A terceirização de aplicações de Telecom tem se tornado um processo aparentemente irreversível dentro da área de Tecnologia de Informações, um setor imprescindível para qualquer empresa frente à globalização e à concorrência enfrentada nas mais diversas atividades de prestação de serviços e comércio.
O processo de terceirização vem ao encontro de interesses empresariais, de metas estabelecidas pelas empresas e, principalmente, na redução de custos. Enquanto algumas empresas terceirizam toda a estrutura de TEM, algumas optam por deixar sob a responsabilidade de terceiros apenas algumas tarefas.
As razões para o processo de terceirização, embora tenham variedade entre as empresas, podem ser resumidas nas que listamos a seguir:
1. A principal razão em terceirizar, evidentemente, está na possibilidade de contratar profissionais com habilidades específicas para um determinado serviço, evitando assim a contratação como empregado, o que provoca um custo maior sem que haja a perspectiva de utilização integral do conhecimento desse profissional. A economia de custos com pessoal próprio torna-se uma ferramenta constatada para a redução de custos dentro do gerenciamento empresarial.
2. Ainda dentro da redução de custos, o gerente de TI também ganha visibilidade e controle sobre as despesas, possibilitando projeções estratégicas futuras e previsão orçamentária.
3. A terceirização de profissionais de TEM também propicia a redução dos custos operacionais e racionalização dos recursos que a empresa possui, podendo se concentrar em projetos e processos que agreguem valor ao próprio negócio, mantendo a área de TEM responsável para as funções de gestão.
4. Terceirização de TEM, vista pelo ângulo de atualização de conhecimentos e aplicação de novas tecnologias aumenta a eficiência no processo de Telecom. O parceiro TEM consegue identificar os pontos necessários para agilizar os processos de Telecom e aumentar a eficiência em todas as atividades que a empresa precisa para os inúmeros processos de operação e controle. O uso de software específico (SaaS) é um dos pontos fortes para centralizar e automatizar tarefas.
5. A flexibilidade na alocação de recursos de Telecom é outro item que deve ser analisado na terceirização de Telecom. A terceirização pode fornecer uma excelente equipe de profissionais, prontos a gerenciar a Telecom os melhores conselhos e soluções para o porte de sua empresa.
6. A terceirização na tão essencial área de Telecom também traz ao empresário uma solução maior: transferência de responsabilidade. Uma equipe de terceiros atuando em Telecom será a única responsável por ele, liberando os recursos e tempo para que a equipe de pessoal da empresa se dedique à principal atividade empresarial.
Um parceiro dedicado atuante na gestão terá como compromisso manter seus próprios profissionais atualizados e treinados, para que possam ter um ótimo desempenho no atendimento aos clientes.
A terceirização torna-se hoje, além de essencial, uma tendência mundial. Uma rápida pesquisa pela internet irá confirmar a prática em empresas por todo o mundo.
Junta-se a isso o fato de estarmos tratando do setor que mais gera gastos para um empresa – as telecomunicações.
Sendo assim, não há como fugir desta onda, restando somente ao empresário a escolha certa do parceiro, que deve cumprir com os requisitos técnicos e de responsabilidade.
Aproveite o momento oportuno e busque sua parceria de sucesso!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.