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08 de junho de 2021 - 17:01

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Você é daqueles que acredita que bons vendedores nascem com esse dom? O mito dos “vendedores natos” não é totalmente absurdo, mas, na verdade, é possível sim aprender a vender!

7 dicas de como aprender a vender

Aprender a vender cada vez melhor é a obrigação de todo profissional de vendas.

Por isso, seja você um veterano ou um iniciante na arte de vender, confira nossas dicas de como ser um bom vendedor.

1. Conheça bem o produto ou serviço que você quer vender

A primeira dica de como ser um bom vendedor consiste em conhecer a fundo a solução que você vai oferecer para seus futuros clientes.

Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, o nível de conhecimento que os cliente têm hoje dos produtos e serviços – inclusive dos seus concorrentes – é muito grande.

Isso acontece porque a internet deu acesso fácil para que todos se informem muito bem antes de entrar em contato com um vendedor. Dessa forma, hoje você está lidando com um novo tipo de cliente, o chamado consumidor 3.0.

Portanto, não há como trabalhar com vendas se você não tiver pleno conhecimento sobre as funcionalidades, as vantagens, os valores agregados e até mesmo as limitações do seu produto ou serviço.

O vendedor que entende tudo sobre a solução que ele comercializa tende a transmitir maior segurança e confiança para o cliente em potencial, o qual ficará mais inclinado a fechar negócio.

2. Conheça o seu potencial cliente

Tão importante quanto conhecer o produto ou serviço que está sendo vendido é entender quem é o seu potencial cliente.

No caso de vendas no mercado B2B, é fundamental levantar dados sobre a empresa para a qual você está oferecendo suas soluções. Ou seja:

Qual o porte da empresa?

Em mercado ela está inserida?

Quem é o público para o qual essa empresa se destina?

Quais as principais necessidades dessa empresa?

Qual é o perfil dos tomadores de decisão?

Responder essas e outras perguntas te deixará mais preparado para argumentar e convencer seu cliente de que a sua solução é a mais vantajosa.

Além disso, mostrar que entende do negócio do cliente, e até do ramo de atividade dele em geral, deixa claro que você é um especialista na área. Assim, além da solução de sua empresa, você deve oferecer uma verdadeira consultoria para o cliente vender mais.

Entenda isso melhor lendo estes dois posts de nosso blog:

O diferencial de uma venda consultiva

Um mergulho no universo das vendas complexas

3. Use ferramentas online

Quem deseja trabalhar com vendas hoje em dia precisa saber como utilizar softwares de gestão de tarefas e outros que facilitem o seu dia a dia profissional. Isso porque essas ferramentas tecnológicas otimizam o trabalho do vendedor e contribuem para que ele alcance resultados mais satisfatórios.

Um sistema de Customer Relationship Management (CRM), por exemplo, pode te ajudar a gerenciar melhor seus contatos e a desenvolver um relacionamento mais duradouro e personalizado com seu clientes.

4. Faça uso inteligente das redes sociais

Quem quer aprender a vender precisa utilizar as redes sociais com sabedoria. Elas podem ser um valioso instrumento de vendas, desde que sejam utilizadas de maneira inteligente para divulgar os produtos e serviços e cultivar um relacionamento com clientes e prospects.

Para isso, é importante entender a linguagem de cada rede social, a maneira com que os algoritmos funcionam, as opções de posts patrocinados, a frequência e o conteúdo das publicações etc.

Além disso, são uma excelente fonte de informações sobre os clientes, seus hábitos e costumes, e mesmo o perfil e os valores de uma empresa.

5. Domine os programas de apresentação

Nesta quinta dica de como ser um bom vendedor, é de extrema importância que esse profissional tenha domínio sobre os principais programas de apresentação, como Power Point, o Prezi e o Keynote.

Essas ferramentas são muito úteis durante uma negociação, pois elas ajudarão o vendedor a ilustrar melhor seus argumentos e convencer o cliente a fechar negócio.

Você também, pode acrescentar gráficos e infográficos, tornando a leitura mais agradável e fácil de se compreender.

