Por: Gustavo Paulillo
Que tal conhecer um pouco mais sobre ferramentas de comunicação interna online que podem auxiliar nas atividades de vendas?
Um dos maiores segredos para quem quer vender mais é manter o time comercial sempre em contato e melhorar a comunicação da equipe — principalmente se você tiver colaboradores que trabalham em campo.
Não investir em troca de informações fácil e prática é um dos maiores erros de comunicação empresarial. Com isso, muita informação se perde, algumas dúvidas pontuais não conseguem ser respondidas e os colaboradores acabam ficando sem suporte, seja do coordenador ou da própria equipe.
E o mais intrigante disso tudo é que essa falha tão comum possui soluções simples e, muitas vezes, gratuitas, com o uso de ferramentas de comunicação interna online.
Um bom exemplo são os aplicativos de uso free e softwares colaborativos. Basta o envolvimento do gestor de equipe para oficializar, administrar e divulgar o uso de novas ferramentas e pronto!
Já citamos alguns deles no post 8 aplicativos para ajudar na venda externa e hoje trazemos mais dicas. Confira!
Além de uma boa comunicação em equipe, diversos outros fatores ajudam na gestão comercial, confira em nosso e-book: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas
Três ferramentas de comunicação interna online que você precisa usar na empresa
É provável que você conheça alguns destes apps, mas você os usa para melhorar a comunicação na equipe de vendas? Veja detalhes de como fazer isso:
1. Google Hangouts
Tem dúvidas de como alinhar a comunicação de um time que fica externo, realizando vendas e ações de prospecção em campo? O Google Hangouts pode ajudar!
A ferramenta é uma excelente forma de fazer reuniões entre equipes que não estão no mesmo ambiente; caracterizada por ser leve e não exigir o download de versões desktop. Torna-se, assim, uma ótima solução para as reuniões, apresentações, conversas mais longas ou bate-papos rápidos para esclarecimento de dúvidas e repasse informações.
2. Whatsapp
Uma das ferramentas de comunicação interna que talvez não passe pela cabeça de muitos gestores é o Whatsapp.
Popularmente utilizado para a comunicação pessoal, também pode ser uma boa ferramenta online para o time de vendas. Tendo um grupo dentro da ferramenta, é possível que o profissional que se encontra em trabalho de campo tire dúvidas e consiga respostas de forma mais rápida pelo aplicativo.
Com a equipe toda reunida em um só lugar, conseguimos otimizar essa comunicação e auxiliar uns aos outros em seus processos individuais de venda e prospecção de novos clientes.
3. Slack
O Slack tem sido muito utilizado como ferramenta de comunicação interna das empresas. Trata-se de um bate-papo muito fluido e simples, excelente para uso no dia a dia.
Uma boa dica é integrar o Slack ao Trello (plataforma de monitoramento e controle de atividades), fazendo com que todas as atividades e tarefas fiquem registradas e que a comunicação seja sempre transparente.
A comunicação entre colaboradores sempre vai melhorar a comunicação na equipe de vendas. Essa é a chave para conseguir manter os números sempre favoráveis. São muitas as opções de ferramentas gratuitas para otimizar esse bate papo. Então, não há desculpa! É hora de tomar medidas simples, porém eficazes, para melhorar a integração do seu time.
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