Por: Ricardo Luiz Vicari
Uma das chaves do sucesso de uma empresa é ter uma equipe de alto desempenho em vendas. Afinal, são esses os profissionais responsáveis em lidar diretamente com o cliente, cuidar do processo de compra e garantir que entre receitas no seu caixa.
Mas como saber se o seu time de vendedores é realmente muito bom? Nesse artigo vamos mostrar as características que os profissionais de alta performance têm em comum. Acompanhe:
Valores compartilhados
Não adianta ter os melhores músicos: uma banda só irá soar bem se todos estiverem tocando no mesmo tom e no mesmo ritmo.
Com a sua equipe a ideia é a mesma, afinal, ela só vai ter um ótimo resultado quando está bem afinada. Ou seja, todos os colaboradores do setor devem compartilhar valores e metas em comum para atingirem esses objetivos.
Canais de comunicação abertos
Para que um time se entenda, é fundamental que todos possam falar e serem ouvidos. O diálogo constante permite a troca de experiências, o compartilhamento de conhecimento e o alinhamento de objetivos.
É claro que colegas de trabalho não precisam se comportar como amigos de infância, mas eles devem ter abertura para conversar de maneira franca e construtiva sempre que necessário.
Uma equipe de alto desempenho também deve se encontrar em reuniões periódicas e produtivas, ou seja, focadas em assuntos específicos, que não durem por tempo excessivo e que realmente sirvam para solucionar problemas ou apontar novas diretrizes de trabalho.
Autonomia
Os membros de uma equipe que tem muito resultado devem sempre pensar em conjunto, mas devem ter autonomia suficiente para tomar decisões, escolher as melhores práticas para o seu trabalho e terem liberdade para conversar com seus líderes sem medo de represálias.
O funcionário que sente a sua autonomia e individualidade respeitada tem melhor autoestima e confiança para exercer suas atividades com muito mais foco e empenho.
Liderança ativa
Sim, os integrantes de um time devem ser autônomos, mas ele só irá ser 100% coeso e focado quando bem liderado. E é fundamental que essa liderança seja um exemplo para todos, respeitada e aberta para escutar o que os seus liderados têm a dizer.
O líder também precisa dar feedbacks para os colaboradores, reconhecendo os seus pontos fortes e se atentando para os gargalos que podem e devem ser melhorados. Por fim, é papel da liderança representar a sua equipe diante de outras instâncias de uma organização de maneira leal e justa.
Autoavaliação contínua
O feedback da liderança é importante, assim como os retornos dados por coordenadores e diretores da organização. Mas uma boa equipe de vendas deve ter seus próprios mecanismos de controle, estabelecendo metas e objetivos e monitorando se essas metas estão sendo alcançadas e em qual velocidade. Afinal, uma equipe de alto desempenho só pode ser assim chamada se ela consegue produzir resultados bem acima da média de maneira constante e sustentável.
O desempenho dos seus vendedores pode ser o termômetro do desempenho da sua empresa. Por isso, é importante que esses profissionais recebam as condições necessárias para atingirem todo o seu potencial. Está com dificuldades para atingir esse objetivo? Compartilhe conosco as suas dúvidas e continue acompanhando nossas dicas aqui no blog!
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Essa matéria trás um contexto importante para a analise de resultado no mundo coorporativo dos trabalhos em equipes. Acredito que uma diretoria bem alinhada e em sintônia com seu corpo de colaboradores, sabendo ouvir suas informações e filtrando sem o orgulho de “chefe do poder ” certamente saberá a direção correta de alcançar seus objetivos e consequentemente sua equipe realizará as metas estabelecidas, a equipe que gera bom resultado quer ser vista e recompensada. Finalizo dizendo: O ouvido e olho do dono ou Diretor tem que está em sintonia e a Razão e Emoção com perfeito equilibrio, assim o ritmo da sinfonia andarão em tempo certo e o audio soará como uma orquestra perfeita.