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01 de fevereiro de 2022 - 17:02

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Você sabia que a sua equipe de vendas também pode trabalhar no sistema de home office? Para isso, basta seguir algumas etapas de como implantar o home office na empresa, entre elas:

Disponibilize a infraestrutura ideal para seus vendedores

Use e abuse dos serviços de armazenamento em nuvem

Concentre-se em sua ferramenta de CRM em nuvem

Fortaleça suas operações de inside sales

Use aplicativos de comunicação profissional

Mantenha suas reuniões por videoconferência

Garanta a segurança das informações

Assim como em todas as áreas da empresa, você vai precisar realizar algumas adaptações na rotina da equipe de vendas. Entretanto, seguindo algumas dicas simples, logo vai perceber que adotar o modelo de home office na empresa pode, inclusive, trazer benefícios para a organização, como:

Redução de turnover;

Aumento de produtividade;

Motivação da equipe;

Redução de custos com benefícios corporativos;

entre outros.

Independente da razão que fez sua empresa adotar o modelo home office para a equipe de vendas (seja a COVID-19 ou uma reestruturação de negócio), é necessário planejar essa nova realidade.

Pensando nisso, a seguir, explicamos melhor o passo a passo proposto para implantar o home office em seu time comercial. Acompanhe!

Como implantar o home office na empresa

Todos os processos de vendas, inclusive prospecção e reuniões, podem continuar sendo realizados, mesmo com a adoção do home office.

Atualmente, cerca de 45% das empresa adotam algum tipo de home office, mesmo que em regime híbrido. Nesse modelo, o profissional pode trabalhar alguns dias do mês em casa, mas nos demais deve ir até a organização.

Então, se a sua empresa está em busca de soluções para o trabalho remoto, anote nossas dicas abaixo:

1. Disponibilize a infraestrutura ideal para seus vendedores

O trabalho em home office exige que os profissionais tenham acesso a uma infraestrutura básica, com equipamentos como:

notebooks;

telefone;

aplicativos de comunicação;

headphone para reuniões;

material de escritório;

internet, e mais.

É papel da empresa garantir que o vendedor tenha acesso a essa infraestrutura, mesmo fora da sede da organização.

Organize-se para disponibilizar tudo o que os vendedores precisam para execução de suas atividades.

2. Use e abuse dos serviços de armazenamento em nuvem

Internet, computador e sistemas em nuvem são os grandes responsáveis pela popularização do home office, tornando esse modelo possível.

Ao adotar o modelo de trabalho remoto, sua empresa deve contar um um serviço de armazenamento em nuvem de qualidade, que permita o compartilhamento e acesso à documentos, arquivos e sistemas que seriam acessados normalmente dentro do espaço físico da empresa.

O Google Drive é um exemplo de serviço de cloud computing que oferece apoio a empresas que adotam o trabalho remoto.

Se você já tem uma conta em um servidor como esse garanta que o “pacote” adquirido atenda as necessidades de seus profissionais.

É bastante provável que a demanda por espaço, dentro dessas plataformas, aumente.

A partir de um sistema de armazenamento em nuvem, basta que os profissionais usem seus logins e senhas para acessar documentos e arquivos quando e onde quiserem.

Mesmo que você ainda não tenha decidido pelo trabalho home office, um sistema de armazenamento em nuvem deve ser considerado, afinal, é uma maneira segura de backup. Além disso, é amplia a agilidade e mobilidade de acesso a documentos e arquivos.

3. Concentre-se em sua ferramenta de CRM em nuvem

O sistema de CRM é, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes do dia a dia de uma equipe de vendas.

Ele reúne informações de clientes, histórico de interações, dados de contato, além de permitir o acesso ao pipeline de vendas.

Diante disso, garantir o acesso da equipe de vendas ao CRM da empresa é fundamental em uma proposta de trabalho home office.

Conheça no vídeo abaixo uma demonstração do Agendor, e entenda como ele pode transformar o trabalho presencial e o home office da sua equipe de vendas. Em seu checklist de como implantar o home office na empresa, não se esqueça de incluir um CRM em nuvem que pode ser acessado, com segurança, de qualquer lugar.

4. Fortaleça suas operações de inside sales

O Inside Sales é um modelo de vendas no qual os vendedores não se deslocam até o cliente.

Toda a comunicação é feita por meio de canais como e-mail, telefone e chats. Entretanto, tradicionalmente, os vendedores estão alocados dentro das empresas, “batendo o ponto”.

No home office, além de não visitar os clientes pessoalmente, o vendedor também não está alocado na empresa.

De maneira geral, ter uma estrutura de operações de Inside Sales pode tornar mais fácil o home office completo da sua equipe. Afinal, esses profissionais já estão acostumados em gerenciar as vendas à distância.

Todas as etapas de vendas, desde a pré-venda até a qualificação de lead, apresentação de demonstrações e reuniões, podem ser feitas à distância, de maneira remota.

É fundamental, entretanto, garantir uma comunicação estreita com gestores de vendas para acompanhar indicadores e metas.

5. Use aplicativos de comunicação profissional

Manter uma comunicação eficiente e em tempo real, entre vendedores e gestores, é uma premissa para o trabalho de vendas remoto.

Para isso adote ferramentas como Slack e crie uma rotina de presença full time (dentro do horário de trabalho) de todos os vendedores, para que a comunicação seja eficaz.

6. Mantenha suas reuniões por videoconferência

Atualmente, existem várias plataformas de videoconferência que permitem dezenas de profissionais em uma mesma reunião, sem que ninguém precise estar no mesmo endereço.

Além de economizar tempo com deslocamentos para visitas a clientes, esse tipo de solução se tornou indispensável para quem está em busca de como implantar o home office na empresa.

Entre os sistemas mais indicados estão:

Google Meet;

Skype;

Zoom;

Hangout.

7. Garanta a segurança das informações

Esse é um assunto delicado independente da empresa adotar ou não o sistema de trabalho home office.

Os sistemas de computação em nuvem, em grande parte do casos, oferecem algum suporte de segurança da informação, entretanto, nossa indicação é que você busque apoio de uma Consultoria de TI que irá guiar você na escolha de sistemas confiáveis, e na adoção de medidas de alta segurança, tanto para seus documentos, dados e informações, como para as informação que você armazena de clientes.

E ai? Já se sente mais preparado para implantar o home office na empresa? Como vimos, o home office, quando bem estruturado, pode trazer diversos benefícios para a empresa, como redução de alguns custos e maior satisfação para os colaboradores.

Qualquer dúvida deixe nos comentários e boa sorte nessa nova etapa!

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