Você se entrega por inteiro às experiências? Mostra todas as suas faces para as pessoas? Deixa transparecer as suas fragilidades ou acredita que precisa ser perfeito o tempo todo? De forma bem resumida, é sobre esses temas que trata o livro A coragem de ser imperfeito – Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, best-seller que também traz importantes lições para vendedores e gestores de vendas.
A famosa obra de Brené Brown, que ficou em primeiro lugar na lista do The New York Times, ajuda a quebrar o mito da vulnerabilidade. Ela trata da importância de sermos quem somos e não quem achamos que deveríamos ser e de aceitar as nossas fragilidades para, assim, se fortalecer.
De imediato, talvez não seja possível fazer uma ligação direta desses temas com a carreira em vendas, mas, basta refletirmos um pouco para nos darmos conta de que se tratam de pontos relacionados aos desafios que os profissionais encontram diariamente na área comercial.
Quem é Brené Brown, a autora de A coragem de ser imperfeito?
Brené Brown é escritora e professora-pesquisadora na Universidade de Houston, nos Estados Unidos. Além disso, ela também é professora visitante na Universidade do Texas na Austin McCombsSchoolof Business.
Os principais focos dos seus estudos, que já duram duas décadas, como sugere o título e o conteúdo do seu livro A coragem de ser imperfeito, são a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia.
Além dessa obra, entre as suas publicações, a autora tem outros quatro best-sellers entre os melhores do New York Times. Entre eles, estão Mais forte do que nunca – Caia. Levante-se. Tente outra vez e A coragem para liderar – Trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos.
Além de importante e reconhecida estudiosa, Brené Brown também apresenta dois podcasts semanais: UnlockingUs e Dareto lead.
Medo x vulnerabilidade: ser vulnerável não significa fraqueza
Como seres humanos, todos temos necessidades relacionadas ao afeto, ao amor, à conexão e ao pertencimento. Consequentemente, os nossos medos, muitas vezes, estão ligados a isso: temos receio de ser rejeitados, de não sermos bons o suficiente para sermos amados.
Em função disso, de acordo com o que a autora defende em A coragem de ser imperfeito, nos esforçamos para passar uma imagem de perfeição, ocultando nossos medos e imperfeições, como se fôssemos seres sem defeitos e sem fragilidades.
Se muitas pessoas têm dificuldade para lidar com as suas partes mais sensíveis e tendem a escondê-las na sua vida pessoal, na vida profissional o receio de parecer fraco é ainda mais comum. E a situação é ainda mais marcante em ambientes nos quais existe bastante competição, como na área comercial.
No entanto, abraçar e acolher as próprias vulnerabilidades e se mostrar por inteiro em vez de ocultar esse lado é, segundo Brené Brown, libertador e transformador, pois resulta em conexões mais verdadeiras. Se mostrar vulnerável não tem a ver com fraqueza e, logo, não significa ser fraco, muito pelo contrário: é uma forma de demonstrar coragem.
Veja 3 lições de A coragem de ser imperfeito para vendedores
A área de vendas tem fama de ser um ambiente com muita competição, cobrança e pressão por resultados. Infelizmente, em algumas empresas realmente é muito comum vermos gestores que lideram com base no conflito, impondo medo e expondo profissionais por conta de suas vulnerabilidades.
Contudo, esse é um modelo que já não funciona mais – e é por isso que A coragem de ser imperfeito traz grandes lições para vendedores e gestores comerciais, que podem ajudar a melhorar o dia a dia do time.
1. Mostrar-se vulnerável pode ser vantajoso
Em um ambiente competitivo como o de vendas, a tendência é que as pessoas escondam as suas vulnerabilidades e passem a atuar como personagens e não como elas mesmas. No entanto, isso cria barreiras na construção dos relacionamentos e não permite que os clientes realmente se aproximem e conheçam o ser humano “por trás” do vendedor.
Um exemplo bem simples de situações em que o profissional evita se mostrar vulnerável é quando ele mente por não querer admitir que não tem a resposta para uma pergunta. É evidente que quando o cliente descobrir, ele ficará muito insatisfeito e, se tiver realizado a compra, pode até se arrepender.
Por outro lado, expor fraquezas e dizer, por exemplo, “eu não tenho essa informação, mas vou atrás disso para você agora mesmo”, pode, inclusive, ajudar a conquistar um lead, pois mostra humanidade e aproxima as pessoas.
O mesmo vale para os líderes: tentar demonstrar perfeição o tempo inteiro somente afasta você da sua equipe. Portanto, é importante expor também as suas limitações e admitir os seus erros.
2. Só existe autenticidade se você for você por inteiro
Brené Brown escreve que é preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Ou seja, ocultar as fragilidades e expor somente o que temos de “perfeição” limita a nossa experiência e os nossos relacionamentos.
É a nossa essência que nos define e somos seres imperfeitos por natureza. Precisamos ter coragem para encarar essas imperfeições e sermos inteiros. Assim, conseguimos mostrar a nossa autenticidade – algo difícil de encontrar hoje em dia, mas essencial para trabalharmos todo o nosso potencial de criatividade e termos relacionamentos de sucesso.
E mais: quando escondemos defeitos não lidamos com eles e não nos esforçamos para ser melhores. Ao encarar de frente as nossas imperfeições, podemos trabalhar os nossos pontos fracos e contar com a ajuda dos colegas e gestores para isso.
3. Feito é melhor que perfeito não feito
De acordo com A coragem de ser imperfeito, o medo de não atender às expectativas dos outros e de não ser perfeito paralisa as pessoas. E por isso, muita gente deixa de dar determinados passos porque acredita que não é capaz de executar tal tarefa com perfeição.
Mas, a verdade é que, na grande maioria das vezes, se você for esperar as ferramentas e condições perfeitas para fazer algo, é muito provável que tudo fique apenas no planejamento e nunca seja colocado em prática. A dica aqui é: faça agora com o que tiver à sua mão dando o melhor de si.
Quer testar uma estratégia nova com a equipe de vendas? Sempre teve vontade de propor uma ideia para o seu líder e nunca teve coragem de falar? É a sua ação que vai fazer isso acontecer. Feito é sempre melhor que perfeito não feito – sobretudo se pensarmos que a perfeição é pura ilusão quando se trata de seres humanos.
O que A coragem de ser imperfeito nos ensina sobre a “beleza” da imperfeição?
Temos a mania de associar beleza à perfeição, quando, na verdade, o que Brené Brown nos mostra é que, estando em todos nós, existe o belo também nas imperfeições. E mais: são essas falhas que nos permitem evoluir e avançar, se olharmos para elas, é claro.
Abraçar a nossa própria vulnerabilidade e encarar os nossos defeitos são exercícios muito poderosos de autoconhecimento – e, atualmente, sabemos o quanto ele é importante para um vendedor ou um gestor de sucesso. Um profissional que se conhece sabe explorar as suas qualidades e trabalha para melhorar seus pontos fracos, tornando-se, assim, cada dia melhor.
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