May
05

Como fazer SMS marketing de forma inteligente

por: Afonso Bazolli
fonte: Mutant
04 de maio de 2022 - 17:04

Como-fazer-sms-marketing-de-forma-inteligente-televendas-cobranca-3

Você já reparou que, mesmo com diversas alternativas para o envio de comunicação instantânea, o bom e velho SMS continua a ser um dos canais mais utilizados pelas empresas? Pra você ter ideia, uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box constatou que: o número de brasileiros que recebem mensagens de texto dessa forma aumentou de 54% pra 59%.

O SMS pode até não ser o queridinho do momento, mas, veja só: é independente da instalação de aplicativo. Além disso, qualquer aparelho pode receber, mesmo sem tráfego de dados. Diante dessas vantagens, que tal a gente bater um papo sobre como fazer SMS marketing?

Afinal, é sempre bom aproveitar os benefícios de uma tecnologia já consolidada para otimizar ainda mais as campanhas de marketing, concorda?

Abaixo, relacionamos oito dicas que vão aperfeiçoar a sua estratégia. Acompanhe!

1. Comece pelo planejamento

Independentemente do canal utilizado (SMS, e-mail, push etc), para obter bons resultados em uma campanha, é preciso um planejamento detalhado dos objetivos do negócio, respondendo perguntas como: quem é o público-alvo, o que será comunicado, em que momento, dia e horário, qual o canal será utilizado, qual será a oferta etc. Estas são questões básicas para que se possa, ao final da campanha, mensurar resultados e definir indicadores de sucesso. No entanto, para que seu planejamento seja bem executado, é fundamental um banco de dados atualizado e, no caso do SMS, esse banco de dados deve conter telefones atualizados.

Lembre-se de que o máximo de caracteres disponíveis para o formato padrão é de 160. O SMS concatenado comporta 1.520. Existe ainda a opção de enviar um SMS Flash: o texto completo aparece na tela do celular e a pessoa lê na hora. No entanto, é preciso usar com cuidado, evitando ser invasivo.

2. Faça a segmentação de público

É comum ouvir consumidores reclamando sobre SMS ou e-mail marketing que recebem. A maioria informa que “quase todas as mensagens de marketing que chegam são inúteis”. No entanto, quando a empresa envia a mensagem certa ao público certo, a satisfação é geral.

Segmentar é o resultado de coleta de dados e filtros capazes de selecionar apenas as pessoas interessadas no que você tem a dizer naquele momento. O sucesso dessa ação envolve integrar o CRM ou Sistema de Gestão de Relacionamento à plataforma de Gestão de Campanhas.

Como praticamente todos os clientes têm smartphones, o SMS é quase sempre uma excelente opção de canal para a abordagem, capaz de atingir ótimos resultados.

3. Seja claro e objetivo

A capacidade de caracteres do SMS é semelhante à do Twitter. Se você acompanha essa rede social, sabe que clareza e objetividade são essenciais nas comunicações. Então, pense bem antes de publicar. Use palavras simples, frases curtas e seja criativo.

No entanto, como vimos antes, uma boa solução de gestão de campanhas, como Mutant 360 Campaign, oferece a possibilidade de concatenar SMSs, comportando por volta de 1.520 caracteres que, para o consumidor são exibidos de uma forma única.

Além do SMS tradicional e da sua versão concatenada, o canal permite o envio de SMSs interativos, conhecidos como SMS2way, onde é possível enviar perguntas ao consumidor, planejadas para receber diferentes tipos de respostas, que, por sua vez, derivam novas perguntas ou respostas.

Por fim, existe ainda a opção de envio do SMS Flash, que consiste em um tipo de mensagem que é disponibilizada no visor do telefone do consumidor, gerando a obrigatoriedade de leitura, para que se possa acessar o celular. É importante ressaltar, que essa opção deve ser utilizada com cuidado, por isso utilize em casos onde a leitura da mensagem seja de extrema urgência ou importância.

Independentemente da opção de SMS escolhida, aproveite a oportunidade e desenvolva um bom CTA (call to action ou, em português, chamada para ação). O número de contato, endereço do site ou convite de acesso ao link do produto são ótimos exemplos de CTAs eficazes.

