Por: Heloisa Figueira
Grande parte das empresas possuem processos focados na venda de seus produtos e serviços, porém, esquecem do pós-venda. Mas esse perÃodo deve ser considerado tão importante como qualquer outra etapa do processo — ou até mais! É através dele que a você tem a oportunidade de fidelizar um cliente e conquistá-lo definitivamente.
Investir em técnicas de pós-venda tem sido um dos principais desafios das empresas. É nesse momento que é possÃvel avaliar a satisfação do cliente, assim como identificar quais erros foram cometidos e estabelecer estratégias para consertá-los. O processo de venda, afinal, não deve ser momentâneo: é preciso construir um relacionamento duradouro com o cliente. Conheça agora algumas dicas que vão te ajudar a aprimorar o pós-venda da sua empresa!
Feedbacks nunca são inúteis!
Uma vez realizada a venda, é o momento de saber qual foi a opinião do cliente sobre o seu produto. Por isso, busque obter informações sobre a satisfação do consumidor. Não deixe que ele se sinta abandonado, principalmente se foi firmado um contrato para a prestação de serviços durante um determinado perÃodo de tempo. Por isso, tente obter um feedback e busque soluções para os problemas apresentados pelo consumidor.
Mostre sempre os novos produtos e promoções
Não pense somente em consumidores potenciais, mas lembre-se sempre dos clientes fidelizados. Não pense que clientes antigos vão sempre retornar à sua empresa para comprar. Eles precisam ser cativados, mesmo após a venda. Mostre a esses clientes suas promoções e novos produtos, fazendo com que eles continuem interessados por seus serviços. Além disso, através dos dados de seus consumidores tente separá-los de acordo com suas necessidades, segmentando as promoções que atendam melhor as suas preferências. Lembre-se que é menos custoso agradar um cliente que já realizou compras em sua organização do que conquistar um novo!
Mantenha um contato constante com o cliente
O cliente precisa conseguir se comunicar com sua empresa, assim como ela se comunica com ele. Grande parte dos clientes não volta a fazer compras devido à dificuldade em entrar em contato com a empresa para resolver qualquer coisa. Por isso, mantenha seus meios de comunicação em funcionamento e tenha profissionais qualificados para essa função.
Muitas vezes, as empresas contratam profissionais para esses cargos e não realizam nenhum tipo de treinamento, fazendo com que eles não se integrem aos objetivos da empresa, seus valores e sua forma de conduzir as coisas, dando menos informações úteis ao consumidor. Falar com a empresa deve ser fácil e rápido e, além disso, as dúvidas do cliente devem ser sanadas, com isso, ele poderá voltar a comprar sem receios. Utilizar as redes sociais para esse tipo de comunicação também é uma ótima opção!
Use um CRM
Pode parecer óbvio, mas o fato é que muitas empresas ainda negligenciam a importância dessa ferramenta no relacionamento com o cliente. Através do CRM a sua equipe de vendas pode monitorar melhor todas as interações e processos de cada cliente, seus dados, suas preferências, reclamações, expectativas e, com isso, saber a hora certa de agir para oferecer novos produtos ou fazer uma venda maior.
Além disso, o CRM facilita o pós-venda, pois reúne todos os dados de contato dos clientes.
Evite surpresas
Mesmo que a compra já esteja realizada, o cliente precisa confiar na empresa, por isso, as surpresas devem ser evitadas! Caso o cliente deseje realizar a troca do produto, faça com que esse processo seja rápido e sem complicações, mostrando a ele como você se importa em servi-lo bem, mesmo após a compra já realizada. Isso fará com que ele confie na sua empresa e volte a utilizar seus serviços sempre que necessitar.
Peça indicações a seus clientes
Se você fez uma excelente venda e o cliente está satisfeito, peça que ele avalie o desempenho da sua empresa e indique os produtos ou serviços que já consumiu. Com isso, ele poderá mostrar para os demais consumidores como confia na sua organização. Além de garantir que ele volte a utilizar seus serviços, você estará atraindo novos clientes também.
Possui mais alguma dica para aprimorar o pós-venda que não colocamos aqui? Comente e conte para nós!
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