Por: Gustavo dos Reis
Existem várias opções para um empreendedor criar seu e-commerce de forma rápida e fácil. Entre elas, estão as opções pré-integradas de carrinhos de compras para permitir a criação de um sistema completo de gestão de produtos ou serviços, registro de clientes da loja, obter a atualização mais recente das compras realizadas e gerar estatísticas úteis para ajudar o varejista virtual a entender melhor seus consumidores. Neste artigo, destacamos quais são os pontos mais importantes para ter em mente ao escolher entre as opções de carrinhos de compras e como você pode começar a vender instantaneamente.
Administre de forma eficiente seus produtos
Um dos temas mais importante na escolha de um carrinho de compras é a capacidade de adicionar, classificar e gerenciar os produtos em sua loja com muita facilidade. Para começar um e-commerce, é provável que seu estoque de produtos não exceda 50 referências. Porém, ao longo do tempo, este montante pode aumentar significativamente. Por isso, é importante poder classificar seus produtos ou serviços por marca, cor, tamanho, função de referência etc. Se quiser aumentar as chances de que seus produtos sejam vistos pelo cliente, você pode classificar de forma que um mesmo produto possa aparecer em várias categorias simultaneamente.
Há carrinhos de compra muito populares, que permitem agregar os valores dos produtos ou serviços de maneira muito simples, além da possibilidade de incluir descrições, várias imagens em um mesmo produto, definir os custos de envio e classificá-los em uma ou várias categorias de sua loja virtual.
Conheça seus clientes
A estratégia de venda em um e-commerce é um fator crucial para aumentar as vendas e potencializar a sua marca. Vários carrinhos de compra incluem um sistema de registro de compradores. Desta forma, cada vez que alguém compra um produto em sua loja, você poderá ver dados como seu nome, e-mail, telefone, idade e local, entre outros.
Os carrinhos de compra permitem criar estatísticas de quantos produtos foram comprados por um cliente, os picos de vendas e quais os produtos foram os mais vendidos na semana. Tendo em conta esta informação, você poderá decidir a quais clientes poderá enviar promoções ou quais são os melhores dias para enviar e-mails com informações sobre o seu e-commerce.
Confie nos dados
Seja ou não uma pessoa que lida bem com números, sempre é importante ter os dados mais recentes de sua loja virtual. Ver os dias ou as horas em que possui mais visitas em seu site permitirá entender qual é o melhor momento para publicar novos produtos ou promoções. Estatísticas sobre valor médio das compras ajudarão a definir o preço padrão que seu cliente espera. Já os dados negativos, como os produtos menos vistos ou comentados, servirão a realizar melhoras e ajustar seu site para que cumpra as expectativas de seus clientes e ajude a melhorar a marca.
O painel de administração dos carrinhos de compra permite ver em tempo real os visitantes em sua página, as vendas realizadas durante os últimos meses e a visão geral destas vendas com gráficos fáceis de entender. Ou seja, não precisa ser um expert em finanças para entender o comportamento de sua loja virtual.
Ofereça mais meios de pagamento a seus clientes
Facilitadores de pagamento colocam à sua disposição um módulo fácil de instalar no carrinho de compra escolhido. O empreendedor digital não precisará de conhecimentos técnicos para receber pagamentos dos clientes em sua loja virtual. Apenas serão necessários alguns dados de sua conta em seu facilitador de pagamentos para integrar cartões de crédito com diversas bandeiras disponíveis e boletos bancários. Seus clientes poderão pagar de forma segura e o módulo do carrinho de compra mostrará o valor das vendas realizadas.
Se deseja começar a vender pela internet com um carrinho de compras, pesquise soluções para desenvolvedores e veja as opções que facilitam a criação e administração de sua loja virtual.
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