Estratégias de marketing e planejamento ajudam as empresas a passarem por períodos de recessão sem fecharem as portas
Considerado por muitos um ano de recessão, 2015 está sendo um período de desempenho negativo para muitas empresas. A boa notícia é que crise é sinônimo de oportunidade para empreendedores e nem sempre quer dizer queda na lucratividade. Para Lucas Zanuzzi, consultor empresarial da Saffi Piracicaba, “em momentos como esse, devemos manter a calma e analisar a situação atual da nossa empresa. Existe uma preocupação exagerada em relação à crise. Queda nas vendas não necessariamente representa redução da lucratividade. Não podemos avaliar uma empresa, apenas pela sua redução nas vendas, o empresário precisa ter uma visão global de seu negócio, e precisa ter ferramentas para avaliar a situação”.
Para aqueles que estão vendo suas vendas caírem a ponto de comprometer a saúde financeira da empresa, essa é a hora de investir. Todas as medidas para aumentar as vendas nesse período só serão eficientes se os clientes ficarem sabendo de suas vantagens. “Os investimentos em Marketing são fundamentais nesse período de recessão, pois sem eles a empresa se esconde na crise, fazendo com que o cliente, que está mais seletivo em suas compras, vá até o seu concorrente e não em sua empresa”, ressalta Zanuzzi.
Nesse ponto a consultoria empresarial é um ótimo caminho, pois monta todo um planejamento estratégico para verificar a realidade financeira e os recursos disponíveis para investimentos. Essa é a hora de alinhar a situação atual com as necessidades da sua empresa. “A consultoria empresarial é de extrema importância nesse momento de recessão, pois irá avaliar a situação atual do negócio, entender todas as variáveis da empresa, e particularidades do setor. Após isso, o consultor montará o Planejamento Estratégico, com todas as sugestões de melhorias e auxiliará o empresário a implantá-las, sempre com um compromisso periódico”, esclarece o consultor.
Algumas outras medidas também são importantes. “Nesse momento temos que buscar um diferencial, efetuando uma venda mais consultiva, entrando na necessidade do cliente e oferecendo para ele tudo o que ele precisa. A venda precisa se tornar uma experiência ao cliente, fazendo com que ele se sinta importante. Por último, mas não menos importante, é o reajuste de preços. Vale rever os processos produtivos e identificar onde pode haver cortes no custo, repassando assim aos clientes um preço melhor. Isso demonstra parceria, fidelizando o cliente”, finaliza Zanuzzi.
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