Acompanhe, a seguir, como é possível melhorar o controle da equipe de vendas com uma ferramenta de geolocalização:
Acompanhamento em tempo real de rotas
Para que o geomarketing funcione é essencial pensar em eficiência e produtividade e, por isso, a escolha das rotas certas faz toda a diferença. A economia na seleção dos trajetos é ainda mais necessária quando é a empresa a responsável por custear as viagens.
Nesse sentido, a geolocalização permite que os gestores acompanhem para onde a equipe está indo, qual caminho está levando, se isso é ou não bom para empresa e se está ou não de acordo com o planejamento.
Avaliação de possíveis novos clientes
Com o uso da geolocalização, também é possível traçar rotas que levam a novas possibilidades de negócio, já que há o monitoramento em tempo real, possibilitando organizar as ações de forma estratégica.
Assim, a viagem para visitar um cliente pode também resultar na prospecção de outro cliente em potencial, fazendo com que a empresa e o vendedor elevem a eficiência do geomarketing.
Adaptação da estratégia
Como os resultados aparecem em tempo real, é possível saber exatamente o que funciona e onde funciona. Essa atitude é potencializada quando um histórico do cliente é mantido.
Isso permite uma adaptação muito mais dinâmica da estratégia de vendas, já que as ações acontecem na hora. Perguntas como “a venda foi concretizada?”, “se a venda não foi concretizada qual foi o motivo?” e “qual a região possui mais potencial real?” aliadas às respostas dadas pela geolocalização melhoram significativamente os resultados da empresa.
Diminuição de gastos
Com o uso da geolocalização, acabam as ligações para os vendedores para saber onde eles estão e quais serão os seus próximos passos, diminuindo a burocracia e os gastos nos processos.
Além disso, como o gestor tem controle total sobre quais rotas são feitas, os vendedores ficam impedidos de fazer caminhos mais longos (e caros) e menos eficientes.
Maior controle da equipe
Em última análise, a geolocalização é capaz de trazer um maior controle de gestores sobre a equipe, já que é possível saber onde cada um está e fazendo o quê exatamente.
Isso por si só já aumenta a eficiência da equipe, que não precisa se preocupar em ficar se reportando a todo o momento, e também do gestor, que não tem que ficar entrando em contato com os seus colaboradores a cada saída.
Através de um software que utiliza a geolocalização, a força de vendas da empresa e da equipe são consideravelmente aumentadas. E você, já experimentou o serviço de geolocalização com a sua equipe? Conte um pouco sobre a sua experiência e as suas expectativas com o serviço!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
que empresas recomendam?