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20 de março de 2024 - 17:02

5 dicas para montar o seu portfólio online de maneira eficiente,-televendas-cobranca-3

Mais do que nunca, é importante ter presença online. Como todos sabemos, a pandemia acelerou a transformação digital das empresas, estimulando a modernização em uma velocidade nunca antes vista. Hoje, boa parte da jornada de compra e venda ocorre no universo digital.

Por isso, elaboramos este post essencial sobre o tema! Afinal de contas, você saberia elaborar um bom portfólio online para a sua empresa? Caso não, sem problemas! O nosso objetivo é apresentar esse assunto, demonstrando a importância dessa ferramenta para a performance digital. Acompanhe!

O que é um portfólio online e qual a sua importância?

Primeiro, é importante entender o que são os portfólios e para que eles servem. A melhor forma de entender essa ferramenta é imaginando uma galeria virtual. Nesse espaço, você pode apresentar a sua coleção de produtos e serviços, demonstrando a competência e qualidade da sua empresa na execução dos seus trabalhos.

Digamos que você seja um pequeno empresário, que tem uma revenda e assistência técnica. Além de oferecer soluções de segurança eletrônica, você aproveita os benefícios da diversificação de portfólio e passa a ofertar planos de TV por assinatura. Pois bem, é no seu portfólio que você pode exibir seus melhores projetos, estimulando o cliente a contratar a sua empresa com base na qualidade dos seus serviços e na variedade das suas ofertas e produtos.

Além de demonstrar excelência, os portfólios também servem para ambientar o cliente em todo o seu leque de serviços. No exemplo acima, supomos que você também oferece planos de TV por assinatura, que não têm uma correlação direta com o seu principal nicho, que é a segurança eletrônica. É no portfólio que você apresenta essa possibilidade ao cliente. Assim, o consumidor descobre mais uma solução em que poderá contar com você e sua equipe.

Dizemos isso porque é no portfólio que, além de evidenciar todos os cases de sucesso que a empresa já atendeu, você aproveita a oportunidade para listar as competências e certificações do seu grupo. Aqui, você pode detalhar tudo sobre sua equipe altamente qualificada, com anos de experiência na segurança eletrônica, instalando CFTVs, montando centrais de monitoramento e por aí adiante.

E não ache que os portfólios só têm valor para as competências digitais. Na realidade, a ferramenta é útil para todos os setores. Tanto empresas como profissionais autônomos conseguem se beneficiar do uso dos portfólios, pois a funcionalidade é a mesma: apresentar aos clientes o que você sabe, o que você faz e o que já fez.

Quais são as 5 melhores dicas para um portfólio online?

Agora que você tem uma boa noção sobre essas ferramentas, é o momento de elaborar o portfólio da sua empresa. Abaixo, listamos 5 dicas práticas para ajudar você nessa jornada, descrevendo o objetivo da estratégia, a seleção dos trabalhos, o uso de boas ferramentas e muito mais. Acompanhe!

1. Entenda o objetivo do portfólio

Logo de início, é importante se manter fiel ao propósito do portfólio para a sua empresa. Para alguns profissionais, a criação da ferramenta servirá como uma vitrine de seus melhores trabalhos, funcionando, portanto, como um recurso para estimular a jornada de venda digital.

Em outros cenários, o portfólio é meramente uma galeria ilustrativa de todos os produtos e serviços prestados por sua empresa. Em ambos os casos, a construção da ferramenta consegue resultar em um maior número de vendas, mas objetivos diferentes exigem abordagens diferentes na hora da elaboração.

2. Selecione os trabalhos certos

Como sempre, a melhor forma de entender algo é por meio de bons exemplos. Sendo assim, imagine que você tem uma empresa que vende e instala equipamentos de segurança em perímetros comerciais, residenciais e industriais. No portfólio, você pode evidenciar projetos de destaque no histórico da sua empresa.

Assim, você demonstra ao consumidor que a sua empresa e as suas soluções já receberam a confiança de outras grandes empresas, o que é um gatilho de autoridade, de certa forma. Mas claro, é importante não abrir mão do seu público-alvo no uso dessa estratégia.

Ao criar um portfólio muito B2B (Empresa para Empresas), você não tem tanto efeito sobre o público civil (B2C — Empresa para Consumidor), o que, em nosso exemplo, representaria os clientes residenciais, que compram as suas soluções de segurança para instalar em suas casas.

3. Opte por uma navegação intuitiva

É muito importante que o portfólio ofereça uma navegação fluida, ou seja, simples, prática, funcional, e ainda mais importante, objetiva. Falamos isso porque nem sempre o cliente se importa com todo o arranjo técnico e gráfico do portfólio, pois geralmente ele apenas quer saber o que você pode fazer por ele.

Por conta disso, é importante oferecer um “passeio” confortável pela sua galeria virtual, adotando controles de navegação aos quais todos já estão familiarizados, como a troca de páginas de um PDF de apresentação, ou o simples scrolling vertical. Em termos de navegação, nós garantimos que menos é mais.

4. Utilize as ferramentas certas

Os portfólios são soluções consagradas em praticamente toda a indústria. Por conta disso, existem ferramentas e plataformas para a criação de portfólios que atendem a todas as indústrias. Em termos gráficos, existem soluções como Behance, Dribble e Adobe Portfolio.

No entanto, pode ser que você prefira que o seu portfólio fique “mais perto de casa”. Para isso, há a possibilidade de criar essa vitrine virtual como uma sessão em seu próprio site. Ou ainda, contratar um profissional para criar em formato de slides ou PDF para facilitar a distribuição do portfólio.

5. Divulgue o portfólio

Por fim, a distribuição. De nada adianta ter os melhores produtos e realizar os melhores serviços se ninguém sabe disso. Afinal de contas, as vendas online não podem acontecer em um vácuo, sem que os consumidores conheçam a sua marca. Por isso, é importante divulgar o seu portfólio em todas as boas oportunidades.

Caso a sua marca tenha perfis nas redes sociais, o campo de descrição oferecido por essas plataformas é o lugar perfeito para a divulgação do link. Dessa forma, os consumidores encontram uma via rápida para conhecer seus produtos e serviços, com o menor atrito possível.

Outra boa forma de distribuição é enviar o link do portfólio automaticamente em interações realizadas por chatbots, tanto em seu site, como pelo WhatsApp. Assim, enquanto o cliente não é prontamente atendido, ele pode examinar o portfólio e ver o que você pode fazer por ele — e com um amplo leque de produtos e serviços, você aumenta a probabilidade de solucionar a dor do cliente.

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