Tenho dito há bastante tempo que só movimento gera movimento.
O movimento na direção certa pode gerar excelentes resultados para as empresas e seus profissionais.
Nem sempre o movimento para evoluir e melhorar acontece quando a empresa inova.
Muitas vezes a melhoria acontece eliminando os antiMarketings.
AntiMarketing é tudo que uma empresa e seus profissionais fazem que que irrita os Clientes.
Coisas do tipo: Produtos com preços errados ou sem preço, falta de produtos, mau humor e falta de competência da equipe, longas esperas, filas, SAC onde não se resolve nada etc.
É exatamente focando na eliminação de alguns dos seus antiMarketings que Michael O’Leary, chief executive da companhia aérea Ryanair vai agir para não perder vendas e continuar crescendo.
A ideia é eliminar as coisas que, desnecessariamente, irritam os Clientes.
Esse movimento para eliminar os antiMarketings surgiu depois que vários acionistas da empresa se queixaram sobre como o mau serviço estava afetando às vendas da empresa.
Pra começar, o website da empresa vai passar por uma inteira reformulação e uma nova equipe para responder os emails dos Clientes será contratada.
Além disso, a empresa vai deixar de multar os Clientes que levam consigo bagagens de mão que excedam o tamanho permitido pela companhia; pelo menos aqueles que excedem o tamanho por a milímetros, por exemplo.
A Ryanair percebeu que eliminar alguns antiMarketings não irá custar muito dinheiro, porém o retorno em vendas, reputação e satisfação dos Clientes será muuuuuito grande.
Durante anos a Ryanair foi considerada uma das empresas mais rentáveis do setor aéreo mundial; enquanto isso a insatisfação dos Clientes só fez aumentar. O motivo? O excesso de cobranças de taxas, como por exemplo multar o Cliente em 70 libras casoele esqueça de imprimir o cartão de embarque.
Porém, pela primeira em muitos anos, houve um alerta na empresa com a queda nas reservas e nas vendas, como também uma queda no valor das ações da marca. Sem falar que neste mês a Rayanair foi eleita, pela revista do consumidor WICH, como o pior serviço entre as 100 maiores empresas do Reino Unido.
Excelente momento então para eliminar antiMarketings irritando menos os Clientes e oferecendo uma experiência de consumo melhor.
Cada vez mais a relação entre atendimento, experiência do Cliente e resultados fica mais clara e direta!!!
E aí, a sua empresa faz muitos antiMarketings?
Eliminá-los vai te ajudar a vender mais e não perder vendas.
Comece listando quais são e depois faça um plano de ação para eliminar cada um. Comece por aquele com o que mais impacta na experiência do Cliente e sua satisfação. Depois continue com o segundo maior impacto e assim por diante.
Pense e aja, já!
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