Por: Keldner Pedreira
Muitas empresas não se atentaram que o profissional de vendas precisa ser bem valorizado até porque será ele quem trará dinheiro, através dos pedidos dos seus clientes e também será ele quem tem o termômetro do mercado, trazendo informações importantes de concorrentes, novas tecnologias e novidades do setor no qual sua empresa atua. No artigo de hoje vamos entender como podemos contratar vendedores de forma correta e ainda aprender 7 técnicas matadoras para não errar na hora da entrevista!
Mesmo com tamanha importância que um vendedor tem para a empresa, percebemos que muitas empresas contratam maus profissionais de vendas e deixam de ganhar muito dinheiro por não valorizar o profissional e também, por não possuírem uma equipe de bons vendedores.
MANEIRAS DE CONTRATAR UM VENDEDOR:
PRIMEIRA MANEIRA: TRAZER DA CONCORRÊNCIA
Bem, isso parece um pouco antiético dependendo do mercado em que a sua empresa atua, mas uma coisa é certa, se o seu profissional de vendas estiver bem onde trabalha dificilmente ele irá para a concorrência. Um aspecto relevante nesta contratação é que geralmente o vendedor vem com um salário mais caro do que das outras duas maneiras.
SEGUNDA MANEIRA: BUSCAR NO MERCADO
Você disponibilizará de mais tempo, terá que colocar anúncios em empresas especializadas em recrutamento em vendas e também terá que disponibilizar mais tempo para entrevistar diversos candidatos até encontrar o profissional que se adeque ao perfil desejado.
TERCEIRA MANEIRA: TREINAR INTERNAMENTE
Esta última maneira eu diria que é a mais sensata de todas, porque o profissional pode ir evoluindo dentro da empresa; conhecendo outras áreas. Quando a empresa possui um plano de carreira, os funcionários se sentem prestigiados em primeiro receber a opção de poder se candidatar a vaga e caso a vaga não seja preenchida internamente, a empresa deve procurar fora da empresa.
Qualquer profissional de qualquer área que tenha garra, vontade e entusiasmo pode aprender a vender, basta atitude. As habilidades e os conhecimentos em vendas não podem ser adquiridos do dia para a noite. Estes requerem dedicação, coragem, muita paciência e persistência. A jornada não é fácil, mas para quem procura a evolução constantemente e chega ao topo, vai querer permanecer no mesmo e, para isso, este profissional sempre precisa se aprimorar, se reinventar e nunca parar de estudar e evoluir.
COMO IDENTIFICAR O MELHOR VENDEDOR DURANTE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO:
O Gestor que queira encontrar um profissional de vendas precisa selecionar talentos que tenham atitude positiva, vontade de aprender e base curricular alinhada com a sua empresa. O gestor, gerente ou mesmo o supervisor comercial que entrevistará o candidato, que trará faturamento para a empresa no futuro, precisa estar atento ao lado pessoal, observando alguns pontos como:
- Saber se o candidato tem ambição;
- Saber se o candidato tem um projeto de vida;
- Saber onde ele quer estar daqui a dois e cinco anos;
- Saber o que ele estudou e o que tem intenção de estudar para a sua vida pessoal;
- Saber quais os três principais valores pessoais;
- Saber qual o seu ponto forte e seu ponto fraco.
Tudo isto é importante para o gestor saber porque, se o vendedor tem dificuldades em dizer seus planos para o futuro, demonstra que o mesmo terá dificuldades em ser um avião em vendas. Para ser um vendedor em excelência, precisa se planejar, estudar, aprimorar, ter objetivos e metas com prazos, lidar com pressão, melhorar a comunicação e se superar sempre.
Todo este movimento de aprimoramento é constante e nos leva ao sucesso. Aqueles candidatos a vendedor que sabem onde querem chegar e possui um plano definido com objetivos traçados de curto, médio e longo prazo, geralmente, são bem-sucedidos em vendas e na vida.
É lógico que além do gestor saber e tentar conhecer o lado pessoal, também é preciso conhecer a trajetória profissional deste vendedor, fazendo algumas perguntas básicas:
- Qual o seu melhor caso de sucesso em vendas?
- Qual a sua pior decepção em vendas?
- Qual o seu planejamento durante o dia para vender?
- Quais as técnicas de vendas que você utiliza?
- Quais as ferramentas de vendas que você mais utiliza?
- Quais são as suas estratégias e táticas utilizadas?
- O que você mais aprecia em sua profissão?
- Por que devemos contratar você?
- O que só você fará pela empresa que os outros candidatos não farão?
Com estas dicas, o gestor conseguirá identificar o melhor candidato a vendedor para a vaga. É provável que este profissional se tornará o melhor vendedor da empresa em um período de médio a curto prazo, pois, tudo indica que esta pessoa estará focada em resultados e, para ela, o topo será questão de tempo. Este profissional é o que chamamos de SuperVendedor!
ONDE ENCONTRAR UM BOM VENDEDOR!
