Ter um plano de ações para a área comercial é muito importante para definir as metas dos próximos meses, distribuir as tarefas entre os colaboradores certos, otimizar o foco da equipe externa de vendas e melhorar a prospecção dessa mesma equipe. É bom envolver o time de vendas na criação desse planejamento, pois são eles que lidam no dia a dia com os atendimentos e com as vendas na prática. Eles podem dar um feedback bem mais completo, pois lida com os clientes o tempo todo e conhece suas dores e reclamações mais do que ninguém. Confira aqui com a gente como montar um planejamento de vendas efetivo e com foco em resultados melhores:
1 – Defina os objetivos e planos de ação:
Esse deve ser um trabalho feito em equipe. Todos da área comercial devem participar e cada um tentar apresentar novas ideias e propor soluções para os problemas que as equipes de vendas enfrentam na hora de concluir as negociações. Feito isso, as melhores ideias devem ser escolhidas e a partir daí os gestores podem começar a definir as principais metas. Lembrando que essas metas devem ser alcançáveis, se não pode gerar um efeito contrário e deixar a equipe de vendedores desanimada.
2 – Estudar e compreender o público-alvo e os concorrentes:
Aqui a ação que deve ser feita pelos gestores é de pesquisar e tentar compreender de verdade quem é o público-alvo da sua empresa e quais são as suas dores, o que eles precisam que seja resolvido. Definiu quem é o seu público-alvo? Então agora você vai descobrir como o seu produto pode ajudá-lo e como você vai chegar nessas pessoas. É uma boa ideia estudar também o que os concorrentes costumam fazer para compreender de forma mais macro como é o mercado em que atua. Com esses dados o seu planejamento de vendas será bem mais completo.
3 – Montar um check-list de atendimento para a equipe externa:
Faz parte do planejamento de vendas, direcionar quais serão as ações de cada equipe dessa área da empresa. Na área comercial temos equipes de gestores e de vendedores, tanto externos quanto internos. É mais do que justo que todos saibam quais são os planejamentos e qual função deve exercer para que ele dê certo. Trazer as equipes de vendedores mais próximas dos gestores pode ajudá-los a ter mais determinação e vontade para trazer resultados cada vez melhores.
4 – Monte um cronograma de metas:
Estabeleça datas para o cumprimento das metas. Algumas empresas fazem semanalmente, outras fazem mensalmente e algumas até semestralmente. O que você deve prestar atenção aqui é o que pode ser melhor para o seu modelo de empresa. Como estamos falando de planejamento de vendas, é interessante tentar manter metas mensais e trimestrais para poder controlar os resultados e fazer mudanças no planejamento quando forem necessárias.
5 – Apresente o planejamento de vendas para as equipes envolvidas:
Está com o planejamento de vendas pronto? Já definiu tudo o que precisava? Então agora o próximo passo é mostrar para todas as pessoas envolvidas, principalmente para a equipe externa de vendas que normalmente é quem lida de forma mais direta com os clientes. Eles devem estar à par de tudo que foi definido como meta e como ação de vendas. Assim eles terão mais ferramentas para levar novos e bons resultados para a empresa.
Agora você já consegue montar um planejamento de vendas muito mais completo e com foco em gerar resultados, aumentar o lucro e ajudar de forma concreta a área comercial. Monte uma equipe externa de vendedores com foco em resultados e com metas alcançáveis.
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