jun
05
05 de junho de 2012 - 0:02

Supercomputador-podera-atuar-em-call-center-oficial

O supercomputador Watson, que é fabricado pela IBM e venceu dois participantes em um programa de TV de perguntas e respostas, poderá ser usado em centrais de atendimento telefônico no Brasil.

Por: Rafael Ferrer

Segundo Katia Vaskys, executiva de business analytics & optimization (BAO) da IBM Brasil, o supercomputador baseado em inteligência artificial deverá chegar ao país com enfoque em centrais de atendimento ao cliente e em serviços públicos. As afirmações foram feitas recentemente durante o evento Information On Demand (IOD), em Las Vegas (EUA).

De acordo com Manoj Saxena, gerante geral da IBM Watson Solutions, não há previsão para programar o supercomputador para entender o idioma português até 2012. Apesar disso, Manoj diz que há demanda para o mercado brasileiro e a equipe desenvolverá um treinamento específico de acordo com a nova região de atuação do supercomputador.

A cada interação, o Watson usa uma ferramenta de algoritmo para interpretar a pergunta e buscar a resposta em seus arquivos. Segundo Aníbal Strianese, executivo de Power Systems da IBM, o grande desafio do Watson é interpretar a linguagem humana e devolver a resposta em um curto espaço de tempo.

Para entender outros idiomas além do inglês americano, o Watson precisa ser configurado com uma nova base de dados. Segundo o site ITWeb, o treinamento aconteceria no laboratório de pesquisa da IBM na cidade de São Paulo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: