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17 de julho de 2023 - 17:04

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O checkout transparente é um recurso disponibilizado pela plataforma de e-commerce ou meio de pagamento digital que permite que o consumidor finalize a sua compra no próprio site da loja virtual. Saiba mais!

As compras online se consolidaram no Brasil, principalmente a partir da pandemia. Porém, apesar de estar no gosto dos consumidores, um fator limitante entra em questão: os clientes ainda têm medo de comprar online.

E não é para menos, afinal, novos golpes surgem todos os dias tendo os consumidores como principal alvo.

Por isso, é importante investir na segurança e na transparência do seu negócio digital, garantindo que o cliente entenda a idoneidade e seriedade da sua marca. Nesse sentido, o checkout transparente é uma importante ferramenta.

Entenda a seguir o que é o checkout transparente e a sua importância para a experiência de compra do cliente no ambiente digital.

O que é checkout transparente?

O checkout transparente é um recurso disponibilizado pela plataforma de e-commerce ou meio de pagamento digital que permite que o consumidor finalize a sua compra no próprio site da loja virtual.

Ou seja, diferentemente do checkout tradicional, ele não redireciona o cliente para um site externo no momento de inserir os dados de pagamento da compra. Preservando, portanto, a identidade visual e o layout da marca durante esse processo.

Vale lembrar ainda que o checkout é uma etapa decisiva para a efetivação de uma compra digital. Ele envolve o cadastro do usuário no site, a verificação dos itens a serem adquiridos, a escolha do modo de entrega e a realização do pagamento.

Checkout Transparente e Segurança

Quando dizemos que o checkout transparente é importante para a segurança, isso está muito atrelado à sensação do cliente.

Isso porque o checkout tradicional também é seguro, já que é disponibilizado por empresas de pagamento sérias, que passam por diversas validações e regulamentações. No entanto, ele não passa a confiabilidade necessária para que o cliente digite seus dados sensíveis com segurança.

Com os diversos golpes que são aplicados na internet todos os dias, ao seguir para uma nova página, de uma marca que o cliente pode não conhecer, ele se sente inseguro e desconfiado e, muitas vezes, pode abandonar o carrinho.

Os números comprovam: 20% dos consumidores brasileiros abandonam um carrinho quando o site ou aplicativo não passa segurança na hora do pagamento. Os dados são da pesquisa Opinion Box sobre abandono de carrinho.

Ou seja, não contar com uma ferramenta tão simples, mas indispensável, como o checkout transparente, pode significar a perda de cliente e, consequentemente, de rentabilidade no seu negócio digital.

O que mais é preciso no momento do checkout?

Ter um checkout sem redirecionamentos não é o único fator imprescindível para garantir a conversão de vendas e proporcionar a experiência de compra que o cliente merece.

Conheça a seguir outros pontos que impactam na decisão de compra do cliente nesse passo final.

Formulário otimizado

Segundo a pesquisa do Opinion Box, 10% dos brasileiros desistem do pedido quando a etapa de pagamento é muito longa e quando é preciso preencher muitos campos.

Ou seja, pedir muitas informações no processo de compra, mesmo que sejam preciosas para o seu negócio, pode fazer o cliente desanimar de terminar o pedido.

Por isso, é importante criar um formulário enxuto e simples de entender e preencher. Outro ponto importante é deixá-lo em destaque na tela do comprador, evitando a distração do cliente nesse momento tão importante.

Por fim, uma pop-up de saída pode ajudar a reter a atenção do usuário nessa etapa. Assim, ao tentar sair do checkout do site, um aviso surge na tela com algum gatilho mental ou condição exclusiva que incentive o usuário a finalizar o pagamento.

Dica: se atualmente você pede mais dados que o necessário no momento de finalização da compra, por exemplo em relação aos seus hábitos de compra, pode transferir essas perguntas para uma pesquisa no pós-venda.

Dessa forma, você coleta as informações que precisa para a sua estratégia de vendas e, ainda, fideliza os clientes ao mostrar atenção e cuidado após a realização de uma venda.

Formas de pagamento

Outro ponto importante para qualquer negócio vender online e atender bem o próprio público é oferecer variadas formas de pagamento, como cartão de crédito à vista e parcelado, Pix, boleto, voucher, entre outros.

Também de acordo com o levantamento Opinion Box, 17% dos compradores digitais desistem do pedido ao chegarem no checkout e a loja não disponibilizar o método de pagamento que eles gostariam de usar.

Então, nesse caso, quanto mais, melhor! Ofereça todas formas de pagamento possíveis e tenha sempre atenção nas novidades desse mercado para não deixar de atender bem o seu cliente.

Estabilidade

Por fim, mas tão importante quanto qualquer uma das dicas anteriores, está a estabilidade.

Já aconteceu de você, enquanto consumidor, entrar em um site com carregamento super lento e, de repente, ele cair? Ou pior, você fazer toda a escolha dos produtos, tamanhos e quantidades e, no momento de realizar o pagamento, o checkout estar indisponível ou apresentar algum erro de processamento?

Isso acontece quando o meio de pagamento escolhido pela loja virtual não apresenta uma tecnologia robusta e com alta disponibilidade. Todo negócio digital precisa contar com uma infraestrutura que funcione 24 horas por dia e sete dias por semana, afinal, a qualquer momento um cliente pode querer comprar.

Experiência do cliente em primeiro lugar

Como já demonstrado até agora no artigo, o checkout transparente é uma funcionalidade que passa sensação de segurança para o consumidor. Além disso, ao ser bem estruturada, cria fluidez para quebrar objeções de comprar e guia o cliente no caminho correto até a finalização da compra.

Dessa forma, proporciona uma experiência segura, rápida e sem atritos – tudo que o consumidor digital anseia e precisa. Então, o que falta para você rever a página de finalização de compras do seu site?

Se precisar de ajuda com isso, conte com o Pagar.me, meio de pagamento digital parceiro da Hi Platform, que conta com checkout transparente, histórico de estabilidade em épocas com grande volume de transações e todas as formas de pagamento que o seu cliente precisa.

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