Neste artigo, já vimos as três maneiras para encontrar um vendedor, vimos também como o gestor fará para identificar um bom candidato a vendedor e, agora, daremos algumas dicas de onde encontrá-lo.
Não será simples encontrar um vendedor muito bom, mas com as dicas abaixo a taxa de sucesso será maior.
7 DICAS PARA ENCONTRAR O MELHOR VENDEDOR!
1 – PERFIL:
Quando você identificar qual o perfil do vendedor ideal para sua empresa, você terá um padrão em vendas, lógico que a adversidade entre os vendedores é bem vinda para a equipe. Você pode identificar o perfil de vendedor para a sua empresa observando as características do seu melhor vendedor, o que ele faz de melhor e o quê o torna o melhor. Identificar as características do seu pior vendedor também é importante para você saber o que o vendedor não deve fazer no seu negócio. Feito isso, você terá um mapa das características que um vendedor deve ter para vencer no seu negócio.
2 – PRECONCEITO:
Esqueça preconceitos, pois o melhor é faturar, porém existem algumas características de negócio para negócio que se devem ser levadas em consideração como por exemplo, se os seus clientes só compram de vendedores mulheres, você deve contratar somente vendedores mulheres. Deixe de lado preconceitos tolos sobre raça, cor, religião e principalmente sobre a idade.
3 – DIVULGAÇÃO:
Existem algumas formas para você divulgar a vaga para encontrar o seu vendedor, tais como: site Linkedin, sites de recolocação; agências de emprego; universidades, escolas e cursos; anúncios de jornal; indicação de amigos e networking; mercado informal; campanhas de indicação; concorrência; bolsões de empregos sociais; antiga placa “precisa-se de vendedores” na porta da empresa e plano de carreira interno da empresa.
4 – PUBLICIDADE:
No caso de anúncios em sites de recolocação e classificados, se esforce em escrever um descritivo bem elaborado que chame atenção dos melhores vendedores e invista em um anúncio grande e de qualidade, como se fosse vender um produto. Ele sairá mais caro, porém, será mais visualizado e com isso as chances serão maiores de encontrar o melhor vendedor.
5 – ENTREVISTA:
Ao selecionar os currículos, faça uma triagem adequada eliminando os currículos que estejam fora do perfil como: candidatos que moram muito fora da(s) cidade(s) em que ele irá atuar. Através de uma ligação telefônica você poderá ter noção do nível do candidato e só, depois, agende o horário para entrevistá-lo. Na entrevista, aplique alguns testes psicológicos para obter mais detalhes da personalidade do candidato. Faça perguntas abertas para para conhecer um pouco mais dos candidatos e, por fim, em uma entrevista individual converse francamente, olho no olho, para descobrir suas habilidades e suas reais pretensões.
6 – PRECAUÇÕES:
Após ter selecionado o candidato final, é importante tomar as últimas precauções:
Busque referências em empregos anteriores e pergunte o porquê ele saiu da empresa.
Verifique diplomas e certificados.
Solicite comprovação de ganhos anteriores.
Coloque em uma folha de papel tudo aquilo que você não abre mão, como: pontualidade, boa aparência, honestidade, trabalho aos sábados entre outros. Pergunte se o candidato concorda com todos esses valores e peça para ele assinar uma via. É como diz o ditado: “O combinado não sai caro”.
7 – REMUNERAÇÃO:
Se a empresa está disposta a ter um bom vendedor, então ela estará disposta a colocar a mão no bolso e pagar melhor. Não existe milagres no mundo das vendas, pois o que motiva os melhores vendedores é o poder de ganho alto, a empresa que entende isto e valoriza os vendedores com certeza ela é ou será a líder de mercado, simples assim.
FRASE DO DIA:
Ayrton Senna um Campeão de Vendas!
“Na adversidade, uns desistem enquanto outros batem recordes”
Autor: Airton Senna
RESUMINDO COMO CONTRATAR BONS VENDEDORES:
Quando os gestores de uma empresa se planejam para contratar os melhores vendedores e buscam entender qual o mecanismo para manter estes vendedores, todos da empresa tendem a ganhar, porque estes vendedores qualificados trarão os melhores negócios. O comportamento e as características de trabalho destes melhores vendedores servirão de exemplo para os outros vendedores e o nível de vendas subirá nesta empresa.
Com as dicas de como encontrar o seu melhor vendedor, e se a sua empresa entender que precisa dar mais atenção ao seu departamento de vendas, será questão de tempo para esta empresa prosperar e chegar em excelência no que faz.
Quem traz o faturamento para a empresa é o vendedor, correto? Sendo assim, a empresa que contratar bons vendedores consequentemente aumentará o seu faturamento. Os bons vendedores não são baratos e não trabalham por pouco dinheiro, mas, se forem bons mesmo, venderão em média três vezes mais do que um vendedor ruim, mas não custarão três vezes a mais para a empresa.
Boa Sorte ao encontrar os seus melhores Vendedores!!!
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