Por: Pedro Kalil
Diversos são os fatores que alavancam o sucesso empresarial e um dos principais aspectos diz respeito a interação com o cliente, o chamado call center. Esses centros de atendimento ao consumidor são fundamentais para qualquer empresa e sua qualidade determina o sucesso ou o fracasso dos negócios.
Hoje em dia, para atender a demanda mercadológica, muitas empresas optam por trabalhar em parceria com softwares especificamente desenvolvidos para call centers. O que antes era exclusividade de mega corporações, hoje em dia está ao alcance de mídias e pequenas empresas.
Mas será que todo esse investimento em softwares que gerencie o call center realmente vale a pena? Para satisfazer a sua dúvida, separamos alguns argumentos que consolidarão a necessidade que seu comércio tem de implantar esse sistema.
Call centers
Estamos em um período onde o relacionamento com o cliente é o fator x para que uma transação seja efetuada ou não: sabe-se que boa parte dos clientes mudam de prestadora de serviços por estarem descontentes com o atendimento que receberam das centrais de relacionamento. Diversos são os motivos que levam os clientes a insatisfação, os mais comuns são:
- Demora no atendimento;
- Dificuldade para localizar o cadastro;
- Demora para tomar notas das queixas;
- Atendentes que não sabem exatamente como solucionar os problemas;
- Demora para solucionar o problema.
Empresas que apresentam os itens citados acima com certa frequência, provavelmente estão sofrendo com a migração e captação de novos clientes, o que se mostra como um grave problema. As redes sociais nesse momento são verdadeiras potencializadoras de notícias ruins e podem acabar com a reputação da sua empresa da noite para o dia.
Mas grande parte desses problemas podem ser evitados se o Call Center trabalhar em sincronia com um bom software de atendimento. Saiba porque ter um software para call center e seus benefícios.
BENEFÍCIOS DO SOFTWARE PARA CALL CENTERS
Vitais para que centros de atendimentos trabalhem de forma saudável, os softwares ainda proporcionam as seguintes vantagens:
- Acesso quase que instantâneo a cadastros, históricos, etapas do atendimento e produtos – Informação na mão na hora que o cliente precisa livrará a empresa da fama do atendimento lento;
- Com atendimento mais rápido, um número maior de clientes pode ser atendido, aumentando a interação da empresa com o cliente;
- Diminui a quantidade de funcionários que precisam se dedicar 100% ao call center. Como o programa realiza boa parte do trabalho pesado, sobra apenas a função de humanizador do atendimento;
- Possibilidade de encontrar históricos de problemáticas para utilizar como base em atendimentos específicos. Assim que identificada a problemática, o sistema percorre seu banco de dados a procura de ocorrências iguais ou semelhantes;
- A empresa passa uma boa impressão aos clientes;
- Ótima ferramenta, que se utilizada da forma correta, realiza vendas cruzadas e up-selling;
- Cria relatórios com o desempenho e informações sobre os atendimentos realizados. Dessa forma, é possível traçar o melhor método de interação com os seus clientes.
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