Jun
29
28 de junho de 2023 - 17:02

Cinco-praticas-experiencia-do-usuario-televendas-cobranca-1

Você já pensou em como seu cliente se sente ao interagir com a sua marca na Internet?

Entender as necessidades de quem compra na sua loja virtual e transformar essa jornada numa experiência agradável são o foco de uma área que vem ganhando destaque no e-commerce: a experiência do usuário.

Esse é hoje um dos temas mais debatidos no comércio eletrônico, pois impacta diretamente nas taxas de conversão da loja online.

Com isso, surgem muitas dúvidas: qual a importância de aprimorar a experiência do usuário dentro do seu e-commerce? Como construí-la? Quais benefícios isso oferece?

Neste artigo, você vai entender o que é experiência do usuário e por que a sua empresa precisa dela para vender ainda mais.

Os motivos? Se você não está investindo nessa estratégia, seus concorrentes certamente estão.

Afinal, o que é a experiência do usuário?

A expressão Experiência do Usuário – também conhecida como UX (User Experience, em inglês) – nada mais é do que a impressão que o seu site causa nas pessoas enquanto navegam, desde o primeiro clique até o momento em que elas fecham a aba do navegador.

Aposto que você está lendo isso tudo e pensando no design do seu site, hein? Bem, o design também é um ponto importante para a UX, mas não é o único.

Para oferecer uma boa experiência ao usuário, é preciso bem mais do que apenas ter um site ou aplicativo bonito. Além da estética, a qualidade das imagens dos seus produtos, a facilidade de navegação e a qualidade do atendimento são alguns dos fatores imprescindíveis para garantir a satisfação de quem visita a sua página na Internet.

Você deve estar se perguntando: por que isso é tão importante assim?

Oras, porque clientes costumam ter opiniões – e são eles que decidem se voltam ou não a comprar de você!

A importância da experiência do usuário no e-commerce

Quem compra na Internet está ficando cada dia mais exigente, e a experiência do usuário não deve ser deixada de lado.

É preciso pensar na experiência do usuário em todas as interações que ele tiver com a sua marca. Isso é importante porque toda a experiência pode ser comprometida caso o cliente tenha em algum momento uma decepção ou frustração.

Por isso, existem alguns pilares fundamentais que precisam ser levados em consideração na hora de aplicar essa estratégia na sua loja. Dessa forma, é possível ajudar quem estiver navegando com clareza pelo seu site e ainda provocar sentimentos positivos enquanto faz isso.

A experiência do usuário deve ser o foco da sua loja virtual

Dentro da experiência do usuário, há um pilar básico e imutável: o foco nas pessoas. Você precisa conhecer seus clientes e entender o que essa pessoa procura, o que a surpreende e satisfaz.

A principal preocupação da UX é com a necessidade do cliente e, para isso acontecer, é preciso avaliar o seu e-commerce sobre a perspectiva de quem compra de você.

É importante você sempre se questionar:

As pessoas que compram na minha loja se sentem seguras e confortáveis?

Essas pessoas sentem que o atendimento foi mais atencioso do que o normal?

Elas sentem que somos transparentes e que não pretendemos enganá-la?

Elas encontram facilmente o produto que procuram no meu site?

Buscar respostas positivas para esses questionamentos é a chave para que a experiência do usuário no seu e-commerce seja um sucesso.

Como melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual

Mas como fazer com que essa interação no seu e-commerce seja prazerosa e, ao mesmo tempo, eficiente? Existem boas práticas para isso, e separamos cinco de UX para adotar no seu e-commerce. Vem conferir:

1 – Usabilidade

Uma loja online precisa ser fácil de navegar, ao mesmo tempo que precisa ter uma estética agradável.

Quando você quer fazer alguma coisa dentro do seu site, consegue facilmente? Ele é intuitivo? Ou são necessários minutos de procura para achar a sua resposta? Avalie isto!

2 – Credibilidade

Atenção redobrada a essa prática aqui! A sua plataforma precisa (aliás, deve) passar segurança ao usuário no momento da navegação. É importante ter um design livre de erros e que atenda às expectativas para não perder credibilidade. Anotou isso aí?

3 – Acessibilidade

Esse é um ponto muito interessante. Você deve proporcionar acesso facilitado ao conteúdo da sua plataforma, seja em celulares, tablets, notebooks ou qualquer outro meio. É necessário se adaptar. Afinal de contas, nós usamos dezenas de dispositivos (e simultaneamente).

Também é importante considerar recursos que permitam a navegação de pessoas com deficiência, como clientes com dificuldades de visão ou coordenação motora.

4- Funcionalidade

Se a sua plataforma cumpre o que promete e soluciona os problemas dos usuários, ela é funcional. Se ela entrega o necessário, da maneira certa e dentro das expectativas, isso é um ponto a seu favor e valorizado por quem navega na sua página. Sabe por quê? É simples, pois instiga a continuar usando o produto ou serviço por mais tempo.

5- Desejabilidade

As pessoas precisam desejar o seu produto ou serviço. O visual é muito importante nessa hora. Afinal, gostamos de usar coisas agradáveis, bonitas e interessantes que satisfazem e proporcionam um sentimento de atração. Aposte nisso!

Independentemente da plataforma digital, seja ela um aplicativo, site, blog ou loja virtual, o objetivo deve ser proporcionar uma experiência de uso positiva para o maior número de pessoas possível.

Esses tópicos destacados acima são algumas práticas que formam a experiência do usuário. Sendo assim, não deixe de aplicar essas boas práticas de UX no seu negócio. Invista nessas pequenas ações!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: