Introdução: O telefone hot é uma das soluções mais utilizadas pelo mercado para localizar clientes, principalmente os inadimplentes. O diferencial do telefone hot frente aos telefones retornados via enriquecimento cadastral massivo, é que este passa por um processo robusto de qualificação e análise, o que tende a potencializar os indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) das operações ativas (outbound). Leia o artigo completo e sabia mais sobre o Telefone Hot!
O que é o telefone hot?
De forma macro, o telefone hot é um terminal (seja ele fixo ou móvel), cujo bureaus de informações utilizaram tecnologias proprietárias com a intenção de certificá-los, disponibilizando uma marcação classificativa de quais são os melhores telefones para contato com o cliente, de forma a tornar o processo de localização de clientes muito mais ágil e eficiente.
Hoje, a maioria das empresas de mercado (assessorias e contact centers) utilizam o enriquecimento cadastral padrão devido ao menor custo deste frente ao telefone hot! No modelo padrão, as empresas encaminham aos bureaus de informações os CPFs dos clientes que desejam localizar, e requisitam que essas retornem telefones diferentes dos existentes em seus cadastros. O problema de se utilizar (apenas) esta metodologia de enriquecimento cadastral, é que não existe um processo inteligente abarcado nesses sistemas – com isso, são retornados muitos “novos” telefones, contudo, em sua grande maioria telefones inválidos ou inexistentes, gerando altos custos com baixíssima produtividade operacional.
Utilizando-se apenas da estratégia de enriquecimento cadastral padrão, as empresas também veem que com o tempo os percentuais de localização se reduzem (ou se estagnam), refletindo diretamente no não alcance das metas estipuladas pelos credores, o que ocasionará primeiramente em perda de carteira, e posteriormente, em desmobilização das operações.
Como devo utilizar o telefone hot para potencializar a localização de clientes ou devedores em minha operação?
O primeiro ponto que deve estar claro para as companhias é que os processos de localização de clientes, sejam eles de enriquecimento cadastral padrão ou via telefone hot devem trabalhar de formas complementares, isso é, recomendasse não utilizar apenas um ou o outro – principalmente devido ao maior custo existente para a aquisição do telefone hot.
As companhias que já possuem um processo mais maduro de enriquecimento cadastral, costuma criar réguas personalizadas de cobrança (por carteira), sendo que clientes com alto ticket médio de dívida ou alta faixa de atraso, possuirão um tratamento especial para a sua localização devido à importância destes para o alcance das metas estipuladas pelos clientes contratantes. Resumindo, utilizasse primeiramente o enriquecimento cadastral padrão, e caso os telefones retornados pelos bureaus não possibilitem sua localização, recomendasse o direcionamento destes para o processo mais inteligentes de localização (o telefone hot).
Quais os ganhos observados ao se utilizar o telefone hot?
Os ganhos ao se utilizar o telefone hot para a localização de um cliente ou devedor são inúmeras – dentre elas, podemos citar:
Redução de Custos: Muitas empresas criam células internas para a localização dos clientes via Contact Center (o famoso Hard Skip). Contudo, essa metodologia de se criar o telefone hot internamente, torna-se inviável financeiramente devido aos custos que as mesmas tem para a manutenção destas células (e dos operadores) tentando apenas localizar clientes (sem a efetiva geração de novos negócios) – quando as mesmas vão calcular o custo para a obtenção de cada telefone hot, os valores ficarão entre R$ 20,00 e R$ 30,00 por CPF!
Agilidade: O segundo ganho observado pelas empresas que utilizam telefone hot obtido via bureau de informações para a localização de clientes está relacionado a agilidade. A utilização de processos internos de localização de clientes, faz com que os números de tentativas para a obtenção de cada CPC (Contato com a Pessoa Certa) sejam muito altos (e demorados), inviabilizando o uso desta metodologia em carteiras com prazo determinado de permanência junto a uma assessoria de cobrança ou contact center.
Incremento na Localização de Clientes: E claro, que o maior ganho do uso do telefone hot em uma operação está relacionado ao incremento dos indicadores de localização – companhias que utilizam desta metodologia conseguem alavancar o CPC entre 50% e 70% (podendo se obter até o dobro do volume de localizações) comparado aos resultados atuais das operações!
Diante desta necessidade do mercado, a Think Data, bureau de informações referência no atendimento a empresas do segmento de crédito e cobrança no Brasil lançou o serviço de localização de clientes via telefone hot. Denominada Smart Hot, a tecnologia única no Brasil possibilita a companhia rastrear mais de 400 fontes na internet, e com o uso de machine learning, indicar as empresas quais são os telefones com maior probabilidade de sucesso na localização de um cliente – tudo isso em questão de segundos.
Por fim, é possível também se criar projetos personalizados de localização por carteira, que apenas direcionará os clientes para a localização do telefone hot, caso nenhum outro telefone tenha sido encontrado na base da Think Data – com isso, garante-se uma expressiva melhora da localização de clientes, associado a um controle total dos custos e rapidez no retorno de novas informações (telefone hot).
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