Por: Carolina Marcelino
QR Code ajuda a aperfeiçoar performance de vendas nas organizações e a fidelizar o consumidor.
O mercado brasileiro, especialmente as agências de marketing e publicidade, vêm utilizando variados recursos digitais para promover a interação entre as empresas anunciantes e seu público. Nos últimos dois anos, um dos recursos que mais ganhou campo foi o QR Code (do inglês Quick Response).
Bastante conhecido especialmente entre os jovens, trata-se de um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, endereço de URL, número de telefone, georreferência, e-mail e SMS.
A novidade, agora, é o uso inovador proposto pela GVP IT Solutions – empresa especializada em tecnologia e inovação empresarial. Segundo o Supervisor de Relacionamento da companhia, Daniel Yokosawa, o QR Code pode ser utilizado estrategicamente para levar o consumidor diretamente aos canais de atendimento das empresas, especialmente o chat mobile.
“O objetivo é facilitar o contato entre as partes, melhorar o atendimento ao cliente e, principalmente fidelizar aquele interlocutor e aperfeiçoar a performance de vendas, seja qual for o ramo de atividade da empresa”, conta.
O executivo explica que o ideal é utilizar conceitos de cross media, ou seja, publicar o código em mídia impressa tradicional, utilizada para a divulgação dos produtos e serviços, comuns especialmente no setor imobiliário, de turismo e até mesmo no varejo que provoque a curiosidade do leitor e o induza a utilizar o QR Code.
O aplicativo, quando clicado pela câmera do celular, viabilizará o contato direto entre consumidor e o chat da equipe de atendimento ao cliente da empresa. Tendo fácil acesso à Internet – 3G ou WiFi – é possível solucionar dúvidas e obter as informações necessárias.
Segundo Yokosawa, uma campanha bem elaborada utilizando QR Code pode gerar inúmeros benefícios.
Com o contato via chat mobile é possível ter acesso aos dados do cliente e rastrear com mais agilidade e dinamismo seus interesses. Portanto, a empresa poderá conhecer previamente seu cliente, antes mesmo de qualquer questionamento ou solicitação
“Essa é uma forma inteligente de conhecer o consumidor e de ajudá-lo da maneira mais ágil possível a solucionar seus questionamentos”, explica o supervisor.
Com as ferramentas digitais ideais combinadas de maneira estratégica e um bom atendimento, de acordo com Yokosawa, torna-se possível reverter possíveis problemas e satisfazer o cliente sem criar obstáculos. “O serviço oferecido pela GVP é acessível e facilmente moldável a qualquer empresa e setor”, avalia.
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