A relação comercial vai muito além de divulgar preço, falar do produto e finalizar a venda. Não basta somente entender das competências técnicas, é fundamental entender de gente.
Estamos na era que ninguém mais gosta de atendimento robotizado, padronizado. A espontaneidade em conjunto com o bom senso, faz do atendimento humanizado um grande aliado das vendas.
Como se sobressair em uma relação comercial?
Entender a necessidade do cliente para apresentar a melhor solução, é imprescindível. Mas sinto que conversar com o cliente sentindo alegria, amorosidade e com energia, faz total diferença.
É muito importante as empresas entenderem isto e permitir aos seus colaboradores atuarem de forma personalizada, de acordo com cada situação e perfil de cliente, ao invés de simplesmente utilizar aquele velho script fora de moda.
Para vender, o profissional deve gostar desta atividade e entender que o cliente sempre estará no centro da relação.
O recomendado para se destacar em uma relação comercial é ser objetivo, manter o ritmo de uma boa conversa com firmeza e conteúdo. Assim, esta relação se torna única para o cliente e perante ao mercado que, de modo geral, está carente de profissionais com este perfil.
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Quais os benefícios de manter um relacionamento diferenciado com o seu cliente?
Aqui não estamos falando simplesmente de dinheiro. Estamos falando de realização pessoal, da maravilhosa sensação do reconhecimento do nosso trabalho pelas pessoas.
Bater meta e ser reconhecido como um bom profissional é incrível, mas receber elogios genuínos de clientes após uma reunião é o que realmente faz total diferença e é a verdadeira “cachaça da venda”. O resto é consequência de um trabalho bem-feito.
Ser lembrado pelo seu cliente, ser indicado para novos clientes devido ao bom atendimento prestado, faz deste profissional muito diferenciado no mercado.
Fazer uma negociação onde ambos saem ganhando é importante, porém quando não ocorre o vínculo que gera a confiança em seu cliente, ele pode simplesmente fechar com o seu concorrente por preço menor, por exemplo.
Por fim, seu cliente precisa saber que, se houver a necessidade de um pós-venda, você estará lá para ajudá-lo. A resolução de problemas é um fator relevante para uma relação comercial de sucesso.
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