Fazer uma venda nem sempre é uma tarefa fácil. E algumas atitudes podem fazer com que isso seja ainda mais difícil do que deveria! Os erros nesse processo são muito comuns e podem acabar não só prejudicando transações complicadas, como até atrapalhando as que estavam praticamente garantidas. Ser um profissional nessa área requer uma atenção especial e certo talento para aprender a “ler” os clientes e saber ao certo como agir.
Se você trabalha no ramo e não aguenta mais ver seus clientes saindo de mãos abanando, não se desespere: com as nossas dicas você fechará negócios muito mais facilmente!
Não ouvir com atenção
Ouvir seu cliente com atenção pode lhe render mais do que você imagina. A verdade é que as pessoas demonstram, mesmo que de maneira inconsciente, seus desejos e vontades durante seu discurso. E um vendedor experiente – e inteligente – não pode abrir mão disso como uma boa estratégia para oferecer a esse cliente exatamente o que ele está pedindo!
Normalmente, ele vai perguntar sobre aquilo que está procurando, talvez compartilhará até o quanto de dinheiro que está disposto a gastar e eventualmente lhe dará o caminho das pedras até que você consiga cumprir seu objetivo. Se você for esperto, vai escutar com atenção e seguirá esse caminho!
Não saber quando insistir
Se você seguiu a primeira dica, o cliente já está lhe dando algumas dicas e você está escutando com atenção. Porém, mesmo que tudo esteja correndo da melhor maneira, pode ser que a pessoa do outro lado hesite. E é nesse momento que você pode e deve insistir! Use seu melhor sorriso, fale sobre as vantagens do produto, mostre como o preço está bom e como aquele produto ou serviço vai fazer uma tremenda diferença na vida daquela pessoa. Se for preciso até conte uma história pessoal sobre você, alguém de sua família ou qualquer pessoa relacionada àquele item. Isso vai trazer mais segurança, gerar empatia e facilitar todo o processo!
Não saber quando parar
Da mesma forma que é preciso saber quando insistir, também é necessário saber quando parar. Não há nada pior do que um vendedor insistente além da conta. Muitas vezes a pessoa vai querer um momento só dela para refletir e pensar se efetivamente fechará o negócio. Ela vai demonstrar isso claramente através do gestual, das expressões e até de palavras. Quando perceber isso, recue um pouco e aguarde.
Não conhecer os produtos
Para finalizar, um dos maiores erros que um vendedor pode cometer é não conhecer seus próprios produtos. Conheça o que a sua empresa tem a oferecer de trás para frente, em todos os detalhes, e só então comece a pensar em vender. Caso contrário, você pode passar vergonha em vez de fechar um negócio!
Cometer erros como os listados aqui é mais perigoso do que você imagina: eles não só matam qualquer venda, como também podem fazer a empresa ou loja perder de vez um cliente habitual. Portanto, tome as devidas precauções: treine e motive sua equipe constantemente e determine metas de vendas ambiciosas, porém atingíveis.
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