recebir o produto e quem fez o anuncio foi a groupon.que impressionante isso cara vou prestar uma queixa!!!!

    regina rubens em 27 de setembro de 2012 - 20:44

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: