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04 de setembro de 2023 - 17:01

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Quantas vezes você já tentou vender seguro de vida pelo WhatsApp, e seus clientes ou prospects te deixaram no “vácuo”?

WhatsApp: uma das ferramentas de vendas mais relevantes do momento

No Brasil, o WhatsApp se tornou o aplicativo de comunicação mais utilizado entre a população. De acordo com um levantamento da Statista, cerca de 96% da população utiliza o app.

Muito se deve ao fácil acesso que temos ao WhatsApp: basta ter um smartphone, um número de telefone (chip) e conexão com a internet para falar com quem quiser, em qualquer momento.

Com o sucesso da plataforma, não demorou para que o WhatsApp explorasse novos horizontes e desenvolvesse uma versão direcionada somente para relações comerciais, visto que muitas empresas e microempreendedores autônomos já estavam utilizando o WhatsApp para conversar com seus clientes.

Para atender a esta demanda do mercado, surge o WhatsApp Business, com funcionalidades exclusivas para otimizar a gestão comercial e o relacionamento com os clientes.

E aqui está a primeira questão sobre como abordar para vender seguro de vida: você faz isso pelo WhatsApp convencional, ou pelo profissional? Entenda, a seguir.

6 dicas para vender seguro de vida pelo WhatsApp

1. Utilize o WhatsApp Business

Se você já utiliza o WhatsApp Business, pode pensar que essa dica é irrelevante. No entanto, às vezes o óbvio precisa ser repetido.

Não utilizar uma ferramenta profissional para vender seguros é abrir portas para que seus clientes não respondam suas mensagens.

Imagine como seria receber a oferta de um produto pelo número pessoal de alguém que você não conhece. Você se daria o trabalho de procurar entender do que se trata? Acreditamos que não, não é mesmo?

É preciso ter profissionalismo e passar credibilidade para os clientes e prospects. Portanto, o uso da versão comercial do WhatsApp é absolutamente primordial, combinado?

2. Construa um perfil bem completo

Quando iniciamos uma tratativa com uma empresa ou com um vendedor, esperamos encontrar informações facilmente, concorda?

É por isso que você deve se preocupar em construir um perfil mais completo possível. Neste aspecto, novamente falamos sobre transmitir profissionalismo e confiança para os clientes.

Além de uma boa foto de perfil e nome, insira informações como:

sua localização (região de atendimento);

horário de funcionamento;

site da corretora, se houver;

e-mail.

Uma funcionalidade muito interessante do WhatsApp Business também é a de catálogo de produtos.

No catálogo, você pode adicionar:

até dez imagens sobre os produtos ou serviços;

descrição;

preço;

link;

códigos.

Com estes elementos devidamente cadastrados na plataforma, seu perfil se destaca dos demais e gera mais segurança para os clientes.

Até porque, o que está sendo ofertado é um seguro de vida, algo crucial para a estabilidade de muitas famílias. Por isso, o que os clientes esperam é que as negociações sejam tratadas com a mesma seriedade que o tema pede.

3. Segmente seus clientes por meio das etiquetas

A etiqueta do WhatsApp Business é uma espécie de tag ou “marca” que é utilizada para segmentar clientes e marcar contatos de acordo com o critério do vendedor.

Um corretor pode, por exemplo, usar as etiquetas para classificar seus clientes de acordo com a temperatura da negociação, como frio, quente ou morno.

Ou, se preferirem, podem utilizar para sinalizar a etapa do processo de vendas em que aqueles contatos se encontram, como:

primeiro contato;

prospecção;

qualificação;

apresentação;

envio de orçamento;

fechamento;

confirmação de pagamento.

Com as etiquetas, os corretores podem organizar seu dia, atendendo cada categoria por vez, de acordo com suas prioridades. Assim, não perdem o controle de tudo que está em andamento, não deixam de atender nenhum cliente, e não perdem oportunidades de vendas.

4. Tenha cuidado com a sua comunicação

O WhatsApp é muito utilizado na vida pessoal de muitas pessoas, por esse motivo, é fácil cair na informalidade. Mas é preciso tomar cuidado com isso.

Lembre-se do que temos reforçado: é necessário expressar profissionalismo, então evite apelidos, gírias, abreviações em excesso e etc.

Aproveite as mensagens trocadas com os clientes para gerar proximidade, ao invés de ser “curto e grosso” nas respostas.

Por exemplo: se um cliente te acionar solicitando um orçamento, não entregue valores imediatamente. Responda da seguinte forma:

“Olá, João! Agradeço seu contato.

Para te passar um valor que seja coerente com aquilo que você precisa, precisaria fazer algumas perguntas pra você. O que acha de agendarmos uma conversa rápida de 5 minutos?”

Pronto. Apenas com esta mensagem você já consegue direcionar seu cliente para uma conversa mais próxima, podendo ser uma ligação, ou uma videoconferência.

5. Compartilhe informações relevantes

Você sabia que o WhatsApp pode ser excelente para nutrição de leads?

Para isso, basta compartilhar notícias e promoções relevantes para cada perfil de cliente. Só não se esqueça de pedir permissão para estabelecer este tipo de contato, combinado?

O compartilhamento destas informações pode ser feito com a ajuda da lista de transmissão, um recurso utilizado para enviar mensagens individualmente, para vários contatos diferentes, de forma simultânea.

E para definir qual mensagem vai para quem, basta aplicar etiquetas e direcionar suas mensagens!

6. Integre o WhatsApp com o CRM

Se a gestão comercial correta pelo WhatsApp já traz resultados incríveis, quando integrada ao CRM, então, uma força de venda de alta performance é desencadeada.

Isso porque ambas são as ferramentas mais importantes para as vendas. Juntas, elas oferecem mais organização, otimização de atividades, centralização segura de informações, e dados ricos para a gestão das vendas e dos corretores.

Sabemos que integrar essas duas plataformas é o sonho de consumo da maioria dos corretores, mas isso parece quase impossível, não é mesmo?

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