Como fazer controle de vendas externas: 7 dicas práticas e objetivas
1. Rotas bem definidas
Vamos combinar que a diferença principal entre vendas internas e externas é que o vendedor visita os clientes.
Por isso, não tem como fazer controle de vendas externas sem uma boa definição das rotas e roteiros de visitas.
Não exagere no número de visitas no mesmo dia, crie um objetivo alcançável e lembre-se de levar em conta as dificuldades de deslocamento em sua cidade.
2. Metas claras
Além dos roteiros de vendas, se você definir metas calaras para cada vendedor, será muito mais fácil controlar as vendas.
Estipule não apenas metas de vendas, mas também metas operacionais, como telefonemas realizados, propostas enviadas e visitas, claro!
3. Exija o uso constante da tecnologia
Não tem como fazer controle de vendas externas se os vendedores não mantêm os dados dos softwares atualizados!
Como saber se o funil de vendas está fluindo, se há algum gargalo, ou mesmo se os vendedores estão fazendo as visitas, negociações e prospecções de clientes planejadas se eles não usam as ferramentas de vendas?
Essa disciplina precisa ser exigida da equipe!
E a melhor maneira de conseguir isso é mostrando que usar as ferramentas de vendas, como um sistema de CRM por exemplo, traz resultados muito positivos para a performance deles.
4. Selecione e treine bem sua equipe
Não quer ficar o dia todo se perguntando o que seus vendedores estão fazendo? Contrate bons profissionais!
É claro que você não pode parar de fazer o controle de vendas externas só porque tem profissionais de alto nível. Mas tudo fica mais fácil!
Contrate pessoas com um perfil de responsabilidade. Saiba com quem está lidando e treine sua equipe para entender que podem ser eficientes e bater suas metas trabalhando na medida certa e com qualidade de vida. Basta serem disciplinados!
5. Confie em seu time
Nada pior que aquele líder de vendas que fica no pé de todo mundo, ligando a todo instante e querendo saber o que estão fazendo.
Não gaste energia microgerenciando sua equipe. Confie em seu time. Não deixe de fazer o acompanhamento necessário, mas não seja um motivo de desgaste e atrito interno.
6. Faça reuniões de feedback semanais
É difícil fazer isso diariamente. Ainda mais com vendedores externos que, muitas vezes, vão para casa depois de visitar o ultimo cliente, sem voltar para a empresa.
Portanto, uma reunião semanal pode ser a solução. Marque uma data e um horário fixo.
Sexta-feira no final do dia? Claro que não!
Nessa hora, todo mundo quer correr para casa, depois de uma semana cheia de desafios.
Faça o feedback da semana anterior na segunda-feira logo cedo. Analise os números de sues controles (com um bom CRM, de preferência) e tente entender como foi a semana de cada vendedor.
Aproveite para fazer a preleção da semana que se inicia, passar as metas, dicas de produtos ou serviços que devem ser priorizados etc.
Se necessitar fazer um feedback crítico ou verificar algo que parece não bater com a verdade, faça um feedback individual.
Esse tipo de reunião é uma das melhores maneiras de como fazer controle de vendas externas.
7. Use um app para vendedores no celular
Se seus vendedores estão o tempo todo na rua, visitando clientes, nada mais adequado que possam se comunicar com a empresa e ter as informações que precisam na palma de sua mão.
Um CRM online com esse tipo de funcionalidade pode ser perfeito para o controle de vendas externas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.