Por: Marcelo Brandão
Quais seriam as necessidades atuais das empresas no que diz respeito a adoção de tecnologia para a melhoria do atendimento e do relacionamento com o cliente? Na visão da XGEN, a cada dia, surgem novos canais de atendimento ao cliente e “estar presente nestes novos canais não é uma opção, e sim um diferencial”. Segundo Marcelo Loiacono, diretor de novos negócios da XGEN, “a tecnologia é fundamental na entrega de boas experiências para o consumidor, uma vez que um atendimento ruim pode o fazer migrar para a concorrência de forma muito rápida”.
Outro ponto importante na análise de Loiacano é a redução de custos. “Ela torna-se fundamental neste momento de crise. E a automatização de processos de atendimento, bem como a exploração de canais eletrônicos como Chat, Operador Virtual, Instant Messages, podem reduzir em até 40% os custos de atendimento”, explica.
Para o especialista, outro ponto importante hoje é “estar presente nos canais eletrônicos para prover a conveniência no atendimento”.
De acordo com Loiacano, os principais desafios para quem entrega soluções em tecnologia para o atendimento no Brasil “é simplificar o processo de implementação da solução afim de reduzir tempo de retorno de investimento e superar as expectativas do cliente”.
Outra questão na busca dessa assertividade, segundo Loiacano, é encontrar um fornecedor que esteja comprometido com os objetivos de negócio da empresa, e que se interesse em resolver os seus problemas. “A vivência e experiência na implantação destas soluções fazem toda a diferença”, pontua. Em última análise, Loiacano afirma que “a automação já é uma realidade e um caminho sem volta para o setor de relacionamento com clientes”.
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