O que é necessário para encantar, seduzir e fidelizar um público-alvo?
O processo de gestão de clientes está entre os maiores desafios do mundo corporativo atual. É que cada consumidor é único e, hoje, eles valorizam muito suas experiências individuais ao avaliar uma marca.
Neste post, a gente quer mostrar como os gatilhos comportamentais podem fazer a sua marca se destacar e entrar na mente dessas pessoas.
Quer ficar por dentro desse hack? Acompanhe!
Afinal, o que são os gatilhos comportamentais?
Os gatilhos comportamentais são estímulos que mexem com o inconsciente do nosso cérebro, influenciando de forma direta no processo de decisão de compra.
Em outras palavras, podemos defini-los como agentes externos que induzem as pessoas a tomar determinada ação.
Tá, e por que é importante a empresa conhecer e aplicar isso nas suas interações com o cliente?
Trata-se de uma técnica altamente eficaz, pois consegue atingir as pessoas de forma como se elas agissem no “modo automático”. Achou confuso?
A explicação é que nosso cérebro organiza as decisões que tomamos diariamente de maneira otimizada — executando de forma automática aquilo que é menos complexo ou já foi utilizado.
Se você já experimentou uma situação de dor, por exemplo, o subconsciente faz com que a pessoa tome cuidado da próxima vez, pra evitar o mesmo sofrimento.
E esse mesmo raciocínio é bastante utilizado para tornar o processo de vendas mais assertivo. Os gatilhos trazem a tão sonhada personalização.
Quais são os principais gatilhos comportamentais?
Classificada a técnica, é hora de conhecer alguns dos melhores gatilhos comportamentais para elaborar suas campanhas. Confira!
Gatilho de urgência
Como o próprio nome já sugere, o gatilho de urgência é aquele que explora o hábito do ser humano de deixar tudo para depois. Assim, o objetivo da técnica é provocar uma ação imediata. No caso, a finalização da compra.
Na prática, ele pode ser observado ao se delimitar um prazo pra que o cliente pratique tal conduta ou mensagens que demonstram brevidade. Por exemplo: o desconto é válido somente até amanhã.
Gatilho de escassez
Sabe aquela sensação “preciso correr, senão vai acabar!”. Pois bem, esse é o famoso gatilho de escassez, um dos mais utilizados nas estratégias de marketing e vendas.
A ideia é despertar o instinto de sobrevivência nas pessoas e fazer com que elas decidam logo fazer uma compra.
Por isso, ele sempre vai estar relacionado a frases como:
há poucos itens disponíveis no estoque;
vagas limitadas;
bônus para os primeiros clientes.
Enfim, estimular nas pessoas aquela sensação de que não podem perder a oportunidade.
Gatilho da prova social
Trata-se de um gatilho comportamental baseado na necessidade do ser humano de conviver e ser aceito em grupos. Isso justifica o fato de tomarmos decisões com base nas expectativas que essas pessoas têm de nós.
Pra ficar mais claro, as tendências de moda são um ótimo exemplo disso. Hoje, as pessoas são muito influenciadas pelo que veem nas redes sociais. Então, quando percebemos que determinada peça está sendo usada por todo mundo, naturalmente pensamos: eu também preciso disso.
Não é atoa que uma das primeiras ações que o consumidor faz antes de realizar uma compra é saber: quais as impressões das outras pessoas sobre aquele produto.
Por isso, o gatilho da prova social também é uma técnica bastante relevante para o sucesso da empresa.
Como utilizar os gatilhos comportamentais no processo de vendas?
Estudar o comportamento do consumidor é uma peça-chave para um bom planejamento de vendas, pois ajuda a criar abordagens mais alinhadas ao perfil do público-alvo.
E mais! O grande diferencial dos gatilhos é que, além de conhecer os gostos e preferências dos clientes, a empresa passa a compreender o que se passa no seu inconsciente, tornando suas ações mais efetivas.
Resumindo a história. Os setores de marketing e vendas utilizam todas essas informações na hora de nutrir o relacionamento com a audiência. De maneira que eles se sintam especiais e mais próximos da marca.
Isso aumenta as chances de converter leads em vendas mais rapidamente.
Juntos, os vários gatilhos refletem no maior engajamento ao longo de toda a jornada de compra, desde a etapa de atração.
Entretanto, é indispensável considerar a relevância de cada um deles e avaliar se fazem sentido do ponto de vista do cliente. É preciso acertar a mão pra proporcionar experiências positivas.
Quais são os impactos dos gatilhos comportamentais no atendimento ao cliente?
Consumidores satisfeitos. Esse é o principal impacto dos gatilhos comportamentais no atendimento ao cliente. Mas, como fazer com que eles funcionem para o seu negócio?
Considerando que essa técnica pode ser aplicada ao longo de toda a jornada, torna-se indispensável que as equipes de atendimento estejam treinadas pra utilizá-los da forma correta.
Pra começar, o cliente deve estar posicionado como foco da conversa. Nesse cenário, a pesquisa de satisfação do cliente contribui de forma significativa para extrair informações relevantes, capazes de alinhar o processo de atendimento.
Quando empregados com inteligência, os gatilhos comportamentais facilitam a experiência vivida pelo consumidor, gerando entusiasmo em relação a sua marca.
Como a Mutant pode ajudar na estruturação de vendas?
A Mutant conta com a expertise de mais de 20 anos, garantindo as soluções ideais pra otimização de performance dos seus clientes. Nosso propósito é fortalecer o sucesso dos nossos parceiros, a partir da melhoraria da experiência dos consumidores deles.
A consultoria em customerexperience 2.0 da Mutant é um trabalho estruturado em técnicas e recursos tecnológicos mais modernos e eficientes, capazes de potencializar a competitividade do seu negócio no mercado.
Pra fazer a mudança na estruturação de vendas acontecer, a Mutant guia seus parceiros pelo caminho mais eficaz, de modo que eles consigam compreender as individualidades e torná-las mais personalizadas.
Concluindo, os gatilhos comportamentais impactam positivamente não apenas no processo de vendas, mas também ajudam na construção de um relacionamento emocional mais assertivo com os clientes.
Lembrando que a escolha das soluções digitais certas é uma peça-chave para estratégias bem-sucedidas.
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