Por: Leandro Augusto da Silva
A tecnologia IP tem sido implantada em todos os tipos de empresas, de pequenas a grandes corporações, atendendo às mais diversas necessidades nesses ambientes. As grandes empresas são ainda mais beneficiadas por conta de possuírem um número muito maior de funcionários, fornecedores, clientes, filiais, etc., que conseguem interagir muito mais facilmente com o uso do VoIP. A telefonia IP em grandes empresas é, portanto, uma solução que promove uma maior integração interna e externa, além de reduzir custos, aumentar a produtividade, entre outras inúmeras vantagens.
Características da telefonia IP em grandes empresas
Tecnologia adaptável a vários ambientes
Quando se fala em comunicação em organizações, é preciso pensar que cada segmento, cada setor dentro da mesma empresa e cada profissional tem necessidades distintas. A tecnologia IP, no entanto, é totalmente adaptável e pode se ajustar a essas demandas facilmente, por meio de soluções customizadas.
Desenvolvimento de funcionalidades específicas
Ainda dentro da questão da adaptabilidade, a telefonia IP em grandes empresas pode ser customizada por meio de diversas funcionalidades. Se uma empresa precisa de um relatório específico, como o número de chamadas em horários de pico de atendimento, por exemplo, a tecnologia IP permite que essa função seja desenvolvida.
Redução de custos
Com a implantação de métricas e controles, além da funcionalidade de utilização de rotas de menores custos de acordo com as operadoras móveis, é possível reduzir muito os valores das contas de telefone. Além disso, com o aumento da produtividade, a redução de custos se dá também em outras áreas por meio da implantação da telefonia IP em grandes empresas.
Integração entre matriz, filiais e fornecedores
A utilização de ramais, inclusive remotos, em matrizes, filiais e até fornecedores faz com que todas essas ligações recorrentes sejam realizadas gratuitamente. Outra funcionalidade é a realização de audioconferências, economizando recursos e poupando tempo.
Tecnologias convergentes
A adoção da telefonia IP em grandes empresas não quer dizer que seja necessário abandonar as tecnologias pré-existentes. É possível utilizar um PABX analógico ou digital dentro da solução, reaproveitando equipamentos e reduzindo os custos de implantação.
Escalabilidade
A tecnologia IP é à prova de futuro, ou seja, soluções VoIP crescem de acordo com a empresa. Funcionalidades podem ser adicionadas de acordo com a demanda, assim como mais usuários.
Mobilidade
Ao utilizar um ramal no smartphone, o usuário poderá ligar para ramais internos da empresa a custo zero mesmo estando em casa ou em outra cidade. Ligações externas poderão ser completadas utilizando os recursos da plataforma de comunicação que estará na empresa, bastando apenas o usuário ter acesso à internet.
Mensagens SMS e de voz
A telefonia IP em grandes empresas possibilita o envio de campanhas SMS ou voz. O custo para realização desse serviço é muito menor do que a contratação de uma empresa terceira e esses recursos podem ser utilizados para atender outras demandas internas da empresa.
Melhor atendimento ao cliente
A URA (Unidade de Resposta Audível) é uma funcionalidade que trabalha na automatização do atendimento de ligações telefônicas. Sua utilização permite atender diferentes demandas, reduzir custos de operações e resultar em agilidade, qualidade e profissionalismo para o cliente usuário da solução. Além disso, ao enviar relatórios e realizar a gravação de chamadas, permite o monitoramento do atendimento e, assim, a possibilidade de melhorias.
Facilidade de uso
Com uma interface amigável, soluções IP são facilmente operadas pelos usuários.
A utilização da telefonia IP em grandes empresas está proporcionando atualização tecnológica a essas organizações, por meio das integrações de softwares e tecnologias que estão migrando para o mundo IP.
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