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5 dicas para vender experiências memoráveis

por: Afonso Bazolli
fonte: Paixão por Vendas
24 de maio de 2015 - 14:09 - atualizado em 02 de agosto de 2015 às 15:51

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Por: José Ricardo Noronha

Como tão bem nos ensina Jeff Bezos, Fundador e Chairman da Amazon, uma das empresas mais sensacionais, admiradas e com um dos maiores índices de lealdade e satisfação de clientes do mundo (clique aqui para baixar um eBook gratuito sobre NPS): Se você construir uma grande experiência, seus clientes irão contar aos amigos sobre isso. O “boca a boca” é extremamente poderoso.

Vivemos a “Era da Experiência”, onde nunca foi tão fundamental quanto agora vender experiências memoráveis que são pautadas por um tripé que chamo de “Entendimento, Atendimento e Encantamento“, onde só consegue se destacar quem entende profundamente o mercado em que trabalha, as necessidades, desejos e sonhos dos clientes, os produtos e serviços que vende, os concorrentes e as tendências em seu mercado. Onde só se destaca quem oferece um atendimento absolutamente espetacular onde o objetivo é sempre superar as expectativas do cliente (dá-lhe lições de Clientologia da Disney aqui). E onde a meta final é sempre gerar clientes incrivelmente encantados que se transformam em clientes recorrentes e em verdadeiros embaixadores e “fãs” de você e da sua empresa.

Para te ajudar, eu compartilho logo abaixo 5 dicas práticas para você se transformar em um(a) grande vendedor(a) de experiências inesquecíveis:

  1. Saiba surpreender seu cliente. Saiba proporcionar a ele experiências únicas e que certamente irão ajudá-lo a multiplicar esta mesma experiência com outros tantos amigos e familiares. Treine e capacite todos os profissionais da sua empresa para que eles ofereçam aos seus clientes experiências de compra inesquecíveis, algo que só é possível com uma turma engajada (movida por um grande propósito e visão que são papéis do líder), comprometida em entender o que o cliente realmente precisa (sabe ouvir é mais importante que saber falar bem) e 100% focada em fazer tudo o que for possível para encantar o cliente.
  2. Faça tudo o que for possível para não oferecer experiências ruins. Saiba também que a experiência ruim que você proporcionar ao seu cliente será com muito mais facilidade compartilhada com centenas de outros potenciais clientes. Por isso mesmo, crie mecanismos e processos que lhe permitam monitorar todas as interações do seu cliente com seus vendedores e com sua empresa. E faça sempre bom uso das pesquisas de satisfação para aferir o Índice de Lealdade e Satisfação dos seus clientes. Clique aquipara baixar um eBook gratuito onde te explico a fazer isso sem gastar nada.
  3. Trate todo cliente de forma absolutamente sensacional. Por isso mesmo, trate o seu cliente com absoluta maestria, pois ele é sim o seu grande Vendedor, e será o responsável direto pelo seu Sucesso ou pelo seu Fracasso. Por mais clichê que possa parecer, lembre-se sempre que a razão da existência da sua empresa e do seu negócio chama-se “cliente”.
  4. Crie experiências que de tão fabulosas possam ser compartilhadas via Redes Sociais. Lembre-se que na Era das Redes Sociais que a boa e principalmente a má experiência é compartilhada e pulverizada com uma velocidade e voracidade que infelizmente não temos como controlar. Não tenha medo de pedir que seus clientes lhe recomendem para os amigos mais próximos e também através das redes sociais.
  5. Foque em gerar experiências que de tão sensacionais gerem a tão sonhada recorrência. Lembre-se sempre desta regra de ouro em vendas que este seu amigo vendedor, palestrante e professor caipira prega nos quatro cantos do País: “Boa Experiência gera Recorrência”. Adote este “mantra” em seus negócios e veja seus resultados se multiplicarem!

Seja então um(a) Vendedor(a) de Grandes Experiências! E faça com que as experiências que o seu cliente tem com sua marca sejam absolutamente espetaculares em todos os meios (lojas, canais, internet, redes sociais etc).

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1 Comentário
  1. Olá, ótimo texto, como tantos outros no site. Muito instrutivo e inspirador. Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo!

    l.a.madsen em 31 de julho de 2015 - 08:58

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