Para saber quais temas e abordagens são relevantes para a sua persona, é essencial identificá-los pelas etapas da jornada de compra. Confira!
Algo que gostamos de ressaltar quando falamos sobre a estruturação de estratégias de Marketing Digital é a importância de não ter pressa e, assim, seguir os passos iniciais para construir uma base sólida para suas futuras ações.
Um dos estágios iniciais e mais fundamentais é a criação de personas e a definição dos conteúdos que serão destinados a elas de acordo com suas necessidades e estágio na jornada de compra.
Conhecer o seu público e definir a sua (ou suas) persona é fundamental para entender quais são suas dores, necessidades e outras características. Além de conseguir direcionar ações e conteúdos que sejam, de fato, relevantes para ela. De nada adianta começar a produzir conteúdos, iniciar campanhas de mídia paga, estruturar fluxos de email se você não sabe quem (nem como) quer atingir.
Não existe uma fórmula pronta para o desenho de personas. E, claro, as informações relevantes que devem ser levantadas podem variar de empresa para empresa.
Quer entender melhor? Continue conosco e siga a leitura!
Construção de conteúdos para suas personas
Quem acompanha nosso blog e materiais sabe que o grande pilar do Marketing Digital de resultados (ou Inbound Marketing) é a produção de conteúdo – seja posts em blog, conteúdos ricos ou mesmo conteúdos do site.
E para saber quais temas e abordagens são relevantes para a sua persona, é necessário identificá-los pelas etapas da jornada de compra. O desenho das personas pode ir fundo na descoberta do que é necessário para elas em cada estágio e, assim, ajudá-las a avançar até o momento da venda.
Você deve estar pensando: “interessante, mas… como fazer isso na prática?”. Aqui vai uma opção que usamos na Resultados Digitais: entrevistar seu público! Podem ser clientes atuais da sua empresa ou mesmo Leads que ainda não compraram (nesses casos, é possível identificar entraves que os estejam impedindo de avançar na jornada). Basta direcionar perguntas que ajudem a identificar o que é relevante para ele, da descoberta até a compra.
De início, descubra como são seus hábitos de consumo de informações:
Canais por onde ele se informa (blogs, mídias sociais, jornais, revistas, etc). Isso é essencial para detectar por onde você pode atingi-lo: em quais blogs pode tentar guest posts, em quais mídias estar presente e anunciar e até mesmo guiar ações de assessoria de imprensa.
Quais temas o interessam em geral. Por exemplo, muitas pessoas da nossa base se interessam por empreendedorismo. Sabendo disso, lançamos o eBook Marketing Digital para Empreendedores.
Eventos que frequenta (temáticas, duração, etc). Se sua empresa oferece eventos, essa é a chance de ter inputs que ajudem na hora de montar um!
Sugestões de perguntas de acordo com as etapas da jornada de compra
1. Descoberta e aprendizado
Como era sua situação quando encontrou a nossa empresa na internet?
Quais conteúdos você buscou? E o que encontrou?
Como você chegou até nós (por qual canal, algum conteúdo específico)?
Durante essa etapa, teve algum tema que foi mais útil e supriu sua necessidade?
A conversa sobre essa etapa deve esclarecer como foi o ponto de partida da sua persona na jornada de compra, o que a levou a pesquisar sobre o tema X que a fez encontrar a sua empresa, qual era a sua situação.
Na maioria das vezes, ela está atrás de um conteúdo X, mas ainda sem ter ideia que tem uma dor ou necessidade. Aqui é interessante identificar quais palavras-chave ela buscou, pois pode ser um guia para seus futuros conteúdos, que serão “iscas” para capturar esse público.
2. Reconhecimento do problema
Qual era a situação da empresa antes de comprar a nossa solução? Qual era o seu problema/necessidade?
Quando você o identificou, o que fez? Como foi atrás de uma solução para ele?
Quais conteúdos da nossa empresa foram úteis para “despertá-lo” sobre essa necessidade?
Aqui é preciso saber quais eram suas dores e necessidades e o que ele fez quando descobriu isso. Pesquisou na internet? Como foi esse processo? Essa é uma boa maneira para saber quais conteúdos produzir para ajudar o Lead a reconhecer essa necessidade.
3. Consideração da solução
Quando você começou a procurar por soluções, o que você encontrou? (Concorrentes do mercado);
Quais impressões você teve das informações que encontrou sobre a nossa solução (site, posts, materiais)?
Elas foram úteis para você entender o nosso serviço/produto?
Com quem da empresa você conversou sobre o problema e sobre as opções que encontrou?
Essa etapa é essencial para saber o que oferecer para as personas que já chegaram até aqui e estão em busca de resolver seu problema. Quais conteúdos podem ajudá-la? Quais são os concorrentes que ela encontra nessa etapa e como se “blindar” contra eles?
Também é importante, caso seu público seja B2B, saber se sua persona é tomadora de decisão e, se não for, entender quem precisa ser envolvido nesse momento.
Por exemplo: caso você identifique que sua persona precisa provar o valor da sua solução para o chefe, você pode montar um template de apresentação que ela possa usar para destravar essa etapa.
4. Avaliação e compra
Quais foram os pontos mais importantes da nossa solução que o levou a se tornar um cliente?
Quem precisava estar envolvido na decisão da compra?
Qual informação sobre o nosso produto/serviço foi mais difícil de encontrar?
Saber os pontos fortes e relevantes para seu público, que nem sempre são os que sua empresa acredita, ajuda a direcionar sua comunicação para destacá-los (e até a fazer melhorias no seu produto). Aproveite também para detectar se sua persona encontra dificuldades nessa etapa para encontrar o que precisa sobre a sua solução.
Feita a entrevista, procure separar quais conteúdos e ações podem ser úteis em cada uma das etapas para servir como um guia para suas ações de Marketing Digital. É importante ter esse material como uma consulta permanente, assim você mantém sempre em mente a sua persona e passará a produzir conteúdos que realmente importam para ela.
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