A chamada “geração millennial” (também conhecida como geração Y) tem influenciado decisivamente na forma como os serviços financeiros são desenvolvidos e entregues ao consumidor. Muito tem se discutido sobre como a primeira geração nascida na era digital está transformando o comércio – e pagamentos – com diferentes expectativas, preferências e comportamentos. Mas qual a real influência dos millennials sobre os comportamentos e preferências da população em geral, hoje, e no futuro?
Para Cristopher Taine, Gerente de PR da ACI Worldwide, é hora de reconhecer que até 2020, os millennials – tipicamente definidos como as pessoas que nasceram entre 1980 e 1999 – serão responsáveis por definir as preferências e comportamentos de grande parte da população em relação a comércio, meios de pagamento, uso de tecnologia e bancos. “É fato que as preferências e comportamentos dos millennials hoje serão seguidos pelas gerações mais velhas. Basta olhar o Facebook para perceber este efeito em ação. A rede social começou dentro de um dormitório de universidade, mas levou apenas alguns anos para que se tornasse a ferramenta de comunicação padrão para os baby boomers”, assinala.
E o que isso significa para os pagamentos, um dos gargalos da maioria das operações de e-commerce? Segundo Taine, os millennials são mais conscientes de dívidas do que as gerações anteriores. Quase 70% preferem débito a cartões de crédito, segundo uma pesquisa do Bankrate em parceria com o Princeton Survey Research Associates International. Um outro estudo aponta, ainda, que 62% da geração Y estão confortáveis em conectar informações de pagamento a aplicativos varejistas para acelerar os pagamentos, 45% estão confortáveis com a ideia de conectar informações de pagamento com dispositivos portáteis, e 44% preferem o uso de telefones em vez de dinheiro para pagar pequenos itens.
Para Taine, as implicações destes números são bastante claras e se relacionam com a necessidade de soluções omni-channel. No entanto, saliente ele, também é notável que três quartos de todos os compradores – e 81% dos millennials – abandonam seus carrinhos de compras de sites mobile que são lentos ou propensos a falhas, de acordo com a Dynatrace. Trata-se de um alerta para o varejo online. “Os padrões de exigência dos consumidores sobem à medida que compras on-line crescem, e são mais elevados também entre os consumidores que detêm mais poder de compra”, afirma.
Além disso, os millennials já nasceram em um mundo que possui uma web 2.0 e no qual as experiências online customizadas e altamente pessoais passaram a ser regra para eles. “Isso se estende também aos pagamentos, com o desejo de concluir transações com os métodos de pagamento escolhidos, variando por região ou país”, destaca.
Taine conclui, afirmando que as comerciantes não precisam olhar além das demandas e expectativas dos millennials de hoje para saber como eles vão atender a todos os consumidores nos próximos 3 a 5 anos. “Em 2020, a palavra ‘millennial’ terá seguido seu curso, e todos os players do e-commerce e das Fintechs simplesmente estarão focados em permitir que os consumidores de todas as idades comprem e paguem quando quiserem, como e onde quiserem”, completa.
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