6.  Supere as expectativas do cliente

Para saber como aprender a vender, é preciso entender a importância de superar as expectativas do cliente.

Ofereça benefícios e vantagens exclusivas para o cliente durante a negociação, como brindes, condições especiais de pagamento, período de free trial, etc. Faça com que ele se sinta especial.

7. Não subestime o pós-venda e o customer success

O trabalho de um vendedor não termina quando a venda é finalizada. O pós-venda também é importante para a construção de um bom relacionamento com o cliente e para garantir que ele volte a comprar.

Por isso, para saber como ser um bom vendedor, é imprescindível entrar em contato com o cliente para saber como tem sido a experiência dele com seu produto ou serviço, se ele tem alguma dúvida a ser esclarecida ou alguma sugestão a fazer.

Assim, ele vai perceber que você se importa com ele; e isso fará toda a diferença na escolha dele quando for preciso fazer uma nova compra.

Hoje o pós venda evolui para o que se chama de customer success, ou sucesso do cliente. Trata-se da prática de fazer tudo ao alcance da empresa para que seus clientes tenham o sucesso que esperam ao usar as soluções que compraram.

7 habilidades de vendas que todo vendedor precisa desenvolver

O que achou das nossas 7 dicas de como aprender a vender?

Para que você entenda melhor o que é preciso para ser um vendedor de sucesso e com resultados acima da média, separamos aqui 7 habilidades de vendas consideradas essenciais.

1. Capacidade de prospectar clientes

A primeira habilidade que quem deseja aprender a vender deve desenvolver é a capacidade de prospectar clientes.

Ou seja, um bom profissional de vendas precisa ser capaz de atrair clientes, despertar o interesse por suas soluções, identificar necessidades não atendidas e oportunidades de fechar negócio.

2. Relacionamento interpessoal

Em vendas B2B, o vendedor muitas vezes precisa ir até o cliente para apresentar sua solução pessoalmente, o que exige desse profissional a habilidade de desenvolver um relacionamento interpessoal.

Se o profissional de vendas não souber interagir cara a cara com o cliente de maneira natural e fluida, dificilmente ele conseguirá fechar algum negócio. É preciso deixar a timidez de lado e ter mais desenvoltura.

3. Preparar-se para uma reunião

Quem quer aprender a vender precisa aprender também a se preparar para uma reunião de venda. Essa é uma habilidade determinante para o fechamento de um negócio.

O vendedor que chega despreparado para uma reunião, sem um portfólio em mãos, sem uma apresentação da empresa e das soluções oferecidas ou sem nem mesmo conhecer o cliente, está fadado ao fracasso.

4. Criar rapport

Rapport é um conceito que significa, basicamente, criar uma ligação de empatia com o outro.

O vendedor que tem essa habilidade consegue se colocar no lugar do cliente e entender com mais clareza suas necessidades. Isso permite que ele seja mais certeiro na sua argumentação e apresente as soluções ideais, o que aumenta as chances de conversão.

5. Storytelling

O storytelling é uma habilidade que faz toda a diferença no desempenho de um vendedor.

Saber criar uma narrativa em que o produto ou serviço oferecido é a solução para os problemas do cliente impacta positivamente os resultados de um profissional de vendas.

6. Personalizar suas vendas

A habilidade de personalizar uma venda pode ser o diferencial entre você e seus concorrentes.

Ora, se eles oferecem produtos semelhantes ao seu, como se destacar para conquistar a preferência do cliente? A personalização pode ser uma boa alternativa.

O cliente gosta de se sentir único e especial. Portanto, um atendimento sob medida, pensado única e exclusivamente nele pode ser decisivo na escolha do cliente.

7. Ser consistente nas vendas

Um bom vendedor precisa ter consistência em suas vendas. Para atingir as metas estabelecidas, esta é uma habilidade essencial.

Ser consistente nas vendas é não deixar se abater pelas adversidades, é conseguir manter bons resultados mesmo em épocas mais difíceis e saber superar desafios.

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