Por: Fabio Passerini
Metas de campanhas de incentivo devem atender critérios claros e objetivos, tanto para a empresa como para os colaboradores envolvidos, podendo abranger questões comerciais, de desempenho, qualidade, atendimento e outras relevantes para a empresa no exercício de suas atividades.
O importante ao iniciarmos a definição de uma meta que servirá de base para uma campanha de incentivo é responder duas questões:
A meta é responsabilidade dos colaboradores?
A meta definida faz parte das atividades dos colaboradores, seu trabalho influencia a meta escolhida e a melhora do desempenho trará melhoria consequente nos resultados? Ou a meta é indiferente ao esforço das equipes? Por exemplo, uma meta comercial atrelada ao aumento de visitas comerciais, ou uma meta de qualidade vinculada à melhoria da avaliação de satisfação de clientes no atendimento faz sentido, mas uma meta de negócios atrelada à variação de taxa cambial ou implantação de sistema de gestão não depende do esforço dos colaboradores e não é de sua responsabilidade.
A meta pode ser medida com clareza?
Durante o andamento da campanha, as metas definidas podem ser medidas com clareza, permitindo seu acompanhamento por todos, influenciando positivamente? Ou não é possível acompanhar objetivamente a evolução dos resultados, gerando incerteza nos envolvidos e até falta de credibilidade pela campanha como um todo? Metas comerciais costumam ser mais claras, mas metas de satisfação, melhoria de clima interno e outras menos parametrizáveis podem impossibilitar seu acompanhamento e prejudicar a campanha.
Desta forma, respondendo essas duas questões conseguimos avaliar se a meta pretendida é adequada e contribuirá para o sucesso da campanha planejada.
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Ao estabelecer metas é muito importante que esta seja passível de realização, pois quando
as metas não são atingidas a equipe sente-se frustrada.