Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp está presente na vida de quase todos os brasileiros. Por isso, passou a ser usado também como ferramenta em várias empresas.
As possibilidades de usos do WhatsApp no meio business são infinitas. Afinal, a ferramenta pode ser usada para atendimento, dúvidas e para vendas online.
Por isso foram criados pelo próprio WhatsApp o WhatsApp Business e o WhatsApp API, ambos para uso empresarial. O WhatsApp Business é voltado para pequenas empresas, onde o fluxo de contatos é menor e já permite até mesmo pequenas automações e mensagens automáticas. Já o WhatsApp API, é mais usado por médias e grandes empresas, ele permite que o WhatsApp seja incluído em plataformas com Inteligência Artificial e possa ser usado de várias maneiras pelas empresas.
Vamos ver a seguir alguns usos do WhatsApp que trazem inúmeros benefícios aos negócios.
1 – Atendimento ao cliente
O WhatsApp pode ser mais um canal de atendimento ao cliente. Você pode disponibilizar o WhatsApp aos clientes para que eles entrem em contato caso tenham alguma dúvida ou precise de algum auxílio.
Caso o seu fluxo de contatos seja baixo, você pode optar pelo WhatsApp Business e deixar esse canal com algum atendente que irá interagir com o cliente e apoiá-lo em suas dúvidas. Se o seu fluxo de contato por esse canal for maior, você pode contar com ferramentas que automatizam o processo, enviando o contato para o atendente quando necessário através do WhatsApp API.
2 – Vendas online
O WhatsApp já se tornou um canal de vendas online. Muitas empresas adotam essa estratégia e é essencial, principalmente, para pequenos negócios.
O WhatsApp já possui várias ferramentas para ajudar com as vendas online, como a criação de listas de transmissão, a possibilidade de criar catálogos com fotos dos produtos e preços, entre outras funções que podem ser usadas.
A venda pelo WhatsApp permite uma relação mais próxima com o cliente, simulando uma venda física, pois o contato é mais direto. Entretanto fica o alerta, a empresa deve estar atenta para o rápido retorno ao cliente, porque ele pode desistir da compra caso a empresa não dê um retorno em tempo satisfatório ou responda de forma superficial.
3 – Alertas e promoções
Você pode usar o WhatsApp para enviar alertas e promoções aos seus clientes. É importante lembrar que para essa função, o cliente deve dar o consentimento antes, ou seja, ele deve permitir que você faça esse disparo ativo de mensagens.
Com esse aceito, você poderá mandar novidades, promoções, alertas sobre sua compra ou produto, enfim, são várias as possibilidades para manter a proximidade com seu cliente e garantir que ele faça novas compras, fidelizando o mesmo.
4 – Chatbot
O chatbot é uma plataforma de atendimento que consegue ser integrada ao WhatsApp via API. Com essa ferramenta você consegue usar a Inteligência Artificial para criar fluxos de comunicação pelo WhatsApp.
Com o chatbot a empresa consegue criar respostas inteligentes e automáticas de acordo com a intenção do cliente. A empresa ganha em produtividade e o cliente em satisfação. Isso porque essas ferramentas conseguem responder ao mesmo tempo várias demandas e conseguem funcionar em tempo integral.
5 – Atendimento omnichannel
O WhatsApp é um dos canais que também podem ser integrados ao atendimento omnichannel. Um atendimento omnichannel ou multicanal diz respeito ao atendimento integrado de vários canais, como WhatsApp, Chat, Messenger, etc.
O WhatsApp é mais um dos canais que podem ser integrados nas estratégias das empresas e traz inúmeros benefícios, como redução do tempo de atendimento, centralização e armazenamento de dados e histórico.
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