4. Personalize a mensagem

Cada público tem características próprias. Enquanto as gerações mais jovens tendem a se comportar de um jeito descolado, as mais experientes tendem a ser moderadas e até conservadoras. Não existe regra, por isso é importante conhecer o perfil dos consumidores da sua campanha e adequar o tom de voz que será utilizado.

De qualquer forma, algumas regras costumam funcionar bem ao redigir uma comunicação. Evite ser muito formal nos textos, de modo que não pareça que, entre você e o leitor, existe uma distância enorme e personalize a mensagem para que a identificação com o diálogo seja imediata.

5. Mostre o valor da sua marca

Quando um consumidor permite que uma marca faça o envio de comunicações, sejam elas por SMS, e-mail ou qualquer outro canal, é como se estivesse abrindo a porta da própria casa. Por isso, observe se as suas mensagens oferecem uma proposta de valor positiva e de entendimento imediato em troca de o consumidor permitir que sua empresa faça parte da vida pessoal dele.

Para garantir que a estratégia de SMS marketing seja relevante, o ideal é direcionar as mensagens com a precisão de uma cirurgia. Isso significa adotar uma solução de gestão de campanhas que permita entender a base de dados, definir a estratégia de abordagem e operacionalizar suas campanhas a fim de que a sua tomada de decisão tenha argumentos verdadeiros. Nada de achismos, ok?

6. Crie promoções, cupons e programa de fidelidade

O consumidor adora receber algum tipo de benefício ou vantagem. Muitas vezes, até compra por impulso, sem ao menos precisar. Por isso, a combinação de boas ofertas com uma boa comunicação, realizada pelo canal correto, significa vendas certas. Por exemplo, um anúncio tipo: “20% de desconto apenas nesse fim de semana” ajuda a ativar o gatilho da urgência.

Parecido com a oferta, o cupom pode atingir o mesmo resultado: atrair o cliente. O diferencial está no prazo, que pode ser mais longo. Nesse caso, a informação sobre a data de validade precisa fazer parte da comunicação. Assim, até o dia anunciado a pessoa sabe que poderá aproveitar o benefício.

No caso de programas de fidelidade, estabelecer uma comunicação recorrente e relevante é imprescindível para que se estabeleçam relacionamentos duradouros, e o SMS costuma atingir excelentes resultados. Depois que os consumidores se inscrevem, é possível trabalhar uma régua de relacionamento contínua, com benefícios exclusivos e promoções que incentivem o consumo.

7. Envie a mensagem no timing certo

Tome um cuidado redobrado com o tempo dos envios. É improvável que o cliente fique feliz em receber um comunicado tarde da noite ou nas primeiras horas da manhã, não é mesmo? Imagine também a frustração de alguém que ganha cupom de desconto depois de ter feito a compra, ou uma promoção para o Dia das Mães, Black Friday ou Natal, em cima da data e com a maior parte dos produtos esgotados?

Além de enviar sua mensagem no momento ideal, organize a frequência das mensagens para não sobrecarregar o consumidor. Dependendo da necessidade, uma ou duas vezes por semana está de bom tamanho. Ah! E não se esqueça de mandar conteúdo apenas a quem autorizou o recebimento.

8. Monitore os resultados

Lembre-se de testar, testar e testar! A comunicação, as ofertas, o horário e todas as variáveis envolvidas em sua campanha. Monitore o tempo da entrega e os resultados obtidos para cada perfil de cliente, cada tipo de oferta e de comunicação, para entender qual estratégia é vencedora e possui melhor aderência.

Sua solução de gestão de campanhas, deve ser capaz de acompanhar e mensurar a performance de suas campanhas, fazer testes de conteúdo, de horário e de retorno por canal.

Percebeu como fazer SMS marketing é um ótimo jeito de potencializar o resultado da sua estratégia? Planeje as suas ações, pense no conteúdo das mensagens, segmente o público e seja bastante criativo, claro e objetivo na hora de transmitir uma ideia. Siga todas as dicas apresentadas para conquistar seus objetivos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: