O telefone, quando usado corretamente, pode ser uma excelente ferramenta de venda. A equipe que sabe abordar o cliente, prendendo a sua atenção, por exemplo, consegue converter as ligações em negócios.
Em contrapartida, os colaboradores que entram em contato apenas por obrigação, adotando um comportamento mecânico, não conseguem manter o cliente nem um minuto na linha. Nem precisa dizer que o resultado é caótico, não é mesmo?
Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como vender por telefone, alavancando a empresa de call center? Então continue lendo este post!
1. Transmita confiança
O 1º passo para ter êxito nessa tarefa é transmitir confiança. Ninguém gosta de conversar com uma pessoa que parece desconhecer do assunto e que não sabe oferecer informações sobre os produtos ou os serviços.
Por isso, é importante que o atendente domine bem cada detalhe dos itens e dos serviços comercializados. Vale destacar, nesse sentido, que até o tom de voz adotado interfere na impressão do cliente. Então, seja firme — mas sem deixar a cordialidade de lado.
2. Mantenha o foco
Já aconteceu de dar aquele branco durante uma negociação? Isso não é um bom sinal. Talvez o motivo para isso seja a falta de concentração. Pensar em várias coisas ao mesmo tempo, por exemplo, contribui com a perda de foco e dificulta a conversa.
Quando for prospectar um cliente, pare o que estiver fazendo e se dedique exclusivamente a tal atividade. Dessa forma, existe mais chance da ligação surtir o efeito esperado. Afinal, de nada adianta fazer mil contatos, mas não conseguir nenhuma resposta positiva, não é mesmo?
Lembre-se de que quantidade é bem diferente de qualidade.
3. Tenha um roteiro adequado
O profissional da área comercial deve ter em mãos um script efetivo, que seja capaz de apresentar a solução perfeita para os problemas dos clientes. Contudo, isso só é possível caso o operador entenda, de fato, as necessidades e as dores do público.
Então, fica a dica: converse com o seu cliente e capte as suas reais demandas e expectativas. Somente assim você conseguirá propor uma saída eficaz, que vai agradá-lo.
4. Grave as conversas
Não são raros os casos de atendentes que se questionam por que não conseguem efetivar a venda. Eles pensam que fizeram tudo conforme o script, mas mesmo assim não obtiveram êxito. Saiba que existe algo errado no processo.
Nada mais sábio, nesse contexto, do que gravar as ligações. Escutar toda a conversa com um olhar diferente vai mostrar melhor o que você poderia ter feito para satisfazer o cliente e ter um retorno positivo.
Em outras palavras, você poderá avaliar melhor o seu desempenho, criando novas estratégias para realizar um atendimento ao cliente de qualidade.
5. Drible as objeções
“Estou ocupado”, “ligue mais tarde”, “não tenho interesse no produto ou serviço”. Essas são apenas algumas das objeções que os operadores escutam diariamente. Mas isso não significa que a equipe de vendas deve desistir daquele cliente.
O ideal é pensar em cada objeção possível e elaborar um argumento que supere esse obstáculo, evitando assim ser pego de surpresa. Acredite: ao colocar em prática essas ações, vender por telefone se tornará uma tarefa muito mais simples e prática.
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