Jul
06
05 de julho de 2021 - 17:01

Chatbot-marketing-como-essa-ferramenta-pode-ajudar-a-sua-empresa-a-aumentar-as-vendas-televendas-cobranca-1

É cada vez mais frequente o uso de chatbot nas empresas. As marcas estão percebendo o valor que essa ferramenta tem para fomentar o diálogo com o público, prospectar novos negócios, agilizar a jornada de compra e fidelizar clientes.

Com interações amigáveis e abordagens personalizadas, os chatbots vem se tornando grandes aliados das estratégias de marketing nas organizações. Com eles, é possível oferecer uma experiência de atendimento em tempo real e escalar a geração de leads.

Quer saber mais? Então, continue a leitura deste artigo para entender melhor o que é e para que serve chatbot e de que maneira é possível utilizar o chatbot no marketing do seu negócio.

Confira também nas próximas linhas um comparativo chatbot vs e-mail marketing e saiba em qual estratégia vale mais a pena investir.

O que é e para que serve chatbot?

Basicamente, podemos definir o que é chatbot como um robô conversacional automatizado. Trata-se de um software que, geralmente por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning, simula conversas entre seres humanos imitando sua linguagem.

Graças ao Processamento de Linguagem Natural, o usuário de carne e osso quase não percebe que está conversando com um robô. Isso porque, quanto mais a pessoa interage com o chatbot, mais ele aprende sobre o usuário.

Com o chatbot, a empresa consegue fornecer um atendimento 24/7 para o público, sem a necessidade de usar seus funcionários. Além disso, essa ferramenta de automatização permite que a empresa, dessa forma, não precise mais dedicar tempo e mão de obra para atender demandas menos complexas e muito repetitivas.

A comunicação entre a empresa e o público é feita em uma plataforma para troca de mensagens instantâneas.

Como usar chatbot no marketing?

O chatbot tem como principal trunfo a facilidade de iniciar diálogos com o público. Além disso, os robôs conversacionais possibilitam interações mais ágeis, sem exigir dos usuários total atenção ou instalação de aplicativos.

Essas e outras características só têm a beneficiar as estratégias de marketing da empresa.

Veja a seguir de que maneiras você pode implementar o chatbot no marketing do seu negócio.

1. Prospecção de novos clientes

Os chatbots também podem ser utilizados para fazer os contatos iniciais com clientes em potencial.

Um chatbot hospedado na plataforma do Facebook Messenger, por exemplo, pode segmentar os visitantes do perfil da marca na rede social para iniciar diálogos a fim de prospectar novos clientes.

2. Geração e qualificação de leads

Os chatbots são muito eficientes na coleta e armazenamento de dados cadastrais dos usuários com quem a empresa interage.

Esses robôs podem oferecer algo relevante em troca, como conteúdos ricos ou descontos exclusivos no produto ou serviço que a empresa comercializa.

De posse dessas informações sobre os leads, a plataforma começa a personalizar as mensagens e qualificar os leads a cada interação. Assim, eles são conduzidos por todo o funil de vendas.

3. Engajamento com a marca

Outra maneira de usar o chatbot marketing é no aumento do engajamento de prospects, leads e clientes com a marca.

Com essa ferramenta, os usuários conversam com a empresa como se estivessem conversando com um amigo. Isso gera uma aproximação e uma identificação maior com a marca, que faz uso de discursos personalizados de acordo com os gostos, interesses e preferências do usuário.

4. Execução de pós-venda e fidelização

O chatbot marketing também pode ser utilizado para executar estratégias de pós-venda, como entrar em contato com o cliente questionando-o sobre sua satisfação com o produto ou mantendo-se disponível para esclarecer quaisquer dúvidas. Essa estratégia contribui para a fidelização dos clientes.

Conclusão: chatbot vs e-mail marketing: qual é melhor?

Será que, com a proliferação dos chatbots, o e-mail marketing perderá relevância?

O e-mail ainda é uma importante ferramenta de marketing. No entanto, os chatbots chegaram trazendo uma nova proposta com algumas características que se sobressaem ao e-mail marketing.

Por exemplo, a taxa de abertura de uma mensagem no chatbot é de 2 a 3 vezes maior que a observado nos e-mails marketing.

Além disso, os chatbots são mais bem aceitos por usuários mais jovens, da geração Y e Z.

Porém, o e-mail marketing também possui certas vantagens sobre os chatbots. Por exemplo, a nutrição de leads pode ser feita via conteúdos mais aprofundados, o que é mais difícil de fazer no chatbot.

Ou seja, é possível concluir que, ao decidir entre chatbot ou e-mail marketing, é importante que a empresa entenda quem é o público com quem ela quer se comunicar. O ideal é que seja feita uma combinação das suas ferramentas.

Agora que você já sabe mais sobre chatbot no marketing, que tal implementar essa solução tecnológica no seu negócio?

Ainda não está convencido das vantagens de usar um chatbot nas ações de marketing de sua empresa? Então, dê uma olhada nas razões apontadas abaixo:

Chatbot-marketing-como-essa-ferramenta-pode-ajudar-a-sua-empresa-a-aumentar-as-vendas-televendas-cobranca-interna-1

Mas como acompanhar o desempenho da área comercial para saber se os chatbots ou o e-mail marketing está trazendo melhores resultados?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: