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Como não perder vendas

por: Afonso Bazolli
fonte: Telegraph
19 de janeiro de 2014 - 14:05

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Tenho dito há bastante tempo que só movimento gera movimento.

O movimento na direção certa pode gerar excelentes resultados para as empresas e seus profissionais.

Nem sempre o movimento para evoluir e melhorar acontece quando a empresa inova.

Muitas vezes a melhoria acontece eliminando os antiMarketings.

AntiMarketing é tudo que uma empresa e seus profissionais fazem que que irrita os Clientes.

Coisas do tipo:  Produtos com preços errados ou sem preço, falta de produtos, mau humor e falta de competência da equipe, longas esperas, filas, SAC onde não se resolve nada etc.

É exatamente focando na eliminação de alguns dos seus antiMarketings que Michael O’Leary, chief executive da companhia aérea Ryanair vai agir para não perder vendas e continuar crescendo.

A ideia é eliminar as coisas que, desnecessariamente, irritam os Clientes.

Esse movimento para eliminar os antiMarketings surgiu depois que vários acionistas da empresa se queixaram sobre como o mau serviço estava afetando às vendas da empresa.

Pra começar, o website da empresa vai passar por uma inteira reformulação e uma nova equipe para responder os emails dos Clientes será contratada.

Além disso, a empresa vai deixar de multar os Clientes que levam consigo bagagens de mão que excedam o tamanho permitido pela companhia; pelo menos aqueles que excedem o tamanho por a milímetros, por exemplo.

A Ryanair percebeu que eliminar alguns antiMarketings não irá custar muito dinheiro, porém o retorno em vendas, reputação e satisfação dos Clientes será muuuuuito grande.

Durante anos a Ryanair foi considerada uma das empresas mais rentáveis do setor aéreo mundial; enquanto isso a insatisfação dos Clientes só fez aumentar. O motivo? O excesso de cobranças de taxas, como por exemplo multar o Cliente em 70 libras casoele esqueça de imprimir o cartão de embarque.

Porém, pela primeira em muitos anos, houve um alerta na empresa com a queda nas reservas e nas vendas, como também uma queda no valor das ações da marca.  Sem falar que neste mês a Rayanair foi eleita, pela revista do consumidor WICH, como o pior serviço entre as 100 maiores  empresas do Reino Unido.

Excelente momento então para eliminar antiMarketings irritando menos os Clientes e oferecendo uma experiência de consumo melhor.

Cada vez mais a relação entre atendimento, experiência do Cliente e resultados fica mais clara e direta!!!

E aí, a sua empresa faz muitos antiMarketings?

Eliminá-los vai te ajudar a vender mais e não perder vendas.

Comece listando quais são e depois faça um plano de ação para eliminar cada um.  Comece por aquele com o que mais impacta na experiência do Cliente e sua satisfação.  Depois continue com o segundo maior impacto e assim por diante.

Pense e aja, já!

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