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Como diminuir o Custo de Aquisição de Clientes

por: Afonso Bazolli
fonte: Next Idea
14 de fevereiro de 2017 - 18:03

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Por: Daniel Kroin

Quanto custa cada cliente que chega até sua empresa? Quanto você efetivamente investe para atraí-lo e convertê-lo em cliente? Será que esse esforço está mesmo valendo a pena? Quando se trata de custos de marketing, é fundamental saber como diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), pois quanto mais baixo for esse investimento, consequentemente mais rentável será sua estratégia. Pronto para aprender do que se trata esse tal de CAC e como fazê-lo ficar bem pequenininho para que seu faturamento aumente um montão? Dê só uma olhadinha:

O que é e como calcular o Custo de Aquisição de Clientes?

Cada cliente tem um custo para a empresa, formado por todos os investimentos feitos em marketing, publicidade e propaganda, recursos humanos, tecnologia e outros insumos para atrair e converter um completo desconhecido em consumidor real. Uma vez que você tenha todos esses valores somados em determinado período de tempo, basta dividir pelo número de clientes convertidos no mesmo período para ter seu CAC. Em uma fórmula simples, seu CAC é: investimentos em marketing / número de clientes obtidos. Super simples, não é mesmo?

Por que exatamente você precisa conhecer seu CAC?

Imagine que você investiu mil reais em ações de marketing e obteve 10 clientes. Isso significa que o seu custo de aquisição de cliente foi de 100 reais. Parece uma conta boba, mas muitas empresas investem grandes somas de dinheiro em marketing sem parar para pensar no retorno obtido, analisando se realmente está valendo a pena ou não. E olha que não se trata apenas do dinheiro investido, viu?

Entenda que se o CAC está muito alto, significa que sua empresa está perdendo competitividade, eficiência, produtividade e vendas. Significa ainda que seus times de marketing e vendas não estão desenvolvendo boas estratégias de atração, conversão e retenção de clientes, o que pode se tornar um sério problema ao longo do tempo. Ficou preocupado? Nem sequer fez o cálculo e já quer saber como reduzi-lo? Pois então continue a leitura!

Como diminuir o Custo de Aquisição de Clientes da empresa?

Alinhamento entre marketing e vendas

O famoso smarketing pode tornar todo o processo de atração, conversão e retenção de clientes muito mais ágil e alinhado aos objetivos estratégicos do seu negócio, pois coloca os times de marketing e vendas para trabalharem juntos, com as mesmas regras, os mesmos entendimentos e percepções complementares em relação a resultados. Com essa estratégia você passa a ter leads mais qualificados, o que acelera o processo de conversão.

Segmente seu público e suas campanhas

A segmentação do público permite que você personalize suas mensagens e, com isso, leve conteúdo realmente útil e aplicável para seus leads, aumentando as chances de conversão. Guarde essa relação: quanto mais leads qualificados são convertidos em determinado período de tempo, menor é seu CAC e também seu ciclo de vendas tende a diminuir, elevando os resultados da empresa. As campanhas também podem ser segmentadas de acordo com o perfil das suas personas, o que aumenta sua efetividade e eleva o interesse e a disposição dos leads em se relacionarem com sua empresa, eventualmente até adquirindo um produto ou serviço.

Invista no inbound marketing

Um dos grandes responsáveis por se ter elevados custos de aquisição de clientes é o outbound marketing — ou o marketing de saída —, caracterizado por uma publicidade que interrompe seus potenciais clientes e muitas vezes acaba com qualquer chance de compra. Já com o inbound marketing você não precisa gastar em estratégias chamativas e dispendiosas e pode atrair as pessoas certas para seu negócio sem precisar interrompê-las. Isso sem falar que o inbound marketing é uma estratégia mais barata que o outbound e ainda traz retornos significativos para o negócio no longo prazo, contribuindo por muito mais tempo para diminuir seu CAC.

Crie conteúdo de qualidade

Uma das ferramentas mais poderosas do inbound marketing é o marketing de conteúdo, que tem como objetivo gerar valor por meio do compartilhamento de conteúdos únicos que ajudem seus leads a passarem pelo funil de vendas com mais agilidade. Quanto mais leads qualificados chegam à conversão, mais clientes se tem, mais vendas são concluídas e menor é seu CAC.

Entenda a jornada do consumidor

A jornada do consumidor é o processo pelo qual uma pessoa passa entre o primeiro contato com a empresa até a compra. Se você conhece esse caminho automaticamente sabe quais são as principais dificuldades dos seus clientes, de que tipo de informação eles precisam e como ajudá-los a superar os obstáculos que impedem a compra. Com isso você é capaz de criar conteúdos específicos para cada fase do seu funil de vendas. Assim, contribui para que seus leads se decidam pela melhor solução no tempo certo, o que impacta na satisfação do cliente com cada compra e também no CAC, já que você optou por focar naquilo que realmente gera valor para o público.

Faça uma boa nutrição de leads

A partir do momento que um visitante é convertido em lead, você tem a oportunidade de começar um relacionamento com ele, mostrando o valor dos seus produtos e serviços de uma maneira direta, personalizada e altamente eficaz, com o auxílio do e-mail marketing. Conforme você nutre seus leads, estabelece uma relação de confiança, aumentando as chances de conversão e fidelização logo após a primeira compra, o que também diminui o CAC, pois consumidores fiéis dispensam todo o esforço de comunicação que um novo lead exige.

Tenha uma ferramenta de automação de marketing

Quanto mais tempo seus times de marketing e vendas estiverem presos a tarefas mecânicas, maior precisará ser seu investimento para captar e converter leads em clientes. Nesse sentido, contar com uma ferramenta de automação de marketing permite que você tenha equipes enxutas e altamente produtivas, pensando na estratégia e no relacionamento em vez de em lançamentos e planilhas de controle. Além do mais, com esse recurso você automatiza seus fluxos de nutrição, facilitando sua tomada de decisão em relação às estratégias para diminuir o Custo de Aquisição de Clientes.

Procure reter mais clientes

É ótimo aumentar a carteira de clientes, mas de nada adianta todo esse esforço se eles entram por uma porta e saem pela janela. Com essa dinâmica seu Custo de Aquisição de Clientes sempre continuará na mesma. Assim, o que você deve fazer para diminuir seu CAC é investir em relacionamento e fidelização, já que clientes fiéis compram mais e em maior quantidade. Como eles gastam mais e você não tem todo o trabalho de atração, envolvimento e encantamento novamente, seu CAC cai drasticamente, de modo que sua empresa se torna muito mais rentável.

Tudo o que falamos aqui sobre diminuir o CAC tem relação com uma estratégia maior, mais rentável e altamente produtiva para aumentar suas vendas: o inbound marketing. Se você ainda não conhece essa metodologia ou tem dúvidas sobre por que adotá-la, não deixe de ler este post! E se quiser continuar essa jornada de aprendizado sobre como melhorar os resultados da sua empresa, assine nossa newsletter e se mantenha sempre a par das melhores estratégias do mercado!

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